Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Crítica: Avatar


Quando eu postei o making of de Avatar, uma pessoa comentou que achou uma asneira eu ter dito que o filme era o maior de 2009. Expliquei que maior não é sinônimo de melhor. Pois bem. Hoje fui assistí-lo e agora posso dizer: neste caso, “maior” e “melhor” são adjetivos que caminham juntos, sim.

Avatar é uma viagem pelo mundo de Pandora, um universo quase desconhecido da humanidade, mas que contém um mineral cobiçado, o unobtanium, cuja utilização pode ser a solução para a crise energética na Terra. Conhecemos esse mundo através de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paraplégico. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico, controlado à distância, capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi. 
 
Na forma Avatar, Jake pode, inclusive, voltar a andar. Por isso, ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma Na’vi, Neytiri, salva a vida de Jake e a ligação entre os dois faz com que ele seja acolhido pelo clã de Neytiri, que o ensina a ser um deles.

Carregado de referências/influências, Avatar tem a lisergia das cores cítricas de Speed Racer; cenários (a Árvore das Almas) e músicas que remetem a O Rei Leão; robôs à la Transformers (só que infinitamente melhores); o “mundo fantasioso” de Star Wars; a língua criada de O Senhor dos Anéis... É um belo exemplo de como inovar, copiando. Paradoxal, mas é verdade.


O filme nos conduz, desde o início, numa viagem extasiante por um mundo novo, tecnológico e fantástico. Não tem pressa em nos arrebatar, levando-nos naturalmente à imersão no mundo de Pandora. De lá, eu não gostaria mais de sair. Cenários maravilhosos, cores cítricas em abundância e texturas incríveis esfusiam nossa visão; as criaturas são fantásticas e a computação gráfica  é perfeita, num nível que eu não imaginava que o cinema já pudesse ser capaz de atingir. A noção de profundidade é muito mais perceptível que qualquer outro filme em 3D já lançado.

É tanta intensidade, em todos os aspectos, que acredito que um drogado, assistindo o filme, seria capaz de atingir o nirvana!

Mas engana-se quem pensa que o filme só vive de efeitos. O que mais dava-me receio era o roteiro, mas fiquei surpreso. A história é boa, não houve um diálogo sequer que agredisse minha inteligência e as mensagens moralistas passadas são pertinentes e passadas com naturalidade. Outra sacada de Cameron foi ter percebido que o mundo que havia criado seria difícil de ser entendido de imediato pelos espectadores, o que fez com que ele criasse um protagonista que também não conhecia aquele mundo. Dessa forma, descobrimos cada detalhe de Pandora junto com Jake Sully e com a mesma fascinação que ele. Além disso, Jake é também o narrador, evitando, por exemplo, que aqueles clipes batidos que retratam a fase de evolução de um aprendiz fossem necessários. Ele detalha o que tem aprendido e nos faz admirar o mundo novo e captar as dificuldades que ele enfrentou para se adaptar à nova espécie. Simples e eficiente.


A tecnologia, dessa vez, não apagou as interpretações. O fato de não haver maquiagem (a pele azulada e todas as outras alterações físícas dos personagens foram feitas apenas por computação) deu maior liberdade aos atores, que não se limitaram pelas próteses incômodas geralmente utilizadas nos filmes deste estilo. Quem mais se destaca é Zoë Saldana. Sua encarnação de Neytiri é visceral e ela pegou totalmente o “espírito da coisa”, reproduzindo com naturalidade os movimentos e a língua característica do povo de Pandora.

O que eu – e todos os cinéfilos do mundo – suspeitava afirmou-se e com expectativas superadas: Avatar é um novo marco no cinema. De quebra, um dos melhores filmes deste ano. Não foi à toa que foi indicado ao Globo de Ouro de melhor filme e não será surpresa se estiver na mesma categoria do Oscar.

Trailer:

 
(idem, EUA, 140 minutos, 2009)
Dir.: James Cameron
Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi, Sigourney Weaver
Nota 9,6

* Estreia na sexta-feira (18/12).

25 comentários:

fiuduarte disse...

Verei amanhã e estou muito ansioso, nem li sua crítica, mas assim que eu assistir venho aqui comentar.

Pedro Tavares disse...

Gostei do filme também. Bastante atraente aos olhos, mas achei o texto meio nas coxas.

abraço!

Anônimo disse...

Hoje 16/12/2009 o cinema nasceu novamente, houve uma revolução, as mensagens do filme são muito profundas, principalmente à respeito da "projeção" com referências extremamente válidas.

Iradilson Costa disse...

Gostei muito mesmo do filme. Estamos diante de um marco do cinema. E o roteiro é bom sim !

Anônimo disse...

para mim esse e o melhor filme que ja vi na minha vida, e olha que nesses utimos 2 anos fiu ao cinema conferir a 74 filmes,nao me impreciono com qualquer coisa,,,....sem duvida o melhor

Anônimo disse...

Axei esse filme terrivel, mas gosto cada um tem o seu.

fiuduarte disse...

Assisti na pré-estreía nessa quinta-feira e tenho que dizer: SENSACIONAL! Um dos melhores filmes do ano com certeza. Blockbuster sim, mas com conteúdo. E realmente Fred a atuação da Zoë Saldana é excelente...
E realmente a quantidade e a profusão de cores, a imersão em 3D, tudo faz com que vc queira viver em Pandora. Eu quero ser um Na'vi.
Muitos reclamaram que o roteiro é batido e realmente ele não é um primor, mas a forma como ele foi usado, ficou espetacular.
Eu espero assistir de novo e recomendo a todos os que estão receosos que assistam e em 3D.

Abraço Fred!

Anônimo disse...

Sinceramente, saí do cinema hoje muito pensativo e há muito tempo um filme não me faz sentir assim. Quero voltar e assistir em 3D pois as salas estavam lotadas e acabei assitindo em 2D. Enfim num só filme várias mensagens sobre; Religião, Tecnologia, Natureza, Amizade.
A forma como os Navis Tratam a Natureza a ligação deles com os serem do planenta, quase chorei com a cena da árvore sendo derrubada)Realmente vale a pena assistir, é de fazer qualquer um refletir muito e quem não se sentir assim não sabe o que é CINEMA. Verdadeiro SHOW e confesso não queria que acabasse e se eu pudesse me mudaria agora para Pandora rsrs. Abraço a todos

Anônimo disse...

Melhor filme que já vi, ESPETACULAR! INCRÍVEL, IMPRESSIONANTE. Penso que que James Cameron é lá de Pandora vai ter uma imaginação assim na p....:) Veio numa boa hora a mensagem sobre o tratamento que o homem dá ao planeta, como sempre o dinheiro o poder dominam o homem. A forma como os seres do lugar tratam Pandora é espetacular suas ligações com os seres do lugar; animais , plantas. Duas horas que nem senti pena que acabou ficou aquele gostinho de quero mais isso sim que é filme. Voltei pra casa refletindo muito sobre o tratamento que damos ao nosso planeta e a melhor cena foi; a derrubada da árvore me arrepiei vendo os gritos dos Navis quando viram seu planeta sendo destruido, aquela Navis é sencaional. QUERO VER DE NOVO!

Anônimo disse...

Além dos Incríveis efeitos especiais o filme passa várias mensagens e a que mais me chamou a atenção é como os seres "NAVIS" são unidos, respeitam e se importa uns com os outros, a ligação deles com animais e especial com a NATUREZA, resumindo tudo que o homem não é hoje. Querendo nos fazer acordar enquanto é tempo sobre a situação do nosso Planeta. JAMES CAMERON saí do cinema pensando muito, tanto tempo que não me sentia assim. Meus 12 OSCARS vai para você:) Ah! adorei ver a atriz Sigourney Weaver:) Parabéns! Os críticos de plantão ofereço os 12 moranguinhos de ouro:)

Anônimo disse...

MELHOR FILME QUE VI NA VIDA. PERFEITO.

Anônimo disse...

Assiste hoje o filme e tenho que dizer: ESPETACULAR..... Não consigo parar de pensar no filme e nas inúmeras menssagens que são passadas..... Esse filme eh o melhor que eu vi no ano...... mudaria para pandora agora mesmo pra virar um Na'vi.......... esse é um dos filmes que te faz pensar como o autor teve tanta criatividade....

Anônimo disse...

Se o objetivo do filme fosse entreter já conseguiu, porém, a beleza, a pureza, o senso de defesa, fé, nos passa mensagens de como poderíamos ter um planeta mais lindo, mais conectado, que estamos perdendo a chance de sermos melhores. Fantástico. Assistam e em 3D. Pena que o marketing que fizeram para esse filme foi focado somente nos efeitos.. o roteiro supera muito. Melhor filme que assisti

Willy Delvalle disse...

"Avatar" é um espetáculo de vibração. Duvido que alguém em qualquer plateia de algum cinema não tenha vibrado junto com o filme, da mesma forma como em uma novela em último capítulo ou situação de perigo de algum filme famoso - produções com pessoas visivelmente reais. É um ponto mega positivo! Conseguiram que vibrássemos com o semi-real, coberto de emoção!
É uma superprodução que derrama perfeição em seus detalhes. Lindas as cenas quando, simplesmente, pisam no chão de Pandora e ele brilha. O amor à natureza foi formidável de se ver! E a energia que a cerca, o que o filme passou, é impossível questionar!
No entanto, quanto à trama, "Avatar" deixou um pouco a desejar. É uma história que todos já vimos; humanos movidos pelo interesse querem destruir a natureza, e "a natureza" reluta até o fim e vence toda a tecnologia, resistindo e tendo um FINAL FELIZ PARA SEMPRE. Algumas cenas foram bastante previsíveis; como a batalha entre o Vilão, Neytriri e Jakesully, podiamos dizer com precisão como ela terminaria. O mesmo acontece no final.
Me sinto um chato fazendo esse tipo de comentário. Mas é que eu me pergunto: toda essa produção foi mostrar que a tecnologia está no seu auge? Ora, isso nós já sabemos. Precisamos agora ver os sentimentos atrelados a ela. E isso foi o que vimos. O principal problema só foi a trama que não foi criativa. No entanto, é como diz aquele ditado "no mundo de hoje, nada se cria...". Então, fiquemos felizes assim!

Fred Burle disse...

Pedro Tavares - acho que o roteiro pode ser tudo, menos "nas coxas". Bebe de várias fontes, mas inegavelmente sabe lidar com seus clichês.

Iradilson, também acho que Avatar é um marco no cinema. Obviamente na questão da tecnologia pioneira de captura de performances. Muito bom.

Fiu, acho que estávamos na mesma sessão! Não resisti e fui assistir novamente, na pré-estreia. Eu também quero ser um Na`vi! rsrs

Willy, não vibro em fim de novela, mas vibrei muito com Avatar. Eu entendo o fato da trama não ser inovadora. Avatar é um filme "de tecnologia" e feito para ser apreciado neste quesito. A quantidade de detalhes para prestarmos atenção já é tão grande, que se a história fosse complexa, talvez ficasse ininteligível. E mesmo comum, o roteiro é bem escrito e as referências fazem bem a ele.

Anônimos todos, adorei a reação de vocês, que bom que todos gostaram do filme. Dos 14 comentários, apenas um realmente não gostou de Avatar. Isso demonstra a capacidade de James Cameron em agradar o grande público.

Quem ainda não viu, veja. E como recomendou o Fiu, vejam em 3D. Este filme foi feito para essa tecnologia.

Abraço a todos e muito obrigado pelos comentários!

Link Irado disse...

Fred,
fui ver o filme ontem após ler sua crítica e o que tenho a dizer é que estou em extasy até agora.
É, realmente, um filme que te faz sentir vontade de fazer parte devido a imensa tecnologia utilizada. A história pode sim ser meio "manjada", mas foi muita bem construida em cima desse tecnologia.
No desfecho, senti o que já não sentia há tempos, vontade de ser o personagem central.

É, com certeza, o melhor filme que já assisti.

Obrigado pelo post Fred!

Grande abraço!

Fred Burle disse...

Link Irado - que bom que gostou e que a crítica influenciou-o a ir ao cinema! Não acho Avatar o melhor filme que já vi, mas está, no mínimo, entre os melhores do ano. Excelente!
Abraço!

Anônimo disse...

Senti uma limitação mental no trecho em que você usa as palavras "drogado" e "nirvana" na mesma frase - há, no mínimo, uma, digamos, incoerência ideológica. Leia Huxley. Agora.

E eu concordo com você: Avatar é mesmo de arrepiar. Sugiro, 20 minutos antes da sessão, queimar um baseado responsa. Com a percepção alterada, a imersão na trama é visceral.

Pandora é aqui, definitivamente.

Fred Burle disse...

Anônimo, incoerência ideológica não há, afinal, a utilização dos termos não implicita nenhuma ideologia, apenas uma situação hipotética. E não. Não lerei Huxley mediante uma "sugestão" tão imperativa.

Mas que bom que, no geral, você concorda comigo. Avatar é um filmaço. Só não seguirei a outra dica, a do baseado, porque não fumo.

Abraço!

Anônimo disse...

Olá caríssimos...

Com certeza, Avatar é sensacional, nunca uma história, uma lenda, um mito foi contado com tanta profusão de detalhes e recursos tecnológicos. Mas peço para que atentem para as pinturas nas cavernas, há 40,000 anos atrás: o homem já tinha essa consciência, e num determinadno momento (que todos nós sabemos qual foi), foi quaaaaaaaase extinta...Ainda bem que eu disse quase.

Convoco a todos a olharem o filme KABLUEY (2007)... em termos de mensagem, é igual ou melhor do que AVATAR, no entanto olhem o poster e vocês imediatamente entenderão do que eu estou falando...Praticame nte R$0 de orçamento...
Se em Avatar podemos até deixar escapar uma lágrima, em KABLUEY rimos do início ai fim...E a cena final de KABLUEY é antológica, se liguem na metáfora que irão se emocionar mais do que em Avatar!!!

PS.: dêem uma conferida nos créditos de Kabluey, tem uma animação bem engraçada...


Nós somos um pálido ponto azul...
Abraços...

Anônimo disse...

Também acho que o filme é espetacular e é o melhor filme que já vi!!! Quando sai do cinema, a sensação de que algo realmente grandioso finalmente foi feito. Quanto aos efeitos tecnologógicos, não há o que discutir. Mas, o que me impressionou mesmo foi justamente o roteiro. Esse filme escancarou a sombra da humanidade para o mundo todo, mas de uma forma tão maravilhosa e completa!

Anônimo disse...

Fred, o nirvana pode ser alcançado mesmo sem estar drogado. É só aprendermos com os Na’vi! Isso que eu acho fantástico, porque também dá o mapa! Quem não percebeu, tá precisando abrir os olhos!

Maurício disse...

Fico até com medo de postar minha opinião aqui, com tantos "melhor filme que vi!" escritos.
Realmente é um filme muito bem feito, mas não gosto muito dele.Só eu que vi uma adaptação de Pocahontas nesse filme? A história não me interessou nem um pouco. Fora isso (que é quase tudo na minha opinião) o filme é ótimo.

Anônimo disse...

Tudo bem, admito que saí do filme meia alterada, querendo ir para a rodoviária de megafone... Ontem fui ver o filme de novo e talvez não tenha sido o melhor filme que vi. Mas gostei muiiiiiiiito, gostei, inclusive, de ter sido um filme bem americano para americano entender, do bem versus o mal. Tipo "quer que eu desenhe?". Gostei porque alcança a multidão, mas também porque foi feito com bom gosto. Mas o filme tem muitas sutilezas e como você falou, Fred, bebe de várias fontes. Fred, tá muito legal o seu blog! Bjs. Isabel.

Fred Burle disse...

Mr Dalloway - não foi só você que viu isso. Muita gente comentou esse ponto, mas isso não tira os méritos da produção. Eu acho todo o filme, inclusive o roteiro, uma beleza. Acho que é uma questão de embarcar na onda filosófica do filme. Mas fazer o quê? Cameron é o rei do mundo, mas nem os reis agradam a todos, né?!

Isabel, assino embaixo das suas palavras. Acho genial quando um filme passa mensagens de conteúdo, sem precisarem ser cults ao extremo. Eu já quero ver a terceira vez! =)

Abraços para vocês!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias