O diretor e roteirista Bent Hamer (do chatíssimo Factotum) dessa vez acerta um pouco mais ao tratar, de maneira incisiva, dos efeitos que uma aposentadoria pode ter na vida de um workaholic, como o inicial desnorteamento por não ter atividades que substituam o trabalho e o consequente aceleramento da senilidade.
O curioso cartaz denuncia o espírito do filme, ou seja, muitas situações bizarras estão por acontecer. Horten conhecerá várias pessoas, tão excêntricas quanto ele, enquanto repensará sua vida.
Mas não esperem uma comédia rasgada. As bizarrices são plausíveis e as piadas virão em poucos momentos, lentamente soltas, como lento é o ritmo do filme. Talvez seja esse o grande inimigo do filme: o ritmo.
Em contraponto, somos agraciados com uma bela fotografia, com enquadramentos muitíssimo parecidos com os de Wes Anderson (Os Excêntricos Tenenbaums, A Vida Marinha com Steve Zissou), quase sempre estáticos e abertos – valorizando a simetria e a profundidade dos ótimos cenários –, à exceção das panorâmicas do trem (igualmente bonitas), que atravessa todo o interior do gélido país.
Outro acerto do filme é a trilha sonora, cheia de barulhinhos e instrumentos diferentes, mas muito agradável, num ritmo tranquilo e sem colaborar para o sono que algumas cenas causam.
Interessante como cada profissão tem as suas brincadeiras internas. Neste caso, os maquinistas reúnem-se para adivinhar a qual modelo de trem pertence determinado som de apito ou quantas pontes existem entre uma linha e outra.
Pronto. Não há muito mais o que se discutir sobre o filme. É simples, lento, com bonitas imagens e por vezes, divertido.
Gosta desse tipo de filme? Está sem sono? Caro Sr Horten é uma boa pedida para quem quer passar o tempo com algo diferente... e nada mais.
Trailer:
Caro Sr Horten
(O' Horten, Noruega/Alemanha/França, 85 minutos, 2007)
Dir.: Bent Hamer
Com Baard Owe, Espen Skjønberg, Ghita Nørby
Nota 6,8
Saiba se o filme está em cartaz na sua cidade!
-------------o----------------o---------------o---------------o---------------
Comentário pós-post: esta semana recebi mais um selo, o "Este Blog Acerta em Cheio", dessa vez conferido pela Amanda Aouad, do ótimo CinePipocaCult, um dos blogs que mais gosto e acompanho desde que comecei a postar. Muito obrigado pelo carinho, Amanda!
5 comentários:
Eu ainda não tinha ouvido falar neste filme. Parece ser legal!
Tenho interesse em ver esse, já tinha lido tbm a crítica do meu amigo Charles do plano sequencia!
Parece ser bem legal!
Abs! Diego!
Kamilla, o filme estreou timidamente no Brasil, mas espero que você consiga vê-lo. Não é excelente, mas vale a pena ver.
Dewonny, por acaso foi a crítica do Charles que despertou curiosidade para ver o filme! É bom. Assista-o!
Abraço procês!
Adoro esses filmes assim que apostam na simplicidade! Verei assim que puder!
Bota simples nisso, Rafael!
Mas é interessante.
Abraço!
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.