Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

À Procura de Eric


Imaginem o encontro de Sammy Davis Jr, Nelson Mandela, Frank Sinatra e Fidel Castro. Impossível? Ken Loach faz isso da maneira mais hilária possível... e sem precisar da presença de nenhum deles, que fique claro. Esta e várias outras situações bizarras, pitorescas, surreais ou seja lá o termo que você queira usar, Ken Loach promove no seu mais novo filme, À Procura de Eric (não confundam com o iraniano À Procura de Elly).

O carteiro Eric vive um momento deprimente em sua vida. Seu trabalho é mecânico, seus enteados têm aprontado poucas e boas, o vizinho da frente não para de incomodar-lhe e ele não consegue criar coragem para reconquistar a ex-mulher, que ele amou há mais de trinta anos. Seus amigos de futebol até tentam, mas não conseguem animá-lo.


Então, Eric apela para um cigarritcho do demo e um bocado de álcool e neste momento, encontra no fantasma do seu grande ídolo do futebol, Eric Cantona, os conselhos que precisa para se reerguer. A partir desta cena impagável, os xarás passaram a conviver, o mais famoso aconselhando o deprimido nas horas mais adequadas (ou não).


A sessão lotada do cinema só parou de rir num determinado trecho do filme, quando foram todos tomados por um choque inesperado de brutalidade, entrando num clima de tensão pelo que está acontecendo. A cena de transição entre a comédia e o drama é sensacional, realista até o talo.


Confesso que achei que o filme sairia dos trilhos quando desembestou para o drama, mas foi tudo tão convincente e necessário para um final espetacular, que deu para entender o porquê da confusão toda.


E que final! Cheguei a pensar que era uma versão Home Alone para adultos, cheia de figurantes petistas mascarados. Assistam o filme e vocês entenderão o que estou falando.


Que maluquice deliciosa essa do Ken Loach. Que roteiro incrível de Paul Laverty. Que atuação estupenda do Steve Evetts.


Já fiz com o Haneke quando vi A Fita Branca, agora foi a vez de fazer com o Loach. Vou até apagar da memória o dia em que assisti The Winds That Shakes The Barley.


E fucking Bluetube!

Trailer:



À Procura de Eric


(Looking For Eric, Inglaterra/França/Itália/Bélgica/Espanha, 110 minutos, 2009)


Dir.: Ken Loach


Com Eric Cantona e Steve Evetts


Nota 9,0


P.S.: o filme estreou em São Paulo e Rio de Janeiro nesta sexta-feira e está em cartaz no FIC Brasília, nos seguintes horários: dia 14/11, às 21:50; e dia 15/11, às 17:10. Para saber os horários do Rio e de São Paulo, clique aqui.

3 comentários:

Maria Celina disse...

Vc já reparou que o nome do ator é Steve Evets, e que o sobrenome dele é Steve ao contrário? ^^

Adorei compartilhar o momento com vc, e apaguemos "The Wind..." da memória, peloamordedeus.

Rafael Carvalho disse...

Adorei o filme também, e juro que não esperava tanto frescor porque o cinema do Loach me parece muito voltado para as causas políticas e tal. Então, o tom fantástico do filme juntamente com momentos tão nonsenses e até mesmo ingênuos, como a invasão da casa do mafioso lá, pegam a gente de surpresa. Mas é das melhores.

Fred Burle disse...

hahaha. Não tinha reparado nisso, Celina. É um ator-palíndromo!

E Rafael, acho que o Loach surpreendeu a todos, porque eu também não esperava tanto frescor dele.

Um dos filmes mais divertidos desse ano.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias