Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O simpático "O Contador de Histórias"

O Contador de Histórias está em cartaz a três semanas e como não li muito sobre ele, resolvi tecer meus comentários e ajudar na divulgação do filme, que não merece passar despercebido pelo público.

O filme é sobre Roberto Carlos Ramos, um garoto que foi internado na Febem, em Belo Horizonte, quando criança, e tido como caso perdido após dezenas de fugas do internato. Cheirou cola, tinner e roubou diversas vezes. Encontrou numa pesquisadora francesa a possibilidade de ter seu destino mudado. Acabou por transformar-se num dos maiores contadores de histórias do mundo.

A história é contada através da visão que ele tinha das coisas quando jovem (a narração é do verdadeiro Roberto Carlos) e por isso, permeada por todos os acontecimentos lúdicos que a imaginação de uma criança pode criar em substituição aos fatos reais. Por isso, o chefe dos bandidos torna-se um rei cheio de moral, para o qual as pessoas dão seus pertences sem nem sequer serem abordadas; um assalto a banco mais parece uma estilosa aparição dos Jackson 5; uma mulher alta torna-se uma circense perna-de-pau, uma professora gorda transforma-se num enorme e artesanal hipopótamo e a leitura de “20 Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne, emerge o garoto numa cena animada, cheia de bichinhos advindos do livro. As filmagens dão vida à imaginação hiperbólica da criança, colorindo mais as cenas em que ele conta seus “causos” e dando um tom mais sóbrio quando as situações representam o que realmente aconteceu.

Há duas histórias paralelas: a da vida que começou após conhecer a francesa e a da vida que o menino teve antes disso, desde a convivência com a família numerosa até o internato na Febem.

É óbvio que a vida do sujeito foi muito mais dura do que a contada no filme e isso não é um descrédito à produção. A escolha por contar tudo na visão do protagonista e não apenas reconstruir os fatos, como geralmente acontece em cinebiografias, dá um toque mais fantasioso e carrega a história de maneira leve, afinal, o que entra pela retina de uma criança é muito mais iluminado e circense, sem dimensão exata dos fatos. Então não adianta criticar o filme por suavizar as situações porque isso tudo é justificado.

Para mim, é uma grande mérito não fazer melodrama em cima das tragédias que ocorreram no decorrer da vida dele. A intenção não é fazer o público chorar, mas contar uma história que teve um final feliz, pela força de vontade de uma batalhador.

O Contador de Histórias é um pequeno Peixe Grande brasileiro. Não tem toda a pompa do filme de Tim Burton, mas é muito bonitinho e bem produzido.

A atriz portuguesa Maria de Medeiros está encantadora no papel da francesa Margherit e as atuações dos garotos que interpretaram o protagonista, em diversas idades, são bem satisfatórias, exceto a do último ator, que faz o menino já mais velho.

Aliás, tudo no final do filme é bem inferior ao restante do longa, o que o faz perder a força. Um filme que se desenvolve tão criativamente não poderia terminar de forma tão simplória.

Mas isso não ofusca os méritos da produção, que encanta, entretem e que, mesmo ludicamente, encontra espaço para pequenas críticas aos métodos de reabilitação aplicados aos menores nas casas como a Febem.

A trilha sonora sonora é assinada pelo competente André Abujamra e entre os produtores está Denise Fraga, atriz e mulher do diretor Luiz Villaça, que aparece em duas pontinhas, bem escondida (um doce para quem descobrí-la na primeira aparição!).


Trailer:



O Contador de Histórias

(Brasil, 100 minutos, 2009)

Dir.: Luiz Villaça

Com Maria de Medeiros, Malu Galli, Marco Antônio Ribeiro, Cleiton Santos, Paulinho Mendes

Nota 7,3

Saiba se o filme está em cartaz na sua cidade!


Boas notícias pós-post: esta semana recebi dois selos "Vale a Pena Ficar de Olho Neste Blog", dos amigos Nespoli, do blog O Cara da Locadora e Gabriel Von Borell, do Um Olhar Além da Tela. Muito obrigado aos dois! É ótimo ser reconhecido por vocês! Só não vou continuar a corrente, para não ficar repetindo post no blog...

A outra boa notícia é que saiu o resultado da votação popular do Top Blog 2009 e o Fred Burle no Cinema está entre os 100 mais votados na categoria Cultura, passando então para a segunda fase do concurso, que terá agora uma banca de especialistas analisando os finalistas. A premiação dos melhores blogs, segundo análise acadêmica, acontecerá no dia 31/08. Boa sorte para os concorrentes! Muito obrigado a todos que votaram neste blog, de verdade! Agora é só torcer!


4 comentários:

Roberto Simões disse...

Nunca vi esse filme. E parece-me que nem verei pois não chegará por cá.
Você até deu boa nota.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Fred Burle disse...

Oi, Roberto!
Uma pena que o cinema brasileiro não tem uma distribuição ampla no exterior, principalmente em Portugal.
Acho mesmo difícil o filme chegar por aí...
Abraço!

Maria Travessia disse...

Ah, se eu acertar quando a Denise Fraga aparece ganho mesmo um doce?? rsrs

Bom, vc colocu que ela aparece duas vezes, na verdade eu vi em três!! hahaha...
1ª vez: andando na corda bamba no circo, na imagem que Roberto cria do que seja a FEBEM.
2ª vez: a mulher de quem os garotos roubam a bolsa.
3ª vez: junto aos créditos, quando o verdadeiro Roberto está contando histórias.

Acertei?? hsuahsuha

O filme é belíssimo!!

E muito bom seus textos... voltarei sempre para conferi-los!!!

Fred Burle disse...

Maria, muito bom! rsrs
A promessa do doce não vou poder cumprir, mas você foi fundo na investigação! Como tem um tempo que vi o filme, confesso que nem lembro exatamente os momentos que ela aparece.
Mas muito obrigado pelo comentário e pelos elogios.

Abraço

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias