Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

terça-feira, 26 de abril de 2011

Curta: Eu Não Quero Voltar Sozinho


Eu já tinha postado aqui o Café com Leite, curta que o Daniel Ribeiro dirigiu em 2007 e arrecadou prêmios mundo afora, inclusive o Urso de Cristal no Festival de Berlim.

Em 2010, Daniel estreou Eu Não Quero Voltar Sozinho, no Festival de Paulínia, que de lá para cá já foi exibido em outros 21 festivais, levando para casa 27 prêmios. Todos prêmios merecidos.

O tema da homossexualidade é até hoje muito mal explorado e retratado no cinema brasileiro e não será nenhuma surpresa se Daniel for o responsável pelo primeiro grande longametragem GLBT brasileiro.

Leonardo (Guilherme Lobo) é um adolescente cego, cuja vida muda completamente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ele terá que lidar, ao mesmo tempo, com os ciúmes da amiga Giovana (Tess Amorim) e entender os próprios sentimentos, despertados por este novo amigo, Gabriel (Fabio Audi).

É revigorante o talento que Daniel demonstra ter para dirigir obras densas, mas com uma leveza incrível. O atenção e a importância dada ao elenco se reflete na tela: o trio de adolescentes está impecável, super à vontade e parecem encarar com maturidade um assunto difícil, especialmente entre adolescentes.

O roteiro é uma pequena pérola, não só por ser bem escrito, mas pela ideia inovadora. O fato de ter um personagem cego como protagonista desvio todo o clichê de que a pessoa se descobre gay pela atração pelo mesmo sexo. Leonardo é desprovido do recurso visual, então o processo de se apaixonar por um outro garoto diz respeito apenas ao coração. E isso o diretor retrata com muito sentimento e simplicidade.

Não é difícil se emocionar com esta pequena e preciosa obra. O final só deixa um gostinho de “quero mais” e uma vontade de que esta linda história possa se tornar um longa um dia.




34 comentários:

Ccine 10 disse...

Concordo com cada palavra sobre esse maravilhoso curta.
Achei maravilhoso e singular o modo do Daniel em contar essa história.
Abraço Fred

Fred Burle disse...

Oi, Ccine!
Eu também já tinha visto que vocês postaram o curta lá no blog de vocês. É muito bom e deixa um gostinho bom. Tomara que o longa não demore a sair.

Abraço!

Alexandre LTJ disse...

Sensacional a tua critica ao curta meetragem, assisti ontem na internet e é realmente muito bom, faz jus ao teu comentário, mas fica a pergunta, quando estréia a parte 2? Pois ficou com o gostinho de quero mais! Abração do teu amigo de Porto Alegre!

Fred Burle disse...

Oi, Alexandre. O comentário sobre o "gostinho de quero mais" é quase unânime, mas o diretor já declarou que o longa vai demorar um pouco a sair. Se pelo menos sair, valerá a espera.

Abraço

Eric Luciano disse...

Sensacional!

Precisamos de filmes com este conteúdo para acabar de vez com a Homofobia, e claro retratar que todos nós somos iguais.
A cada dia os produtores/diretores brasileiros tem caprichado nas obras.
Vou ficar ancioso na estréia do longa!

Fabíola disse...

Fiquei emocionada. Espero realmente que essa história tenha continuação pqe é uma lição contra a homofobia. Todos somos iguais.

Anônimo disse...

O melhor filme com essa temática de todos os tempos.

@cerescampos disse...

Adoreei, quero logo um longa.

Anônimo disse...

Sou contra a agressão a discrinação, mais dai a passar a incentivar e achar bonito isso desde pequeno é absurdo..., nem um gay quer ter um filho gay, tenho certeza que nenhum acaria sua barriga na gravidez pedindo que que sua menininha goste de mulheres e vice versa, que cada nasça feliz no corpo que nasceu...

Unknown disse...

Não qro que acabe assim...qro um longa.

Anônimo disse...

Estória maravilhosa, seria melhor se o o menino defifiente visual fosse hereto...

Anônimo disse...

Como o comentário acima também não sou a favor a discriminação, porém mostrar o homossexualismo com a aparência de "doçura" é o mesmo que incentivar.

Anônimo disse...

é o fim do mundo mesmo...

Anônimo disse...

Lindo, verdadeiro, e romântico. Pena que é um longa, pois na vida real é só promiscuidade heheee... Talvez seja por isso que a humanidade não aceita, pois se fosse lindo, verdadeiro e por amor seria mais fácil, sinto muito!!!

Anônimo disse...

Tadinha da garota D: tomara que vire longa mesmo, eu vou ver \o/

aldrey disse...

Amei o curta,e sei bem que já não é fácil enfrentar uma sociedade preconceituosa,ainda mais retratando o lado homossexual,coloquei em um dos meus blogs,sobre o curta,claro colocando como fonte aqui,se quiser ver...
http://aldreylaufer.blogspot.com/
bjs e parabens pela escolha!

Unknown disse...

Muito louco esse curta meu irmão. Fudidasso mesmo. Curta brasileiro 100% sensacional. Parabéns.

Anônimo disse...

Vocês estão influenciando muitos jovens a serem gays. No futuro o que será desses jovens? Na minha opinião é falta de etica e moral! sim concordo que esse tema é mal explorado e é bom as pessoas não terem precoceitos, mas colocar "crianças" é errado, se querem começar a tratar esse tema que vão aos poucos para evitar alguns conflitos...

Anônimo disse...

Caramba que lindo, tomara que o longa venho logo *-*

Anônimo disse...

nossa que legal!!

e ficou mesmo gostinho de quero mais uhsausas

mto bom!

Bia Roma disse...

O Curta é perfeito... Lindo mesmo

Quanto a esse comentario:

"Lindo, verdadeiro, e romântico. Pena que é um longa, pois na vida real é só promiscuidade heheee... Talvez seja por isso que a humanidade não aceita, pois se fosse lindo, verdadeiro e por amor seria mais fácil, sinto muito!!!"

Amigo(a) nao generalize algo que nao conhece, sou lesbica, namoro TRES anos e amo minha namorada, sem promiscuidade.
Acho que seria como generalizar a sua opiniao dizendo que vc é 'Assassino de gays' quando apenas esta expressando sua opnião, opnião errada mas mesmo assim sua.
Reveja seus conceitos, e jamais generalize nada. Nao se pode dizer que todos nos fazemos determinada coisa sem saber, procure conhecer varios homossexuais e nao apenas tirar conclusao por um só.

ARLITON E RENATA disse...

Bom, acho muito bonitinho e muito romântico, só que realmente a realidade é outra! Eu já tive duvidas sobre a minha sexualidade na adolescência, isso pode acontecer mas nunca fui incentivada a isso. Tenho um filho de 4 anos de idade hoje e não quero que ela seja gay. Acho feio e errado, na vida real é promiscuidade sim, não é natural, pra mim é a mesma coisa que prostituição.
Respeito o direito de escolha de cada um, mas nem por isso vou deixar de expressar a minha opinião.
Não ligo que os outros sejam gays, mas não quero isso na minha familia, triste pra mim é ver que a sociedade em que o meu filho vai viver o homosexualismo será incentivado. Fim dos tempos.
Isso não é natural e eu espero que nunca seja.

Anônimo disse...

"Lindo, verdadeiro, e romântico. Pena que é um longa, pois na vida real é só promiscuidade heheee... "
odeio pessoas que dizem que no meio homossexual é só promiscuidade. Porra, eles só devem "conhecer" aqueles que gostam de fazer escândalo, e que não tem respeito pelo próximo e fica de putaria pela rua ou na frente de outras pessoas que não acham legal. Eu tenho 16 anos, sou gay, minha família toda sabe, e namoro a 6 meses. E nunca no meu relacionamento teve essa de "promiscuidade", cada um tem noção de até onde deve ir, em respeito aos outros.

Anônimo disse...

caramba,deu de dés a zero no filme americano brukbek montan mesmo sendo um curta .parabens esse é um verdadeiro curta de todos...

Anônimo disse...

Muito bom!So queria deixar bem claro que não existem influencias ao homossexualismo,que ninguem "vira" gay pq assistiu a um filme.A pessoa já nasce gay!!!

Fred Burle disse...

HM, Fabíola, @cerescampos, Felipe - estamos todos na espera e torcida

Aldrey - obrigado pela citação! Já irei lá dar uma olhada.

Samuel - que bom que gostou neste, mano!

Bia Roma - obrigado pelo comentário. Você me poupou de ter que responder estes homofóbicos covardes, que sequer nome deixam no blog e acham que a internet é terra sem lei e a usam para vomitar seus preconceitos e o seu lado mais podre. S
Seu comentário disse tudo.

Ramona - você acha mesmo que este curta está incentivando algo? E mesmo se estivesse, não seria este "algo" o amor sem condições e barreiras? Para alguém que já teve dúvidas sobre a própria sexualidade, você deveria entender melhor a questão e as pessoas que nascem com tal orientação.
Já que você não entendeu por si mesma, espero que o seu filho possa te ensinar isso, sendo ele gay ou não.

A todos os anônimos - independente de vocês serem contra ou a favor do curta, não respondo quem eu não conheço nem o nome.
De qualquer forma, obrigado por deixarem suas opiniões e enriquecerem (ou empobrecerem, em alguns casos) o debate.

Abraços a todos!

Adriana disse...

concordo plenamente com o que Fred disse, é um curta maravilhoso. e com certeza merece um longa

Andarilho disse...

Muito bom mesmo. Se tiver um longa, verei.

Yami disse...

Realmente muito bom...
Aos que discordam do tema, me pergunto porque se dão o trabalho de comentar.

Já sobre o comentário da promiscuidade...
Promiscuidade mesmo são crianças de 14 anos competindo quem "comeu mais mulé" no baile...

Sou gay e namoro a 15 meses, e te garanto, que estamos muito mais interessados na companhia um do outro do que em sexo.

Voltando ao curta, aguardo anciosamente pelo longa *-*

Fred Burle disse...

Adriana e Andarilho - o longa sairá. Só deve demorar um pouquinho.

Yami, digamos que Freud explica estes casos (dos que se dão ao trabalho de comentar, sem gostar do tema, aparentemente)! Quanto à promiscuidade, isso acontece com toda a variedade de orientações sexuais, mas pelo preconceito, só os gays ficam estigmatizados por isso. Por isso depoimentos como o seu e de muitos outros são muito bem-vindos.

Abraços

Anônimo disse...

bom d mais esse curta!!! e pensar q isso aconteceu comigo, vamos torcer pela continuaçção

Anônimo disse...

a mais simples e pura forma de amor

Anônimo disse...

Lindo filme, de uma sensibilidade e doçura que combate a ideia preconceituosa de que relações homoafetivas são apenas "promiscuidade".

Anderson disse...

Intaum meu caro Fred, o longa já esta rolando, oque vc tem a nos dizer do novo trabalho?

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias