Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sunshine

Assistir Sunshine não é somente assistir um filme que proporcione entretenimento. É literalmente como olhar para o Sol. Uma experiência de sentidos. É audição, tato e visão à flor da pele, uma interpretação poética e de extrema sensibilidade sobre os limites do ser humano em busca da salvação de sua própria existência e uma demonstração coesa sobre até onde vão a coragem, a amizade, a compaixão e a vontade de salvar a humanidade, mesmo que para isso grandes sacrifícios tenham que ser feitos. É a convivência harmônica, mesmo no espaço, dos diversos elementos da natureza. É fogo, água, ar e terra no máximo de sua essência e beleza.

Do que se trata? A energia do Sol está prestes a acabar e uma equipe de oito pessoas viaja numa espaçonave transportando um equipamento capaz de dar nova vida ao astro-rei. Em determinado momento da viagem, a tripulação perde contato com a Terra e a partir daí, cabem apenas a eles as decisões que poderão salvar a vida deles e/ou da humanidade.

É aí que entra em pauta a discussão sobre até que ponto o ser humano aguenta a pressão psicológica de uma missão dessas, sobre até que ponto os tripulantes estão dispostos a sacrifícios para completar a missão e sobre as diversas formas de comportamento da mente quando defrontada com tal responsabilidade, alguns sendo tomados pelo sentimento de heroísmo e outros pelo sentimento de covardia e insanidade.

Afinal, é assim que funciona o ser humano, fundido por sensação antagônicas, por paradoxos sentimentais e pelo instinto de sobrevivência, típico de animais que somos.

Danny Boyle exerce todos os quesitos que lhe são pertinentes, cada vez melhor. Sua maneira de abordar os assuntos de seus filmes - geralmente discutindo essas possibilidades de fim da humanidade, de isolamento humano e as práticas de autodestruição do homem – é muito peculiar. Ele sabe perfeitamente equilibrar profundidade com a diversão que o expectador espera ao assistir um filme. É assim que funcionaram seus filmes anteriores Extermínio e Trainspotting e foi assim que funcionou também o mais recente, Quem Quer Ser Um Milionário.

A sonoplastia de Sunshine pode parecer a alguns uma agressão ao tímpanos, mas que tem um porquê: como a intenção é colocar nossos sentidos à prova, como se estivéssemos realmente sendo confrontados com o Sol, o elemento sonoro é explorado ao máximo, assim como o volume agudíssimo de algumas cenas, que nos dá a sensação de sufoco, desespero.

Outro sentido aguçado no filme é a visão, brindada com uma fotografia maravilhosa, de um esplendor único, poesia em cima de poesia, mesmo quando está com textura estourada para dar a idéia do clarão do Sol. As cenas de morte são de uma beleza emocionante, uma delas (a primeira) é uma das cenas mais lindas e sensíveis que já vi no cinema até hoje. E não venham me apedrejar por eu denunciar que pessoas morrem por que em qualquer filme do gênero isso acontece! Fiquem vocês com o suspense de saber se a missão dá certo ou não!

A reconstituição do espaço, da nave, do Sol e dos elementos físicos é muito bem feita, pelo menos para quem não entende de física parece tudo feito com muito cuidado, escolhas estudadas e analisadas com critério antes de serem tomadas. A equipe contou com o apoio inclusive de pessoas da Nasa para reconstituir imagens e cenários.

Desenvolvido com maestria, o filme só tropeça no final, quando a trama se perde um pouco, dando mais espaço ao thriller do que deveria. Mesmo assim, é um programão.

P.S.: Assisti no cinema e depois em dvd. Obviamente em casa os sentidos ficam menos aguçados, mas ainda assim, dá para ter idéia do deslumbre que as imagens nos causam. Recomendo que assistam com volume um pouco mais alto e de preferência, com ambiente escuro.

Trailer (sem legendas)



Sunshine - Alerta Solar
(Sunshine, Inglaterra, 100 minutos, 2007)
Dir.: Danny Boyle
Com Cillian Murphy, Michelle Yeoh, Chris Evans...

Nota: 8,5

6 comentários:

O Cara da Locadora disse...

É um filme lindíssimo, gostei muito do que você escreveu... Acho que peca um pouquinho na chegada do zumbizão (rs, num resisti a piada, mas é o que ele me parece), dava para deixar um pouquinho menos explícito, mas não estraga essa obra prima do Boyle...

Cassi Umetsu disse...

nossa, vou até assistir depois de ler essa crítica!

Fred Burle disse...

Obrigado, "O Cara da Locadora" (!).
Não sou contra o zumbizão, mas a transição brusca para a parte de "perseguição" é que deixou um pouco a sensação de que não encontraram um final melhor, então resolveram acabar com tudo de qualquer jeito e apressadamente... Mas não estraga mesmo a obra.

Fred Burle disse...

E ae, Cassiana! Pois é, de vez em quando a inspiração para escrever bate mais intensamente, mas é o filme que provoca isso. Então, se saiu bem a crítica, pode ver que o filme é bom! rsrs
Beijo!

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Olha que eu ainda não tive vontade de conferir Sunshine, mas depois dos seus coments eu mudei de opinião. VOU CONFERIR! E quando eu ver, vou comentar no meu blog :

até mais...

Fred Burle disse...

Que bom, Altieres!
Assista mesmo e depois quero saber o que achou.
Abraço!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias