Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Apenas Uma Vez

Tenho o maior prazer em indicar hoje esse filme que se tornou meu xodózinho do ano passado.

Não só porque é muito bom, mas porque tenho orgulho da forma que ele foi feito.

Em 2005, o diretor John Carney assistiu a uma apresentação da banda The Frames, em Dublin, Irlanda. Gostou da apresentação e pediu então ao líder da banda, Glen Hansard, que compusesse algumas canções, a partir das quais escreveria o roteiro de um filme. Glen o fez e as canções integraram um roteiro de 60 páginas.

John Carney não só teve esse insight como teve também grandes sacadas. Resolveu fazer o filme com um orçamento mínimo, de apenas 150 mil dólares, para não ter interrupções do estúdio e nem compromisso com a bilheteria. A decisão colaborou para o maior trunfo do filme: a simplicidade. Tudo é feito de maneira quase caseira, utilizando câmeras digitais e iluminação artificial mínima, cenários reais (há até uma cena em que crianças curiosas olham para a câmera, para a atriz e vice-e-versa) e muita câmera na mão, podendo acompanhar de bem perto a movimentação dos atores.

Inicialmente, o protagonista do filme seria Cillian Murphy (Café da Manhã em Plutão, Sunshine e Extermínio), mas ele desistiu do personagem e abriu os olhos do diretor para outro fato: ninguém melhor que o próprio compositor das músicas para encarar o personagem e interpretar as canções da maneira que deveriam ser interpretadas. Glen Hansard topou, mas para se sentir à vontade, indicou Marketa Irglova, também cantora (que nunca tinha atuado) e sua amiga, para fazer seu par.

O resultado é um filme intimista, romântico, com lindas canções e conduzido com uma sensibilidade ímpar, que em momento algum apela para os caminhos fáceis do clichê e da pieguice.

Todas as escolhas combinam perfeitamente com a própria história: ele é músico, toca violão nas ruas de Dublin e ajuda o pai em uma loja de conserto de aspiradores de pó. Ela é tcheca, vende flores pelas ruas para sustentar a família e tem o hobby de tocar piano. O acaso une “ele” e “ela” (sim, os personagens não têm nome e acredite, isso não faz a menor diferença) num caminho de auto-conhecimento e paixão pela música, buscando a realização de um sonho, que quase sempre começa de forma caseira e com muita dedicação.

O resultado prova que às vezes muita verba pode atrapalhar o filme e que o que realmente importa é desenvolver um bom trabalho e acreditar naquilo que se faz. O sucesso é consequência disso: o filme teve uma repercussão excelente, arrecadou 138 vezes seu orçamento e ganhou prêmios importantes como o Grande Prêmio do Público no Festival de Sundance, melhor filme estrangeiro no Independent Spirit Awards e Oscar de melhor canção, além de 2 indicações ao Grammy. Até Bob Dylan gostou tanto, que convidou a dupla do filme a fazerem o show de abertura de parte de sua turnê mundial.

Um filme emocionante, feito com coração e que toca justamente lá: no coração.

Para os românticos e sonhadores de plantão.

Nota: 8,5

Trailer do filme:

Para os interessados, segue o link do torrent do filme (extraído do MakingOff) e também da trilha sonora.

Quem preferir alugar, encontrará no dvd alguns bons extras, como o making of, entrevistas e mais sobre os cantores.


Ficha:

Título Original: Once

Direção: John Carney
Tempo de Duração: 85 minutos
Ano: 2006

País: Irlanda


Fontes: Adorocinema, BoxOfficeMojo.

BlogBlogs.Com.Br

8 comentários:

Elizabeth Maia disse...

O filminho do post anterior nem me interessa, mas este e fiquei curiosa. Seus textos são muito bacanas, Fredzinho. Me dá até vontade de ver. Bjins pra vc!

Fred Burle disse...

=)
Existem filmes bons em todos os gêneros, então vou tentar dar dicas pra pessoas de todos os gostos tb!
Assista esse, Beth! É bom que você também vai poder julgar a qualidade da música! =)
Bjo!

Luciana Seabra disse...

Fred, por coincidência assisti a este filme há três dias. Nunca tinha ouvido falar e peguei sem acreditar muito nele. Realmente é tocante! Simples e maravilhoso! Sabe que não tinha nem reparado que os personagens principais não tinham nomes? Realmente não faz a menor diferença!
Parabéns pelo blog! Adoro filmes leves como este, mas entendo muito pouco sobre cinema. Vou passear por aqui para compreender um pouco mais.

Nina Ramos disse...

Fred,seu blog é mto bom. Vc é mto inteligente e eu adorei ler sobre os filmes,seus comentários e as notícias do mundo do cinema. É bom p/gente leiga como eu entender um pouco do assunto e ter boas opções de filmes p/assistir.
Vc é um talento maravilhoso!
Bjm
NINA

Fred Burle disse...

Oi, Lu! Que honra você ler meu blog!
Te admiro e adoro seu posts. Volte sempre!
Beijão!

Fred Burle disse...

Fiquei tímido, Carlinha!
Uma pena que toda vez nos falamos tão rapidamente em Piras.
Grande beijo pra você!

b disse...

Esse filme é simplismente lindo, tocante e meu favorito !

Fred Burle disse...

Lilith, que bom. É um dos meus favoritos também.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias