Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Berlim abraça a causa de Jafar Panahi

Consciente de seu papel na sociedade, o Festival de Berlim tem promovido muitas homenagens ao diretor iraniano Jafar Panahi, bem como a realização de diversos protestos em seu favor.

Já na noite de estreia, uma cadeira vazia foi colocada no palco, com a indicação de que aquela seria a cadeira de Jafar no júri deste ano, caso ele pudesse comparecer ao festival.

Panahi está preso pelo regime iraniano, condenado a 6 anos de prisão, além de estar proibido de fazer filmes por vinte anos, acusado de realizar obras que contestam o governo iraniano.

Foto: Reuters Pictures
Em carta aberta enviada ao festival, Jafar relata: “O mundo de um cineasta é marcado pela transposição de sonhos em realidade. Um cineasta usa a realidade como inspiração, pinta-a com as cores da sua imaginação e cria um filme que é a projeção de seus desejos e sonhos”.

A realidade é que estou impedido de fazer filmes há cinco anos e agora estou oficialmente sentenciado a ser privado deste direito pelos próximos vinte anos. Mas eu sei que vou continuar transformando meus sonhos em filmes, em minha imaginação. Confesso que como um cineasta consciente, que eu não vou poder realizar o retrato dos problemas diários do meu povo, mas não vou me proibir de sonhar que daqui vinte anos todos os problemas estarão resolvidos e eu vou fazer filmes sobre a paz e a prosperidade no meu país, assim que eu tiver a oportunidade de fazê-los”.

Na tarde desta sexta-feira estão previstos protestos contra a prisão de Panahi, seguidos da exibição do seu último filme, Offside (Fora do Jogo), vencedor do Urso de Prata em Berlim, em 2006.

Faça o download da carta de Panahi, na íntegra, aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias