Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Princesa e o Sapo



Em meados da década de 90, eu já morava no interior de Minas e, vez por outra, ia a Belo Horizonte com minha mãe e ficava na casa da tia Lucília. O que eu mais gostava de fazer lá, era passar o dia assistindo aos VHS de desenhos, que compunham o acervo que ela havia montado para o filho, Caio. Eu ficava fascinado, já que eu não tinha fita nenhuma em casa.


Assistia todos os filmes da Disney (inclusive as continuações) e algumas fitas da Turma da Mônica. Adorava!


A Princesa e o Sapo segue a linha clássica dos musicais desenhados à mão, da Disney. É o primeiro filme de princesa dos estúdios do Mickey desde Mulan, em 1998. Além disso, é o primeiro a ter uma protagonista negra.


O filme conta a história de Tiana, uma jovem chef afroamericana que mora num bairro francês em Nova Orleans e sonha em ter o seu próprio restaurante. Tudo muda quando Tiana beija o sapo Naveen, que se diz príncipe, mas ao invés de ele voltar à forma humana, é Tiana quem vira sapo. Daí para adiante, muitas aventuras acompanharão os dois, que terão direito à ajuda de um crocodilo e até de um pouquinho de... digamos... macumba.


Tudo soa ingênuo. As piadas não têm a acidez dos filmes de animação da atualidade, as músicas são feitas por Randy Newman (Toy Story) com a mesma fôrma de filmes como Tarzan, A Pequena Sereia e Alladin – estes dois últimos dirigidos pelo mesmo Ron Clements – e também devem figurar no Oscar e as mensagens positivas e lições de moral permeiam todo o filme, ainda que faladas de maneira natural, sem forçar a barra.



Tudo bem que dois terços do filme é protagonizado, na verdade, por sapos e que a “princesa negra” apareça bem menos do que deveria, mas ainda assim, A Princesa e o Sapo encanta. Até quando é piegas.


Sou fã das animações em 3D e das novas tecnologias que têm surgido, mas percebi que sentia falta de simplicidade e A Princesa e o Sapo supriu esta carência. Já nasceu clássico.


Não sei se a nova geração vai gostar tanto deste filme, mas a julgar pelas reações da minha sessão, a “magia Disney” ainda funciona.


A Princesa e o Sapo jogou-me completamente para a infância. Voltei a ser criança por 90 minutos e foi muito bom estar no sofá da casa da tia Lucília novamente.


Trailer:



A Princesa e o Sapo
(The Princess and the Frog, EUA, 97 minutos, 2009)
Dir.: Ron Clements e John Musker
Vozes originais: Anika None Rose, Bruno Campos
Vozes brasileiras: Rodrigo Lombardi
Nota 8,0


O filme estreia nesta sexta-feira.

9 comentários:

Amanda Aouad disse...

Oi, Fred, eu também achei o máximo essa volta à magia Disney. Agora discordo de você quanto a ingenuidade completa da história, as cenas de vudu, principalmente a resolução dela, são bem sombrias e pesadas "meus amigos do outro lado"... Mas, realmente é muito mais infantil do que infanto/juvenil/adulto, digamos assim... hehe.
bjs

Daniel disse...

Olá Fred. Esse filme representa mais do que "a volta a magia" Disney. Mas a volta de investimento naquilo que é o maior tesoura criativo da Disney. A animação 2d. Esse foi um dos pilares do acordo de compra da Pixar pela Disney. Que a parte criativa ficaria por conta do pessoal da Pixar. Detalhe, todos amantes da animação clássica 2d, pessoas que cresceram sobre o fascínio dessa magia. Esse filme é o primeiro resultado disso.
Pessoalmente eu considero a animação 2d, principalmente as de longa duração, bem mais complexas e difíceis de serem realizadas. Falo por experiência.
É isso, bom saber que eles não erraram a mão no filme.
Abraço.

Fred Burle disse...

Amanda, eu pensei nessas cenas antes de escrever sobre a ingenuidade, mas sei lá. Elas permeiam tudo que é filme da Disney, que já julgo como lugar-comum deles. Apesar de serem mesmo sombrias.

Daniel, eu também acho que 2d dá muito mais trabalho do que 3d, afinal é quadro a quadro feito à mão... Sei desse acordo dos executivos da Pixar com a Disney e acho ótimo. Mas tomara que os filmes que virão sejam como este e não como Irmão Urso, por exemplo.
Depois me diga se você gostou de A Princesa e o Sapo!

Abraços!

Bewe disse...

to doida pra ver. vi o trailer no site da disney [sim, tenho cadastro lá, pq AMO] e me apaixonei de cara. realmente já nasceu clássico. tá na minha lista de downloads há tempos. muito bom post ;]~

Anônimo disse...

o que eu mais sinto falta nessa era de Pixar e Dreamworks é das animações à moda antiga. Os ultimos que me lembro são Caminho para El Dorado, Atlantis e Planeta do Tesouro. Vou assistir com certeza, ainda que pareça mais voltado para meninas. Espero que dê certo e que venham novas animações do tipo, dividindo as bilheterias com as também excelentes animações mais moderninhas.

Anônimo disse...

Agora faltam fazer uma princeza acima do peso :)

Melissa disse...

Caro amigo... tenho 32 anos e vou morrer assistindo os desenhos da Disney. Possuo quase todos os dvds dos desenhos antigos ja coloridos digitalmente e nao vou perder mais esse lindo desenho!Ja instruo minha filhinha desde pequena a curtir nossos desenhos em casa.... e assim que ela tiver idade começarei a leva-la ao cinema para assistir esses espetaculos! Um grande abraço!

PS: Enquanto lia teu comentario consegui me reportar a casa da tia Lucilia com + - 8 anos de idade rsrsrsrsrsrsrsrs e me diverti muito! Bjsssss

Fred Burle disse...

Realmente, Anônimos. A volta à animação tradicional foi muito bem-vinda. Essa princesa acima do peso que vocês sugeriram seria muito interessante também.

Bewe-chan, não tenha vergonha de ter cadastro no site da Disney. É de qualidade! Obrigado pelo elogio!

Melissa, faz você muito bem educando sua filha desta forma. Que bom que você entendeu o espírito do post e também sentou comigo no sofá da tia Lucília! rsrs

Abraços a todos!

Anônimo disse...

Amei o filme :).... Mais realmente é muito pesado, o filme é baseado no demo(os personagens do mal). Mais é um orgulho tem uma princesa negra :D

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias