Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mother (Madeo)


Dois filmes de Bong Joon-Ho (diretor de O Hospedeiro) estão em cartaz no FIC Brasília: Tokyo! e Mother. Ambos excelentes. Sobre o primeiro eu já falei por aqui. O segundo é o indicado da Coréia do Sul ao Oscar e provavelmente terá uma vaga entre os indicados.

O filme começa com uma mulher dançando em meio a um campo de trigo, descoordenadamente. Apesar da comicidade, o bolero que toca deixa claro que não se trata de uma história engraçada. Aquela é uma música para uma mulher desesperada.

Mother é sobre uma mãe (óbvio) que tem o filho (um retardado mental) preso, acusado de assassinar uma jovem coreana. Sem conseguir ajuda, ela partirá em busca do real assassino, sozinha.

A trilha inicial e a expressão de Dóri Pokemón do filho dão um toque cômico às primeiras cenas, mas a estranheza que isso nos causa será explicada depois, quando o filme toma contornos de Ágatha Christie, recheando-se de revelações e reviravoltas.

Mas o mais importante é esclarecer que, apesar de desenvolvido como uma história de horror, Mother é, em sua essência, um drama fortíssimo sobre até onde uma mãe pode ir para salvar um filho, sobre a cegueira que o desespero pode causar nela.

A atriz Kim Hye-Ja traduz toda a força interior que move uma mãe e sua expressão contém a amargura de quem não aguenta mais sofrer e não sabe mais o que fazer pela cria. É crua e intensa.

Já o filho... bem, coreano já tem a interpretação usualmente abobalhada. Imagine como isso fica ao assumir o papel de um retardado? Insuportável.

Bong Joon-Ho é um diretor brilhante. Imprime horror aos seus dramas ou drama aos seus horrores de maneira equilibrada, sem estardalhaço. E neste filme, ele ainda consegue dar um susto enorme nos espectadores, com o seu final inesperado e muito, mas muito chocante. Não houve um cidadão sequer no cinema que não levasse a mão à boca ao ver a resolução da história.

Saí do cinema em estado de choque. C-A-R-A-*-*-*.


Mother

(Madeo, Coréia do Sul, 126 minutos, 2009)

Dir.: Bong Joon-Ho

Com Kim Hye-Ja e Won Bin

Nota 8,9

Veja o trailer aqui.

Horários do filme no FIC Brasília: Quarta 11/11, às 19:00; e Sábado 14/11, às 21:20.

4 comentários:

Maria Celina disse...

Estou curiosa. Gostei bastante do Hospedeiro. Será que estreia por aqui de verdade?

Outro filme com final chocante (no mau sentido): Ervas Daninhas, haha.

fiuduarte disse...

Eu tava querendo ver mesmo. O filme tá com uma repercursão danada e me parece que é o indicado da Coréia do Sul ao Oscar de filme estrangeiro.

Rafael Carvalho disse...

Bem, gosto de O Hospedeiro e muito mais de Memórioas de Um Assassino, por isso as expectativas para esse Mother são bem altas, ainda mais depois de tantos comentários positivos. Mas acxho que só estreia aqui no país no início do ano que vem.

Fred Burle disse...

Celina, o filme estreará aqui, mas lá pela época do Oscar.

Fiu, Mother é sim o escolhido da Coreia para concorrer ao Oscar, como eu disse no post.

Rafael, eu ainda não vi o Memórias de Um Assassino. Tenho este filme e verei assim que possível. E quando Mother estrear, não perca. É um filmaço!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias