Entrou no ar nesta semana, um novo blog do pessoal do CTAv (Centro Técnico Audiovisual), Plano-Geral.
No blog, serão tratadas questões sobre preservação audiovisual, tendo como principais postantes o diretor do CTAv, Gustavo Dahl; o pesquisador e professor Rafael de Luna Freire e o conservador da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner.
O tema “preservação audiovisual” é um tema que merece ser discutido permanentemente. É a velha história: um país sem memória é um país sem identidade. E os registros fílmicos contribuem muito para a compreensão do panorama atual do país, não só do cinema, mas de toda a sua cultura. Os filmes antigos, mesmo os de ficção, servem como fontes de pesquisas históricas e ajudam a entender os contextos político e sociológico em que foram feitos.
O trabalho de preservação, para ser realizado com sucesso, precisa da conscientização dos produtores e principalmente, do apoio financeiro das instituições, que no Brasil são predominantemente públicas, mas não suficientes para abrandar a situação dos filmes, já que o processo de restauro e preservação é caro e não consegue atender à demanda. A quantidade de filmes que já desapareceram ou que encontram-se em processo de deterioração é enorme. Se medidas não forem tomadas a todo o momento, esses registros culturais podem desaparecer de vez, virando, literalmente, vinagre.
Fica aí a dica do blog, que disporá artigos de pessoas importantes ligadas à questão, informações sobre a pesquisa no acervo do CTAv e utilização da cabine de projeção de lá e também fará, mensalmente, sorteios de livros e dvds raros (este mês, uma coleção de dvds do Humberto Mauro será sorteada).
O endereço é http://www.ctav.gov.br/plano-geral/ . Não percam!
4 comentários:
Boa dica, Fred, não apenas pela importância do tema, como pelo sorteio, hehe. Humberto Mauro é um patrimônio nacional que deveria ser mais difundido e comentado, porém muitos não sabem nem de quem se trata. Um exemplo de pessoa que conseguiu fazer cinema no país, quase sozinho, na raça. Braza Dormida e Canto da Saudade são os meus preferidos, junto com o hilário curta "a velha a fiar".
Boa dica, mesmo! Darei um pulo lá. ;)
Foi o lado arquivista, aflorado mais uma vez! =)
É verdade, Amanda.
Todo mundo escuta falar nos primórdios do cinema norteamericano, mas ninguém sabe que o cinema brasileiro tem uma bela história e importância. Humberto Mauro é mais um dos nossos grandes artistas que caiu no esquecimento. Eu mesmo, antes de estudar cinema, nunca tinha ouvido falar. Depois de estudar, a visão sobre o cinema nacional mudou completamente e o pensamento de que devemos preservar nossa memória só aumentou.
É nosso dever levar esses temas a mais e mais pessoas.
Abraço!
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.