O Livro de Kells é datado de 800 DC e é tido como um dos livros mais antigos do mundo. Fica aberto à exposições, mas muito bem protegido, na Trinity College, universidade conceituada situada em Dublin, na Irlanda. Suas iluminuras e sua escrita – toda em latim – representam a cultura dos povos celtas que habitaram a região de Iona.
O filme “O Segredo de Kells” conta a história deste livro, na época de sua criação, pouco antes dos ataques vikings que obrigaram a população a se mudar para o Monastério de Kells, no Condado de Meath. Mas, para tornar a história mais acessível, os diretores Tomm Moore e Nora Twomey decidiram fazê-lo em formato de animação, com um roteiro permeado de fantasia.
Brendan é um garoto que se prepara para se tornar monge. Sua fascinação pelo famoso livro a ser escrito o leva a desobedecer ordens de ficar longe da floresta, para tentar encontrar os corantes ideais para se pintar as iluminuras do livro. Lá, ele conhece Aisling, uma “protetora da floresta”, com poderes encantados, que poderá ajudá-lo em sua busca.
A estética empregada se assemelha bastante às iluminuras do livro original, o estilo sem perspectivas pré-renascentista. É de uma fidelidade visual que impressiona e encanta, especialmente aqueles que já viram ou conhecem a história do Livro. É o resultado de um trabalho minucioso, todo feito à mão.
O orçamento da animação, uma pechincha de 6 milhões de euros, fez com que os diretores produzissem parte do filme em quatro países de custos baixos no ramo: Bélgica, Hungria, França e... Brasil! Surpreendendo com sua forma de produção e sua estética, o filme acabou entrando na corrida pelo Oscar de melhor animação em 2010, concorrendo com pesos-pesados, como “Up”, “A Princesa e o Sapo”, “Coraline” e “O Fantástico Sr Raposo”. Não venceu, mas seu feito é admirável.
“O Segredo de Kells” é uma animação cheia de fantasia e aventuras. Suas passagens extremamente sombrias hão de agradar aos adultos, ao mesmo tempo que não afastarão o interesse das crianças. Um filme ainda a ser descoberto pelo público, depois de ter seu caminho aberto pelas premiações e pela crítica.
Trailer:
(The Secret of Kells, 75 minutos, França/Bélgica/Irlanda, 2009)
Dir.: Tomm Moore, Nora Twoney
Nota 8,5
0 comentários:
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.