Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Crítica: Machete

Quando Robert Rodriguez e Quentin Tarantino lançaram seu projeto comum, Grindhouse, algo chamou tanto a atenção dos fãs quanto os próprios filmes (Planeta Terror e À Prova de Morte) que compunham o projeto: era o falso trailer que os precedia, Machete.

Com um nome cujo significado é “facão”, o personagem incorporado por Danny Trejo tornou quase uma lenda instantânea. Rodriguez decidiu então levar a história a sério e rodar este longametragem, com status de filme cult e contando com um elenco estelar, que inclui Robert de Niro, Jessica Alba, Michelle Rodriguez, Lindsay Lohan e a participação mais que bem-casada de Steven Seagal, o rei dos filmes “B” de ação.

Como o antiherói em questão é de nacionalidade mexicana, os roteiristas Rodriguez (Robert e Álvaro) resolveram contextualizar a história com o assunto que mais tange a relação entre México e EUA: a imigração. A mesma, clandestina ou não, interessa a alguns (empregadores em busca de mão-de-obra qualificada e barata), mas causa desdém nos norteamericanos nativos, o que faz com que o governo use a “perseguição” aos chicanos como plataforma política.

Após ser perseguido por um traficante de drogas, Machete (Trejo) aceita o trabalho sujo de matar um senador corrupto (Robert de Niro, ótimo e bonachão como sempre). Para isso, contará com a ajuda de um padre (Chech Marin), uma socialite especialista em manuseio de armas (Lohan) e uma misteriosa mexicana vendedora de nachos (Rodriguez). Para perseguí-lo, temos o próprio traficante (Seagal) e uma fiscal de imigração (Alba).

À vontade como Machete, Danny Trejo dá conta do recado e se sustenta bem como protagonista, mas a opção (ou não) do diretor por abandonar o espírito trash cômico do falso trailer e assumir uma versão socialmente crítica e partir para a ação sanguinolenta acabaram por tirar um pouco da graça que havia na tosqueira proposta anteriormente.

É claro que as escolhas não foram em vão. O filme chega aos cinemas encorpado, mais denso e com muito sangue e cabeças decepadas para agradar aos fãs do gênero. Sequências infames e totalmente inverossímeis já nascem antológicas, como a do hospital e a da freira – não digo do que se trata, para não tirar a graça. Mas, pelo seu todo, não parece ser do tipo que fará nerds vibrarem como Planeta Terror e À Prova de Morte fizeram.

É um bom filme, com bons roteiro, direção e elenco, mas faltou um pouco de tempero (leia-se graça) para o caldo ficar completo.

Trailer:

(idem, EUA, 105 minutos, 2010)
Dir.: Robert Rodriguez e Ethan Maniquins
Com Danny Trejo, Robert de Niro, Steven Seagal
Nota 7,0
 

11 comentários:

Rodrigo Nogueira disse...

Olá Fred!

Para mim esse é o filme mais engraçado do ano!

Amanhã publico a lista dos meus 10 melhores filmes do ano e o Machete estará incluído.

Espero você por lá pra deixar seus pitacos!

Abração!

Pedro Henrique Gomes disse...

Caraca, tô doido pra ver esse. Espero que sexta entre no circuito daqui (Porto Alegre).

Amanda Aouad disse...

Até agora nem sinal de fumaça desse filme em Salvador... Pena.

bjs

Película Criativa disse...

Também tô doida para ver esse filme. Espero uma ótima direção de Robert Rodriguez e muita ação.

SubHeaven disse...

Ótimo filme. Quase chorei de emoção nas cenas finais.

Todo homem deveria assistir.

Anônimo disse...

esse filme é foda.

Anônimo disse...

Lindsey Lohan e Steven Segal já é certeza que o filme é comédia!

Anônimo disse...

EI não é esse daí o cara que aparece no filme dos pequenos espiões
ele chama machete também e é o mesmo ator

Anônimo disse...

Jesus... Robert De Niro da no piloto automatico mesmo. Tenho esperanças dele ainda voltar a fazer um filme ótimo.

@KellxD disse...

Opa! Erro ai, Fred: "uma miseriosa mexicana vendedora de nachos (Rodriguez)", não seria "misTeriosa"? ^^

Fora isso, não sei porque mas a cada trailer eu ia perdendo mais a vontade de vê-lo. Quem sabe um dia eu tente, mas por enquanto, prefiro ter overdoses do DVD de Distrito 9 que comprei. xD

Fred Burle disse...

Rodrigo, Machete passará longe da minha lista dos melhores, apesar de não ser de todo ruim. Vou ver sua lista agora.

Pedro Henrique, tomara que já tenha podido ver e que não tenha gasto seu rico dinheirinho em vão!

Amanda, incrível como este filme está restrito a SP e RJ até hoje. Não dá pra entender...

Película Criativa - o filme é assistível, mas a direção do Rodriguez, desta vez, não foi das melhores.

SubHeaven, quanto orgulho macho! Por que "todo homem devia assistir"? Mulher também pode, não?!

@KellxD, obrigado pelo toque. Correção feita. Você fez uma boa escolha, assistindo Distrito 9 novamente. Vale mais a pena!

Abraços!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias