Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Apenas Uma Vez

Tenho o maior prazer em indicar hoje esse filme que se tornou meu xodózinho do ano passado.

Não só porque é muito bom, mas porque tenho orgulho da forma que ele foi feito.

Em 2005, o diretor John Carney assistiu a uma apresentação da banda The Frames, em Dublin, Irlanda. Gostou da apresentação e pediu então ao líder da banda, Glen Hansard, que compusesse algumas canções, a partir das quais escreveria o roteiro de um filme. Glen o fez e as canções integraram um roteiro de 60 páginas.

John Carney não só teve esse insight como teve também grandes sacadas. Resolveu fazer o filme com um orçamento mínimo, de apenas 150 mil dólares, para não ter interrupções do estúdio e nem compromisso com a bilheteria. A decisão colaborou para o maior trunfo do filme: a simplicidade. Tudo é feito de maneira quase caseira, utilizando câmeras digitais e iluminação artificial mínima, cenários reais (há até uma cena em que crianças curiosas olham para a câmera, para a atriz e vice-e-versa) e muita câmera na mão, podendo acompanhar de bem perto a movimentação dos atores.

Inicialmente, o protagonista do filme seria Cillian Murphy (Café da Manhã em Plutão, Sunshine e Extermínio), mas ele desistiu do personagem e abriu os olhos do diretor para outro fato: ninguém melhor que o próprio compositor das músicas para encarar o personagem e interpretar as canções da maneira que deveriam ser interpretadas. Glen Hansard topou, mas para se sentir à vontade, indicou Marketa Irglova, também cantora (que nunca tinha atuado) e sua amiga, para fazer seu par.

O resultado é um filme intimista, romântico, com lindas canções e conduzido com uma sensibilidade ímpar, que em momento algum apela para os caminhos fáceis do clichê e da pieguice.

Todas as escolhas combinam perfeitamente com a própria história: ele é músico, toca violão nas ruas de Dublin e ajuda o pai em uma loja de conserto de aspiradores de pó. Ela é tcheca, vende flores pelas ruas para sustentar a família e tem o hobby de tocar piano. O acaso une “ele” e “ela” (sim, os personagens não têm nome e acredite, isso não faz a menor diferença) num caminho de auto-conhecimento e paixão pela música, buscando a realização de um sonho, que quase sempre começa de forma caseira e com muita dedicação.

O resultado prova que às vezes muita verba pode atrapalhar o filme e que o que realmente importa é desenvolver um bom trabalho e acreditar naquilo que se faz. O sucesso é consequência disso: o filme teve uma repercussão excelente, arrecadou 138 vezes seu orçamento e ganhou prêmios importantes como o Grande Prêmio do Público no Festival de Sundance, melhor filme estrangeiro no Independent Spirit Awards e Oscar de melhor canção, além de 2 indicações ao Grammy. Até Bob Dylan gostou tanto, que convidou a dupla do filme a fazerem o show de abertura de parte de sua turnê mundial.

Um filme emocionante, feito com coração e que toca justamente lá: no coração.

Para os românticos e sonhadores de plantão.

Nota: 8,5

Trailer do filme:

video

Para os interessados, segue o link do torrent do filme (extraído do MakingOff) e também da trilha sonora.

Quem preferir alugar, encontrará no dvd alguns bons extras, como o making of, entrevistas e mais sobre os cantores.


Ficha:

Título Original: Once

Direção: John Carney
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano: 2006

País: Irlanda


Fontes: Adorocinema, BoxOfficeMojo.

BlogBlogs.Com.Br

8 comentários:

Elizabeth Maia disse...

O filminho do post anterior nem me interessa, mas este e fiquei curiosa. Seus textos são muito bacanas, Fredzinho. Me dá até vontade de ver. Bjins pra vc!

Fred Burle disse...

=)
Existem filmes bons em todos os gêneros, então vou tentar dar dicas pra pessoas de todos os gostos tb!
Assista esse, Beth! É bom que você também vai poder julgar a qualidade da música! =)
Bjo!

Luciana Seabra disse...

Fred, por coincidência assisti a este filme há três dias. Nunca tinha ouvido falar e peguei sem acreditar muito nele. Realmente é tocante! Simples e maravilhoso! Sabe que não tinha nem reparado que os personagens principais não tinham nomes? Realmente não faz a menor diferença!
Parabéns pelo blog! Adoro filmes leves como este, mas entendo muito pouco sobre cinema. Vou passear por aqui para compreender um pouco mais.

Nina Ramos disse...

Fred,seu blog é mto bom. Vc é mto inteligente e eu adorei ler sobre os filmes,seus comentários e as notícias do mundo do cinema. É bom p/gente leiga como eu entender um pouco do assunto e ter boas opções de filmes p/assistir.
Vc é um talento maravilhoso!
Bjm
NINA

Fred Burle disse...

Oi, Lu! Que honra você ler meu blog!
Te admiro e adoro seu posts. Volte sempre!
Beijão!

Fred Burle disse...

Fiquei tímido, Carlinha!
Uma pena que toda vez nos falamos tão rapidamente em Piras.
Grande beijo pra você!

Lilith K. disse...

Esse filme é simplismente lindo, tocante e meu favorito !

Fred Burle disse...

Lilith, que bom. É um dos meus favoritos também.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias