A mais recente obra do aclamado diretor romeno Radu Mihaileanu (Trem da Vida) deve agradar ao público, apesar de não estar recebendo críticas empolgadas.
Conta a história de Andreï Filipov, ex-maestro da famosa Orquestra de Bolshoi, que fora demitido na época da Doutrina Brejnev, por recusar-se a se separar dos seus amigos músicos judeus. Trinta anos depois e ainda trabalhando no Bolshoi, só que como faxineiro, Filipov encontra um fax convidando a Orquestra para tocar em Paris. Ele vê naquilo a chance de se vingar e decide reunir os antigos músicos para fazer a tal apresentação, se passando pelo verdadeiro Bolshoi. O fato renderá muita confusão, mas desencadeará também uma série de eventos acontecidos à época de maestro de Filipov – segredos que ele fez questão de guardar a sete chaves até então.
Partindo de uma premissa que por si só não se sustenta e sendo incrementado por uma trama folhetinesca que há muito tempo caiu para abaixo da linha da pieguice, Mihaileanu tenta realizar uma comédia inteligente, mas não sai do óbvio em momento algum.
Perdido entre o cinema cult e o cinema popular, o diretor realiza uma obra cheia de defeitos, que vão das interpretações até a famigerada montagem, que exagera no enfoque das subtramas e nos inserts repetitivos dos componentes da Orquestra – que nada têm a ver com a trama principal – pelas ruas de Paris.
O ator Alexei Guskov se esforça como o protagonista, mas não é ajudado pela sua maior companheira de cena, Mélanie Laurent (de Bastardos Inglórios), tão bela quanto rasa na pela da jovem e aclamada musicista Anne-Marie Jacquet, convencendo apenas na crucial e triunfal sequência de apresentação da Orquestra Bolshoi – sequência esta que eleva o filme a um patamar intermediário, livrando-o de ser um desastre.
O filme chega ao fim aos trancos e barrancos, não deixando claro se sua intenção era ser cult ou pop, mas é amparado por uma excepcional, longa e feliz apresentação do tal concerto do título (que executa belas composições de Tchaikovsky) e apesar das muitas falhas, diverte. Surpreendentemente, uma boa Sessão da Tarde... e (infelizmente) nada mais.
Trailer:
(Le Concert, França/Itália/Romênia/Bélgica/Rússia, 119 minutos, 2009)
Dir.: Radu Mihaileanu
Com Alexei Guskov, Mélanie Laurent
Nota 5,5
0 comentários:
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.