Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Santiago: O documentário

Poucas vezes um filme impactou-me tanto quanto este documentário nacional, dirigido pelo competente João Moreira Salles. Assisti por acaso, na última sessão do último dia do filme em cartaz aqui em Brasília, em 2007. Lembro até do horário da sessão: 16:40.

Depois daquele dia, foram dois longos anos torcendo para que o diretor liberasse a venda do filme em dvd, já que ele não tinha esta intenção, por achar que o filme expunha demais a sua intimidade, bem com as suas fraquezas. Eis que em fevereiro deste ano a distribuidora VideoFilmes resolveu lançar uma edição limitada do dvd. Eu, obviamente, corri e comprei o meu, antes que acabasse (e, de fato, acabou, uma semana depois).

Santiago é um filme cheio de camadas. Cada um que o assiste tira dali um tema diferente a ser discutido. A primeira camada é a que acompanha o mordomo (que dá nome ao filme) da família Moreira Salles, durante cinco dias. Uma figura incrível, excêntrica, culta e que construiu um mundo paralelo, no qual viveu até o fim dos seus dias, por não se encaixar no mundo real. Vestia-se com um fraque para tocar Beethoven ao piano, mesmo sem público, por achar que devia tamanho respeito ao compositor. Escreveu, em mais de 30 mil folhas e durante 30 anos, a história da aristocracia mundial. Cria ser um aristocrata e lhe gostava pensar que o casarão no qual trabalhava era o Palácio Pitti.

Foi crescendo e observando o mordomo que João Moreira Salles teve a ideia de fazer um documentário sobre aquela encantadora figura. Filmou tudo em 1992, mas somente em 2005 retomou o material para, finalmente, concluir sua edição e percebeu, então, que aquilo que havia filmado não era exatamente o filme que tinha em mãos. Mudou o foco, despiu-se de qualquer vaidade e resolveu relatar sobre a ética que o regia (ou não) para construir o documentário como bem entendesse.

Foi aí que o filme me ganhou. Sempre estudei que, para analisar um documentário como fonte de pesquisa, é preciso ter desconfiança, pois as situações filmadas nem sempre correspondem ao real, pois poderiam ter sido ensaiadas ou falseadas. A simples presença da câmera já faz com que o depoente aja de maneira diferente do que agiria em uma situação corriqueira. Mas nunca um diretor teve a coragem de se expor e dizer “eu erro”, “eu falseio”, “eu invento”, “eu manipulo situações e cenários” e por aí vai.

Além disso, João Moreira recheia o filme com referências (Fred Astaire, Werner Herzog, Ozu, etc).

Santiago é um documentário metalinguístico, que discute as questões intrínsecas ao gênero e reconstrói e discute o tema “memória” (através das memórias de Santiago e a da família Moreira Salles) com brilhantismo, muita beleza e muita poesia em suas cenas e falas, apesar dos planos sempre muito duros e da quase ausência de planos próximos. Tal resultado só pôde ser alcançado por causa da maturidade do diretor ao longo dos treze anos (que fizeram o hiato entre as filmagens e a conclusão do filme) e da excelente montagem de Lívia Serpa.

Uma aula de documentário, a ser imensamente estudada e cultuada ainda.

Ganhou prêmios e mais prêmios pelo mundo, mas foi pouco divulgado no Brasil. E infelizmente, não foi sequer vendido para as locadoras.

Os poucos privilegiados que ainda encontrarem o dvd para comprar, poderão ainda conferir uma faixa comentada pelo diretor, dois curtas metragens e mais alguns outros bons extras.

Boa sorte na procura pelo filme, mas uma coisa eu garanto: valerá muito a pena!

Esse filme pode mudar sua maneira de assistir documentários, para sempre.



Trailer:


Santiago
(Brasil, 80 minutos, 2007)
Dir.: João Moreira Salles

Nota 9,6
P.S.: descobri que, no site da VideoFilmes, ainda há exemplares do filme à venda. Para quem se interessar, eis o link.

6 comentários:

Dewonny disse...

Ainda ñ vi esse documentário, mas pretendo, todo mundo fala bem dele!
Abs! Diego!

Fred Burle disse...

Dewonny, se você gosta de documentários e/ou cinema nacional, este filme é obrigatório!
Tomara que consiga encontrá-lo para assistir. É difícil, mas a procura vale a pena, acredite!
Abraço!

Rafael Carvalho disse...

Também fiquei bastante impressionado quando vi aqui numa Mostra em minha cidade. Foi o melhor filme para mim de todo o eveto, e é impressionante a forma como o diretor consegue falar de si mesmo, de forma tão crítica e contundente. É quase um pedido de desculpa por aquilo que ele (e o filme) poderiam ter se tornado. Mas os dois (fime e diretor) se abrem com uma sinceridade incrível. E Santiago é um personagem incrível! Virei fã do Moreira Sales!

Fred Burle disse...

Que sorte sua ter visto o filme, Rafael!
É mesmo maravilhoso. Mas não se engane; vi os depoimentos no dvd e descobri que muita coisa no filme continua sendo uma mentira, ou seja, não dá pra acreditar em nada mesmo!
Também sou fã do João. Tomara que ele volte a fazer filmes.

Abraço!

Monalliza disse...

Encontrei esse maravilhoso Documentário numa loja virtual, e ainda tem, se tiver alguém interessado corra, pois ele acaba rápido, foi difícil para encontrar o meu, o site é: www.achouaqui.com.br

Bjos

Fred Burle disse...

Monalliza, obrigado por postar a dica. É um dvd muito difícil de encontrar e muita gente quer.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias