Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Atividade Paranormal


O bicho-homem é muito besta. Suas sensações são manipuladas com a maior facilidade, mesmo quando existe a consciência de que tudo não passa de mentirinha ou que já se sabe o que vai acontecer. É claro que tal manipulação só dá certo quando é bem feita.

Atividade Paranormal segue este parâmetro. O diretor Oren Peli usa de manipulação dos medos mais primários no ser humano (barulhos e o escuro) para despertar tensão no público.

Katie e Micah (nomes reais dos atores) resolvem morar juntos e em pouco tempo na nova casa, Micah descobre segredos de Katie. Ela é “vigiada” por espíritos demoníacos há muito tempo. Como Micah acabara de comprar uma câmera, ele passa por aquela fase de filmar tudo e, ao assistir as primeiras imagens produzidas, descobre que os tais espíritos estão mais presentes e cada vez mais “revoltados” do que ele imagina.

No início do longa, uma cartela avisa: “este material foi cedido pela polícia local”. Ou seja, tudo o que veremos saiu da câmera de Micah. E como filme digital não é sinônimo de descuido, logo no começo podemos ver que a câmera de Micah é de última geração e que possui um equipamento de captação de som muito bom. Isso é fundamental para o filme, já que a maior parte da tensão é construída a partir dos sons sutis captados.

Quer coisa para dar mais medo do que barulhos durante a madrugada, porta mexendo-se sem motivo aparente ou aquelas sombras que vemos no escuro, fruto da nossa imaginação? Pois é. No meu caso, não costumo ter medo disso, mas a composição de sons e imagens do filme é tão bem pensada que bastou um primeiro movimento de portas durante a madrugada e eu já estava arrepiado. E era só o começo. A tensão é criada sem a menor pressa e sem artifícios de efeitos especiais ou trilha sonora para ajudar a dar sustos fáceis no espectador.

Atividade Paranormal mexe com os medos do imaginário coletivo e seus personagens tentam diversas maneiras de “comunicar-se” com os espíritos: um jogo que parece a famosa brincadeira do copo, um artifício de jogar talco no chão e outras atividades para exorcizar ou atrair os “demônios” que perseguem Katie.


Na minha sessão, teve jornalista ficando entediado por causa do ritmo e da falta de acontecimentos bruscos no filme e saíram reclamando. Eu já acho que o mais legal do filme é justamente não ter pressa em criar a tensão e nem usar de trilhas e cenas explícitas para pôr medo no espectador. A sutileza e o terror psicológico prenderam minha atenção e assustaram-me muito mais do que eu poderia imaginar.  

Nas cenas finais, a minha sensação já nem era mais de tensão. Eu estava mesmo era apavorado!

Além do êxito como história, o filme é admirável como produção. Foi realizado com apenas U$15 mil e lançado com uma estratégia de marketing interessante, tanto nos EUA quanto no Brasil: foram realizadas pré-estreias em diversas cidades e o público podia solicitar, através da internet, que o filme passasse nos cinemas de sua cidade. Os locais que tivessem o maior número de solicitações teriam o filme exibido. Assim, nos EUA, o boca-a-boca foi sendo feito e o filme espalhou-se aos poucos pelo país, resultando num fenômeno raro de crescimento gradativo de arrecadação. Até agora, já amealhou nada menos que U$ 110 milhões, só entre os norte-americanos! No Brasil, o filme estreará nesta sexta-feira. E a julgar pelo burburinho que o filme já tem causado, também será sucesso por aqui.

Isto é o que chamo de investimento!

Se você costuma ter pesadelos com filme de terror, definitivamente não assista o filme à noite. O pesadelo (ou a insônia) estará garantido.

Trailer:

  



(Paranormal Activity, EUA, 86 minutos, 2009)

Dir.: Oren Peli

Com Katie Featherson, Micah Sloat

Nota 8,7

21 comentários:

Amanda Aouad disse...

Desde que vi o trailer imaginei que seria um susto só. hehe. Mas, não sei se vou conferir, apesar dessas experiências simulando filmes caseiros serem interessantes, tenho um pé atrás com esse tema.

fiuduarte disse...

Eu quero ver o filme, mas não sei se ele é isso tudo que estão falando não. hehehe
Só achei meio falho a Playarte divulgar o filme nos cinemas com um trailer de pessoas assistindo o filme nos EUA.

Anônimo disse...

O filme é horrivel totalmente sem ação e diferente do que o autor dessa matéria disse é um tédio total,eu assisti o filme de madrugada e tive uma noite de sono normal como outra qualquer,quem esta em duvida em assistir ou não eu aconselho que nem percam o tempo pois é 1 hora e 37 minutos disperdiçados eu estava com maior espectativa e terminei o filme totalmente chateado pra mim tem filmes muito melhores..

Amadeu Amaral disse...

Assisti ontem, não gostei. u.u

Anônimo disse...

eh gosto... eu curtii...

Barack disse...

Quem não gosta desse tipo de filme, com certeza gosta de filmes de terror no estilo de Jogos Mortais, que é td extremamente escancarado e exagerado. Esse filme assusta mto mais que esses terror trash que aparecem por ae...
Sem contar que a sequencia dos ultimos dias é mto boa, mta tensão...

Anônimo disse...

minha crítica: uma grande porcaria tediosa e ridícula, além de sem noção e patético, provavelmente o filme mais chato que eu já vi

Tamy disse...

Foi o filme de "terror" que eu vi que eu dei mais risada na minha vida... Filme totalmente sem ação e sem graça.. Quem for assistir por favor veja outro filme... Pq esse ai realmente nao vale a pena de se perder tempo...

Henrique Barbosa de Sousa disse...

Otimo Filme ponto, não existe meio termo, assistam por que vale a pena.

Anônimo disse...

Esse filme é um LIXO.

Não tem história nenhuma, não explica nada, vc nao entende oq ta acontecendo, vc não ve nada...

LIXO total.

e detalhe, só tem 3 atores no filme inteiro, sendo que um deles é o câmera.

UMA MERDA.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O filme é tem história
tá tudo bem explicado
vc vê tudo

a menos que vc n tem capacidade para isso...

Anônimo disse...

*tenha

Anônimo disse...

metade do brasil jah deve ter visto baixando da net :Z

Anônimo disse...

assisti e achei absurdamente chato

Aline Bissoli disse...

eu dei muita risada no filme, não só eu, como várias pessoas na sala de cinema. como diz no texto, demora muito para acontecer algumas cenas de susto então o povo foi perdendo a paciência e achando motivo pra dar risada. td o suspense do filme foi embora e o pessoal tava rindo, na última cena do filme uma galera gritou: "Ronaldo".

mas o filme n deixa de ser bom, mas n achei tudo esse alarme que as pessoas fizeram.

Pedro Tavares disse...

Há muito tempo não ficava tenso com um filme como fiquei em Atividade Paranormal.

Rafael Carvalho disse...

Tái dois filmes que não quero perder por nada. Atividade Paranormal promete aquilo que todo filme de suspense devia fazer: assustar. E Abraços Partidos só pelo fato de ser do Almodóvar já é mais do que muito esperado. Espero ver ainda esse mês.

Fred Burle disse...

Amanda, não deixe de ver. Acho que você vai gostar.

Fiu, também achei meio forçado o trailer que a Playarte divulgou, mas paciência. Pelo menos isso não interfere na qualidade do filme.

Barack, assino embaixo do que você disse. Mas nem acho que o termo certo para a reação nossa ao assistir o filme seja "susto". Prefiro "tensão".

Tamy, que pena que você não conseguiu entrar no clima do filme.

Henrique, que bom que você gostou!

Aline, algumas pessoas dão mesmo, risada ao ver filmes de terror. Acontece.

Pedro, que massa que você sentiu isso. Também tinha tempo que não acontecia isso comigo.

Rafael, Atividade é imperdível, nem que seja para servir de instrumento de análise fílmica. Já o do Almodovar é mais do mesmo. Não é ruim, mas está longe do Almodovar que vimos nos últimos 4 filmes.

A todos os "anônimos", achei muito interessante como o filme dividiu opiniões. Respeito a de todos e acho que todos deviam fazer o mesmo, sem agressões verbais. As divergências são saudáveis.

Abraços a todos e muito obrigado por comentarem!

Anônimo disse...

e massa cada um tem seu gosto!!!
eu curti somente o fim =]

Fred Burle disse...

Anônimo, eu já acho que o fim é o que mais foge à proposta do filme. Mas não deixa de ser interessante. Cada um tem seu gosto, realmente! Os comentários acima mostram isso.
Abraço

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias