Depois de vários posts sobre os melhores da década que passou, é chegada a tão aguardada lista com o Top 20! Decidir quem ficaria com a primeira posição foi dificílimo – cheguei a trocar as duas primeiras posições várias vezes – mas acabei optando por esta ordem pelo que a citada trilogia representa para o cinema mundial. É um divisor de águas, executado brilhantemente – e isso é inegável. O segundo e o terceiro lugar inovam (muito) na linguagem cinematográfica e poucas vezes me senti tão emocionado e orgulhoso ao ver filmes nacionais com tanta qualidade. Para quem reclama do nosso cinema, devia antes assistir este tipo de filme. Assistí-los foi quase tão excitante quanto os anos mágicos de espera por dezembro, para assistir a mais uma parte da trilogia dos anéis. Lembrando que “O Senhor dos Anéis”, assim como “Kill Bill”, não teve suas partes separadas no ranking, pelo fato de terem estas sido filmadas de uma só vez e formam um único filme.
Coincidência ou não, todos os vinte primeiros colocados do top 100 representam um salto de qualidade e criatividade no uso da linguagem cinematográfica imenso, cada qual em sua época e cada qual em seu nicho ou país. Na década de 2000 ficou evidente que cinema cult e cinema de entretenimento fazem parte do mesmo grupo, ou seja, a arte. A busca pela qualidade foi o que imperou nestes filmes, não importando com qual público eles dialogavam, quer admitam ou não os mais conservadores críticos e espectadores.
Reitero que esta é uma lista pessoal. Fiz com muito carinho e espero que vocês possam aproveitar as dicas. Cada um de vocês pode deixar um comentário com os seus filmes preferidos dos anos 2000. Será ótimo ter estas outras opiniões registradas aqui.
Para ver as outras partes do ranking e as menções honrosas da década de 2000, clique aqui. Os títulos com crítica publicada aqui no blog estão devidamente linkados. Espero fazer críticas de todos, aos poucos.
Lembrando que, para fazer a lista, levei em consideração o ano da primeira exibição mundial dos filmes, ou seja, o ano constante na ficha técnica de cada obra no IMDb. É por isso que alguns filmes, só lançados no Brasil em 2010, já fazem parte da lista.
Vamos aos meus xodós da década de 2000:
(The Lord of the Rings, Nova Zelândia/EUA, 178/179/201 minutos, 2001/2/3)
Dir.: Peter Jackson
(idem, Brasil, 75 minutos, 2009)
Dir.: Karim Ainouz e Marcelo Gomes
(idem, Brasil, 86 minutos, 2007)
Dir.: João Moreira Salles
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 108 minutos, 2004)
Dir.: Michel Gondry
(Requiem for a Dream, EUA, 102 minutos, 2000)
Dir.: Darren Aronofsky
(Dancer in the Dark, Dinamarca, 140 minutos, 2000)
Dir.: Lars von Trier
(Into the Wild, EUA, 148 minutos, 2007)
Dir.: Sean Penn
(idem, Brasil/França, 130 minutos, 2002)
Dir.: Fernando Meirelles
(The Dark Knight, EUA/Inglaterra, 152 minutos, 2008)
Dir.: Christopher Nolan
(Grizzly Man, EUA, 103 minutos, 2005)
Dir.: Werner Herzog
(Sen to Chihiro no kamikukashi, Japão, 125 minutos, 2001)
Dir.: Hayao Miyazaki
(Le Scaphandre et le Papillon, França/EUA, 112 minutos, 2007)
Dir.: Julian Schnabel
(idem, Dinamarca, 178 minutos, 2003)
Dir.: Lars von Trier
(Where the Wild Things Are, EUA, 101 minutos, 2009)
Dir.: Spike Jonze
(Okuribito, Japão, 130 minutos, 2008)
Dir.: Yôjirô Takita
(Finding Nemo, Austrália/EUA, 100 minutos, 2003)
Dir.: Andrew Stanton
(El Secreto de Sus Ojos, Argentina/Espanha, 127 minutos, 2009)
Dir.: Juan José Campanella
(idem, EUA/Inglaterra, 162 minutos, 2009)
Dir.: James Cameron
(Mary and Max, Austrália, 80 minutos, 2009)
Dir.: Adam Elliot
(idem, EUA, 98 minutos, 2008)
Dir.: Andrew Stanton
24 comentários:
Adorei a lista.
Realmente Sr. dos aneis é um marco.
Parabéns pelo blog.
Na moral.. onde vivem os monstros nao vale nada, tira ele e poem um desses; ilha do medo, Bastardos Inglorios, Onde os fracos nao te vez, Valsa com Bashir, os infiltrados, Gran torino ou guerra ao terror
gostei muito da seleção top 100 da década.. só não curti muito senhor dos anéis como o primeiro.. mas né, cada um com seu cada um. rsrs alguns filmes não conhecia, curiosa para ver. :)
Fred senti falta de alguns títulos, como Onde os Fracos não tem vez, Os infiltrados, Gran Torino, Up altas aventuras entre alguns outros. Não curto Las Von trien, por sua linguagem mais forte. Do seu top 10, estariam no meu top 10, O senhor dos aneis, avatar e o sensacional, Na Natureza selvagem. Mas confesso ter uma dificuldade em fazer uma lista tão impactante como esta. Parabéns pela iniciativa e pela coragem de fazer uma lista destas.
Visitem
www.cinemaniac2008.blogspot.com
Que ótimo!
Vou incluir alguns na minha lista de próximos filmes a assistir.
Abs.
Boa lista, mas acho que faltou quem quer ser um milionário, juno e blow(profissão de risco com jhonny depp) e alguns outros como football factory também, sendo esse último um filme no qual me identifico, por isso acho que faltou, mas ainda assim um bom filme. Fora esses acho que a sua lista ficou muito boa!
Muita boa lista, no geral, estilos variados, destaque para o cinema nacional, produções independentes e de grandes estúdios.
Da lista dos vinte, só não assisti "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" e "Mary e Max". Os outros concordo que estejam entre os cem melhores da década, mas, mudaria a ordem de alguns. Acrescentaria ainda "Valsa com Bashir".
Agora, como você falou, na hora escolher a ordem, o gosto pessoal sempre fala alto. Parabéns.
bjs
Senti falta de "The Notebook"
ótima lista, a triologia pra mim tbm estaria no topo hehe
lembro até hj a maneira como saí do cinema qndo ví o retorno do rei
só mudaria a posição de alguns tbm.
confesso q sou meio preconceituoso com o cinema nacional, mas vou procurar ver o mais logo possível "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo''(aliás, que título fod*!!)
abrs
Amei ver A viagem de Chirriro entre os 20 mais de sua lista!
Fred, filmes como Na Natureza Selvagem, Brilho Eterno, A Partida, Wall-E, Mary and Max certamente fariam parte da minha lista. Eles são obras-primas, sem tirar nem por.
Senhor dos Aneis merece estar num top 100, sem dúvida... mas hoje em dia não gosto tanto como antigamente.
Avatar é o único que discordo, afinal, vendo no DVD aqui de casa não teve o mesmo efeito de um IMAX, sinal que a parte técnica é muito superior a história em si.
E... VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PQ TE AMO...
Realmente preciso assistir a este filme. Tenho que aproveitar que está em cartaz na minha cidade.
Abs.
Caralho, meu! Vocês são retardados ou o quê? Essa é a lista do cara, façam uma para vocês!
Cadu, obrigado!
Denis, "na moral", não vou tirar nem pôr filme nenhum. Gosto da lista assim. Mas você pode colocar estes filmes na sua, não?!
Nathalia, aproveite a lista para ver o que você não viu. Garanto que vai gostar de muita coisa e talvez discordar de outras!
Thiago, muito obrigado. Não é fácil montar listas como esta. Onde os Fracos Não Têm Vez está na lista, na 29ª posição. Gran Torino levou menção honrosa e Up e Os Infiltrados, a meu ver, não mereceram entrar para o top 100.
Márlio, faça bom proveito! Espero que goste dos filmes.
Amanda, eu gostei de Valsa com Bashir, mas não a ponto de colocá-lo aqui. Veja assim que puder os dois que não viu!
E muito obrigado! Beijo pra você!
Victor, ainda não vi The Notebook, acredita?! Mas vou reparar este erro em breve.
Fernando, existe cinema bom e ruim em qualquer lugar do mundo. Talvez "Viajo Porque Preciso..." seja um bom pontapé inicial para você perder este preconceito.
Rodrigo, Chihiro é bom demais e representa muito para o cinema japonês e para a linguagem das animações. Não está aí à toa. Que bom que você também gostou.
Bruno, já foi ver Viajo Porque Preciso...? Fiquei curioso pra saber sua opinião.
Bob, obrigado pela defesa, mas não tem problema a galera exprimir suas opiniões, desde que sejam de maneiras respeitosas, como todos o fizeram acima.
Avatar merece ta no top de CG e so
Pq nao quesito filme ele e uma bomba
Adorei a lista! Mas nao vi Manderlay nela! Ou sera que vi errado???
parabens pelo blog!
Manderlay é um ótimo filme, mas muita coisa teve que ficar de fora da listam por falta de espaço. Este foi um deles...
Obrigado por acompanhar o blog!
Fred, assisti o "Homem-Urso" e queria saber um pouco mais da sua opinião sobre esse documentário. Por que o colocou em décimo lugar ?
Thiago, eu é que fiquei curioso agora. Afinal, você gostou ou não da presença de O Homem Urso na lista? Eu acho um documentário genial, com diversos debbates sucitados. Assim que puder, escreverei sobre todos os filmes da lista, ok?
Abraço!
eu achei que só eu era doido, mas esse post ganhou, só filme chato pô
Gostos...
Éu já acompanhei dezenas de listas de melhores desta década(que é a que eu mais me interesso pelos filmes) e a sua bateu o recorde de filmes que eu não incluiria, a anterior era do filmes do chico q eu concordava com 22 a sua concordei com apenas 17.
Pedro, você assistiu tudo que está nesta lista?
Você tem uma lista própria? Seria interessante você dizê-la. Quem sabe ela contenha filmes que eu deveria assistir?!
Cade O Pianista?
O Pianista devia ao menos estar em 2º.
Avatar pra mim é fraquíssimo. É mais um grande filme em termos marketeiros e de revolução do 3d. Nada além disso.
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.