Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Há Tanto Tempo Que Te Amo

Há cerca de um mês estreou nos cinemas o longa francês Há Tanto Tempo Que Te Amo e eu não dei muita pelota para o filme. O título, o cartaz e o trailer levavam-me a crer que se tratava de mais um dramalhão francês de ritmo lento e sem maiores atrativos. Depois de tanta gente indicá-lo, fui assistir e agora chegou a minha vez de também indicá-lo!

Juliette sai da prisão depois de 15 anos e a única pessoa com quem pode contar é a sua irmã mais nova, Léa, que se sente no dever de ressocializá-la, apesar da resistência do marido.

O filme marca a estreia no cinema, já como diretor, do renomado escritor Phillipe Claudel, que há tempos declarava sua vontade de experimentar a sétima arte. Nunca li nada dele, mas se ele o faz com a mesma competência que demonstrou ter na direção, devem ser livros excelentes. A história do filme ele escreveu exclusivamente para o cinema e nem quis transformar em livro, por achar que ela só funcionaria no cinema. Eu discordo. Imagino que um livro com uma história tão interessante e de fácil identificação como essa, poderia ser tão denso quanto o filme e seria uma ótima leitura. Mas enfim, o filme já satisfaz.

Il y a Longtemps que je t’aime é o nome da música (bonitinha, mas chiclete) que Juliette toca ao piano e que também ensina a sobrinha a tocar. O título reflete muito bem a relação das duas irmãs, que apesar de não terem mantido contato durante o tempo da prisão, continuavam ligadas pelos laços familiares.

O afeto entre as duas é (re)construído de maneira dolorosa para ambas e isso passa para o espectador, graças às atuações de Kristin Scott Thomas e Elsa Zylberstein (Juliette e Léa, respectivamente). A inglesa Kristin foi a melhor escolha que poderiam ter feito para o papel da ex-presidiária. Faz um trabalho melhor do que qualquer Juliette Binoche da vida, convencendo-nos como uma autêntica francesa. Está sempre introspectiva, muito pensativa e de olhar distante. Sua personagem revive e repensa incessantemente os seus atos passados, que a atormentarão para o resto da vida. Ao mesmo tempo, redescobrirá a sua feminilidade e terá como desafio a sua reaproximação com os homens.

Durante a projeção, nem me fez falta saber o porquê da prisão de Juliette e quando veio a necessidade de sabê-lo, já mais próximo do fim, fui pego de assalto com os motivos revelados, que explicaram toda a angústia e comportamento arredio da protagonista para com os que demonstravam-lhe desconfiança.

O filme conta ainda com uma montagem de cenas escolhidas a dedo para que nenhuma ponta ficasse solta. A câmera é fluida, leve, sem dar um tom mais pesado do que a própria trama já confere ao filme.

O roteiro trata de um assunto muito sério de forma densa, mas não é chato como é costume acontecer com os filmes dramáticos franceses.

Indicado ao Globo de Ouro e ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Kristin Scott Thomas), além do BAFTA de Melhor Roteiro Original e mais outros vários prêmios.


Trailer:



Há Tanto Tempo Que Te Amo

(Il y a Longtemps Que Je T'aime, França/Alemanha, 115 minutos, 2008)
Direção: Philippe Claudel
Roteiro: Philippe Claudel
Produção: Yves Marmion
Fotografia: Jérôme Alméras
Edição: Virginie Bruant
Música: Jean-Louis Aubert

Com Kristin Scott Thomas, Elsa Zylberstein

Nota 9,2

Saiba se o filme está passando na sua cidade!

9 comentários:

altieres bruno machado junior disse...

Olá Fred

Fiquei curioso pela dica. Desejo conferir um dia. Os filmes franceses estão dispertando o meu interesse.

Abraço e até mais.

Rafael Carvalho disse...

Talvez esse seja um dos filmes mais cortantes do ano, isso porque a história vai nos desvendando aos poucos o drama da personagem e sua lutar para se reestabelecer perante a nova sociedade. O roteiro é um dos melhores do ano e Kristin Scott Thomas é uma intérprete sensacional. A cena em que descobrimos o real motivo da personagem ter estado tanto tempo fora é um tapa na cara.

Fred Burle disse...

Altieres, por mais que o cinema francês esteja despertando seu interesse, tenha cautela ao escolher os filmes, pois eles fazem muito filme arrastado, chato mesmo.
Mas Há Tanto Tempo Que Te Amo será uma ótima escolha, com certeza!

Rafael, eu também fiquei estarrecido quando soube o motivo da prisão da personagem. Explica o comportamento dela, o olhar vazio e a amargura perante a vida. Muito forte.

Marie disse...

Desse jeito eu vou ter que te bater!
E agora? Vou ter que achar esse filme prá assistir!kkkk
Parabéns o site sempre muito bem feito e vc sempre com ótimos comentários!
bjsss

Rodrigo Ávila disse...

Belíssimo filme. Ótima dica. Pude conferir.
Abraços

Fred Burle disse...

Marie, você precisa pegar o carro um dia e despencar no cine Academia, pra poder ver as coisas legais de lá.
Vá num dia e faça a maratona, pra não ter que esperar tudo chegar nas locadoras!
Obrigado pelos elogios!
Bjo!

Fred Burle disse...

Dessa vez coincidiu, né, Rodrigo!
\o/
Que bom que você também gostou!
É um filme muito forte e que merece ser visto.
Abraço!

Anônimo disse...

Os filmes franceses trazem um visão mais "densa" do ser humano que precisa do olhar apurado de quem assiste. Belíssimo filme.

Alguém sabe o título da música que toca (com tradução) quando o filme já tem acabado?

Fred Burle disse...

Os filmes franceses têm essa densidade, mas às vezes se levam mais a sério do que deveriam. Não é o caso desse filme, que é excelente e bem equilibrado em seus elementos.
Infelizmente não sei o nome da música do fim do filme.
=(

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias