Como era de se esperar, o Brasil está fora da disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, mais uma vez. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta quarta-feira (19) uma lista com os nove semifinalistas da categoria, selecionados dentre os 66 inscritos inicialmente.
Com isso, o Brasil completa oito anos de jejum do Oscar. A última vez que esteve indicado foi em 2003, com as quatro indicações (fotografia, direção, edição e roteiro adaptado) obtidas por “Cidade de Deus”, de Fernando Meireles.
Como ninguém alimentava esperanças sobre a indicação de “Lula – o Filho do Brasil”, a surpresa veio por parte da França, que ficou de fora com “Sobre Homens e Deuses”, considerado até então um dos favoritos.
Enquanto isso, outras obras confirmaram seu favoritismo, como “Biutiful”, do mexicano Alejandro Gonzalez Iñarritu; e o dinamarquês “Em Um Mundo Melhor”, de Susanne Bier, que acabou de ganhar o Globo de Ouro da categoria.
Dos nove concorrentes restantes, cinco receberão a indicação, cujo anúncio acontecerá no próximo dia 25 de janeiro. A entrega dos prêmios está marcada para o dia 27 de fevereiro, no Kodak Theatre. Confira abaixo, a lista com os nove semifinalistas:
“Fora-da-Lei” (Argélia), de Rachid Bouchareb
“Incendies” (Canadá), de Denis Villeneuve
“Em um Mundo Melhor” (Dinamarca), de Susanne Bier
“Dente Canino” (Grécia), de Yorgos Lanthimos
“Confessions” (Japão), de Tetsuya Nakashima
“Biutiful” (México), de Alejandro Gonzalez Iñárritu
“Life, Above All” (África do Sul), de Oliver Schmitz
“Tambien la Lluvia” (Espanha), de Iciar Bollain
“Simple Simon” (Suécia), de Andreas Ohman
“Incendies” (Canadá), de Denis Villeneuve
“Em um Mundo Melhor” (Dinamarca), de Susanne Bier
“Dente Canino” (Grécia), de Yorgos Lanthimos
“Confessions” (Japão), de Tetsuya Nakashima
“Biutiful” (México), de Alejandro Gonzalez Iñárritu
“Life, Above All” (África do Sul), de Oliver Schmitz
“Tambien la Lluvia” (Espanha), de Iciar Bollain
“Simple Simon” (Suécia), de Andreas Ohman
13 comentários:
Olá bom dia,
Recebemos o selo de qualidade da creativite e indicamos o seu blog para receber também.
Abraço
KADU (CCINE)
http://ccine10.blogspot.com/2011/01/selo-de-qualidade-blog-recomendadissimo.html
Well... Acho que todos já esperavam isso mesmo, né? Uma pena que o Brasil tenha tido tantos bons filmes em 2010 e poucos possam conhecer. O Oscar traz visibilidade, mas eles escolheram assim.
Agora é esperar a lista final terça-feira.
bjs
Realmente não tinha como o Brasil entrar no Oscar com um filme tão sem graça como Lula.
Provavelmente Biutiful leva essa.
Abraços.
ATÉ LÁ FORA ELES SABIAM DESTA PROPAGANDA " lula o filho do brasil". BEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
FEITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
É com tanto filme bom, mas o q vale e puxar o saco do Lula né. Espero q não contem a vida da Dilma em filme, ai quem sabe no próximo nós poderemos mandar um filme melhor.
Óbvio que esse filme sem graça não levaria...
se tivessem indicado Tropa de Elite 2 quem sabe não teríamos chance?
Todo mundo já sabia,tivemos outras boas opções preferiram escolher o filme do patrão...Dá nisso.
O Brasil ou brasileiros nunca ganharão um Oscar.
Cineastas Brasileiros e as produtoras não ficam puxando o saco de norteamericanos como Almodovar faz, nem ficam enviando caixas de charutos, vinhos, champagnes e whiskys para os participantes da MPAA para ganhar alguma coisa.
Além do fato que o Brasil não tem produções ultimamente tão boas, quando teve, com Tropa de Elite, os babacas que deveriam enviar esse filme para avaliação não o fizeram, com medo de manchar o Brasil com a mensagem de violência que o filme tinha. Oras, se pode mandar um filme só de bandidos (Cidade de Deus), porquê um de policiais não pode? É por essa razão, HIPOCRISIA, também, que o Brasil nunca terá um Oscar.
Ainda: deu vergonha alheia do inglês de Fernanda Montenegro na recepção do Oscar na época que concorria com Central do Brasil.
Pô tudo bem q esse ano o Brasil fez alguns bons filmes, mas de boa o Brasil só sabe fazer filme que mostra violência ou putaria, nem dá pra competir assim!
Kadu, muito obrigado pelo selo e lembrança!
Amanda, como você já deve ter visto, pelo menos temos o João Jardim lá, com o "Waste Land".
Bruno, também creio que Biutiful leve, mas seria interessantíssimo que Kynodontas ganhasse. Eu ia achar o máximo!
Master Calculus, quem te disse que o Brasil também não havia paparicos aos membros da MPAA? O Brasil tem sim, ultimamente, produções muito boas, mas que não têm o "poder" para serem escolhidas. Quanto ao Tropa de Elite, não foi escolhido porque "O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias" fazia mais o perfil da Academia, tanto que ficou entre os 7 finalistas e ficou semanas em cartaz nos EUA, arrecadando por lá bem mais que o próprio Tropa de Elite. E Fernanda Montenegro pode ter o inglês que for, mas pelo menos ela fez por onde estar lá.
Abraços a todos
Claro que não deu certo!!! Eu acho que deveriam indicar um filme do DIDI pra concorrer pô!!
Que sacanagem!!
"fazia mais o perfil da Academia"
Perfil da Academia?
Me desculpe, Fred, mas o tal "perfil da Academia" é um só: poucos escolhidos, favoritos e paparicação. Se o Brasil não faz como a Argentina faz, jamais terá um oscar nas mãos.
Master, me conta como a Argentina faz?
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.