Está chegando ao fim. Jornalistas e fotógrafos já não se movimentam mais insandecidamente, como nos outros dias. Apostas feitas, a espera agora é pelo resultado da 61ª edição do Festival de Berlim, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.
Para jornalistas e fãs, o festival foi um prato cheio, de notícias e estrelas do cinema mundial. A gritaria no tapete vermelho era rotina, tudo em prol de uma foto ou um autógrafo dos ídolos que por ali passaram. A busca por um lugar em algumas coletivas de imprensa era também motivo de disputa. Nas bilheterias, filas enormes e quase todas as sessões esgotadas.
Apesar da quantidade enorme de público, pouquíssimos foram os momentos de tumulto. Uma lição de organização que o berlinense dá. Nem panfletos ou sujeira se viam pelas ruas principais da Berlinale. Civilização.
Paralelamente, novatos trocaram ideias com os mestres do cinema, no Berlinale Talent Campus. Enquanto isso, produtores venderam seus filmes e projetos no Berlinale Film Market – por onde passou, discretamente, Madonna.
Colin Firth, Helena Bonham Carter, Carmem Maura, Josh Brolin, Jeff Bridges, Irmãos Coen, José Padilha, Wagner Moura, Kevin Spacey, Jeremy Irons, Zachary Quinto, Gabourey Sidibe, Miranda July, Gerard Butler, Ralph Fiennes, Vanessa Redgrave, Win Wenders, o próprio diretor do evento, Dieter Kosslick – esbanjando simpatia por onde passava – e muitos, muitos outros abrilhantaram o festival.
Neste sábado, os vencedores serão conhecidos. No domingo, um Kinotag (Dia do Cinema) é reservado exclusivamente para o público, com os preços dos ingressos pela metade. É neste dia também que serão conhecidos vencedores pelo voto do público. “Tropa de Elite 2”, que teve nesta sexta-feira (18) outra sessão de ingressos esgotados com mais de um dia de antecedência, no Friedrichstadtpalast, talvez o maior cinema do festival, com lotação de 1800 lugares.
Os últimos dois dias de festival já não contam mais com eventos para a imprensa. Resta agora tentar ver o que não foi possível nos outros dias e esperar por mais um ano de magia do cinema na exemplar capital alemã. Berlim, até 2012!
0 comentários:
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.