Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O Homem que Engarrafava Nuvens


Lírio Ferreira convidou Denise Dummont, filha de Humberto Teixeira, para acompanhá-lo na feitura de um documentário sobre seu pai. Em busca de conhecer e entender melhor o próprio pai, Denise aceitou a proposta e partiu com Lírio, em viagens nas quais ela entrevistaria pessoas importantes, que lhe contariam histórias sobre a vida pessoal e profissional dele.

Humberto Teixeira foi compositor de mais de 400 músicas e teve como grande – e quase que permanente – parceiro Luiz Gonzaga.

Gonzaga era como o seu elo de ligação com o povo. “O canhão e a pólvora”, como bem disse um dos entrevistados. Humberto fazia rima e métrica de maneira erudita e popular, ao mesmo tempo. Gonzaga, o cantor das massas. As letras de um encaixavam com a voz e o estilo do outro. Como ele mesmo disse: “O errado não é escrever errado. O certo é que é escrever como o povo fala”. Já no primeiro encontro musical dos dois, eis o sucesso: “eu vou mostrar pra vocês, como se dança o baião...”.

O diretor vai apresentando, na primeira parte do filme, a história da vida profissional do literato, poeta, escritor e músico, narrada por ele mesmo, através de um precioso depoimento que ele gravou em super 8. Ele estourou com marchinhas e sambas, mas seu grande nicho e sua grande obra veio do baião.

Um dos grandes méritos do documentário é que ele não se prende nem ao passado e nem ao presente. Há músicas mostradas em suas versões originais e outras tantas cantadas por gente ainda atuante. Sente só: Caetano, Gil, Gal, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Elba, Fagner, Belchior, Wagner Tiso, Chico, Mutantes, Zeca, Lenine, Otto, Sivuca, Patativa do Assaré, Carmem Miranda (em Technicolor!), Dalva de Oliveira, Carmélia Alves e muitos e muitos outros.

Se o remédio para a saudade for cantar, curemo-nos da nostalgia de tempos que se foram, assistindo o filme e relembrando músicas que com certeza fizeram parte da vida de todo mundo, mas que não sabemos quem as compôs.

Além de ser uma construção da memória de um grande artista nacional, O Homem que Engarrafava Nuvens (nome de uma poesia escrita por Humberto) é uma grande homenagem ao cinema nacional, por si só e pela quantidade de imagens que traz, de filmes que vão de Carmem Miranda a Oscarito e Grande Otelo. A emoção brotou quando, de repente, surge na tela Anselmo Duarte, em um de seus últimos depoimentos. Quanta preciosidade!

E quando chega Asa Branca, com sua letra triste e enternecida, duvido que alguém não se arrepie. Ainda mais cantada por ninguém menos que Maria Bethânia. Alguns podem sorrir, outros chorar. Eu chorei, de alegria e de saudades das minhas raízes.

Num segundo momento, uma crucial conversa entre Margarida Jatobá, ex-mulher de Humberto, e Denise Dummont (a filha), algumas revelações são feitas, mostrando que enfim a filha começa a conhecer o pai, que mesmo tendo-a criado, o fez com amargura por ver nela a imagem da mulher que ele tanto amara e que o deixara por outro. E no fim, em outro depoimento emocionante, Denise fala sobre o último dia ao lado do pai, quando finalmente eles pareceram pai e filha, em sua plenitude.

Quando parecia que o lado pessoal e o lado profissional já haviam sido tratados e que nada mais havia, vem então os reflexos da música dele em todo o mundo.

O Homem que Engarrafava Nuvens dá conta do pessoal e do profissional, além de fazer uma homenagem ao nosso país, com impressionante destreza.

Lírio Ferreira já havia feito um grande filme ao levar para as telonas a vida e Cartola. Agora entrega outra grandiosa obra. Sensacional!

Denise Dummont conheceu melhor o pai e nós, o grande artista.

Lírio, muito obrigado por apresentar-nos ao Humberto.

Humberto, foi uma honra conhecê-lo!


O Homem Que Engarrafava Nuvens

(idem, Brasil, 106 minutos, 2009)

Dir.: Lírio Ferreira

Nota 9,3


P.S.: fiquem até o fim dos créditos. Tem surpresinha pós-filme.

Horário do filme no FIC Brasília: Quinta 12/11, às 19:00.

Veja o trailer aqui.

3 comentários:

Maria Celina disse...

Esse eu quero ver! Mas não vai estrear?

E outra: vc acha que eu assisto Viajo Pq Preciso, Volto Pq te amo? Vai estrear?

Beijos, consultor para estreias de filmes ^^

Fred Burle disse...

A intenção é que estreie, mas ainda não tem data, Celina.
Eu verei Viajo... hoje. Vamos?

Maria Celina disse...

Preguiça e trabalho. Te ligo se eu for. Tá na lista, pelo menos. ^^

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias