Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 10 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2 bate recordes individuais e coletivos

Que “Tropa de Elite 2” seria um grande sucesso, todos já sabiam. Mas nem os mais otimistas poderiam imaginar os números que o filme alcançaria já no seu primeiro fim de semana.

De acordo com divulgação do FilmeB, “Tropa” levou para os cinemas, em seus três primeiros dias em cartaz no Brasil, mais de 1,3 milhão de pessoas.

Chico Xavier”, até então o recordista nacional, obteve público de 585 mil espectadores em seus três primeiro dias de exibição, menos da metade do feito de "Tropa". A média de público foi de mais de 1,8 mil pessoas por sala, número poucas vezes alcançado, mesmo por arrasa-quarteirões norteamericanos.

Estes números representam a quinta maior abertura de todos os tempos no Brasil e a maior deste ano, ultrapassando o 1,2 milhão que o fenômeno "Crepúsculo: Eclipse" alcançou. 


Esta impressionante abertura desbanca sucessos do calibre de "Harry Potter", "Piratas do Caribe", "X-Men", "Homem-Aranha" e faz o filme assumir a quarta posição no ranking geral das maiores aberturas dos últimos dez anos no Brasil.

A expectativa é de que o filme encerre a carreira com um público mais de 6 milhões de pessoas, mesmo número do maior sucesso da chamada Retomada*, “Se Eu Fosse Você 2” – sinceramente, eu aposto em 8 milhões. É o sucesso das continuações se firmando (finalmente) como um grande filão a ser explorado no Brasil.

Além do recorde individual, o novo episódio protagonizado pelo Capitão Nascimento ajudou o cinema brasileiro a quebrar um tabu: de acordo com Sérgio de Sá Miranda, é a primeira vez, desde a Retomada, que o circuito tem mais de 50% de suas salas ocupadas com filmes nacionais.

O longa deve ainda ajudar o cinema brasileiro a ter o seu melhor ano de vendagem de ingressos, superando os números do ano passado, até então o nosso melhor ano desde 1995.

Algo impensável até pouco tempo atrás, deve agora ser comemorado.

A mim, que daqui de longe não tenho como ver o filme, resta torcer para que ele venha para o Festival de Berlim, assim como o primeiro. Se depender da quantidade de crítica positiva que o filme tem recebido, a vaga está garantida!

Fontes: FilmeB

_____________________________________________________________________________________________
*Retomada: nome dado ao movimento de renascimento do cinema brasileiro, que foi praticamente extinto no Governo Collor, com o fechamento da Embrafilme, e reiniciado em 1995, com o filme "Carlota Joaquina", de Carla Camurati. De lá para cá, o cinema brasileiro veio num crescente, na tentativa de resgatar a sua produção e o seu público.

25 comentários:

Fábio Honório disse...

Olá Fred, me responde uma coisa, vc fala muito em Retomada. O q vc chama de retomada?
Perdoe a minha ignorancia.

Fred Burle disse...

Olá, Fábio. Obrigado pela pergunta. Chama-se de Retomada o movimento de "renascimento" do cinema brasileiro, que foi praticamente extinto no Governo Collor, com o fechamento da Embrafilme, e reiniciado em 1995, com o filme "Carlota Joaquina", de Carla Camurati. De lá para cá, o cinema brasileiro veio num crescente, na tentativa de resgatar a sua produção e o seu público.
Para facilitar, coloquei uma nota de rodapé no post.
Abraço!

Lucas disse...

Você tem dados do Carandirú? Achava que a estreia deste filme havia sido fenomenal tmb.

Fred Burle disse...

Lucas, Carandiru também foi fenomenal. Teve 468 mil espectadores na abertura, mantendo o posto de maior abertura da Retomada até 2009, quando estreou Se Eu Fosse Você 2. Hoje, Carandiru é a quinta maior abertura desde 1995. Ele terminou a carreira com quase 4,7 milhões de espectadores no Brasil.

Hugo disse...

O sucesso e a qualidade do primeiro filme são os combustíveis para este recorde de bilheteria na sequência.

Abraço

Anônimo disse...

Oi Fred,
vamos esperar que o filme seja exibido nao so em Berlin, mas em toda a Alemanha. Eu moro em Passau, assim como muitos outros brasileiros e quero muito ver esse filme.

Tudo de bom!

Fred Burle disse...

Hugo, disso ninguém tem dúvidas. É por isso que eu disse que o filão das sequências deve ser explorado no Brasil, porque isso impulsiona o mercado. Se for feito com a mesma qualidade do primeiro, melhor ainda!

Anônimo, espero que o parque exibidor brasileiro alcance logo Passaú e tantas outras cidades que não possui nenhuma sala no Brasil. E tomara que o filme alcance o mercado internacional!

Abraços

Luiz disse...

acho o termo "retomada" impróprio, visto que a qualidade dos filmes nacionais é sofrível, tratar algo assim dessa forma é o mesmo que dizer que o no sso congresso tomou vergonha, só por causa do Pero Simon, por exemplo...
aliás para haver uma "retomada" teria que ter havido uma "tomada" e, na melhor das hipóteses, para cada 100 filmes realizados, talvez 1 se salve.
quais filmes nos últimos 20 anos se salvariam?
mais de 1?
eu citaria Central do Brasil, o homem que copiava, o auto da compadecida, lisbela e o prisioneiro, carandiru, cidade de deus (genial), tropa de elite 1 e 2.
olah só o naipe do nosso representante no oscar...
rsrsrsrrsr

Fred Burle disse...

Luiz, o termo "retomada" nada tem a ver com a qualidade dos filmes. Ele aplicado por que nossa produção foi sim, retomada a partir de 1995, como eu já expliquei. O crescente aquecimento do setor só confirma o termo, portanto, ele não é impróprio.

Quanto à qualidade do cinema nacional, você precisa conhecê-lo melhor para sair por aí apedrejando-o desta forma. Os exemplos que você citou são exemplos que unem público e qualidade, algo que pouco acontece no cinema de qualquer país. Infelizmente, a divulgação do cinema independente é limitada e por isso, muitos bons filmes não chegam à grande massa. Só chegam a quem os procura.

E quanto ao nosso representante no Oscar, é lamentável que a escolha seja política. Se fosse qualitativa, teríamos muitas outras boas opções.

bisuico disse...

a quetao e que o povo brasileiro nao da valor a sua cultura, tem pessoas que ficam adorando cantores e atores americanos que nem sabe onde fica o brasil,eu nao consigo entender como uma pessoa que nao conhece outra lingua gosta da musica.

Unknown disse...

cara, o filme é bom, muito bom, muitos não irão gostar porque trata muito o lado politico diferente do primeiro. mas é excelente, assisti dois dias seguidos domingo e segunda e assistiria dinovo se tivesse dinheiro kkk. é o cinema brasileiro mostrando do que é capaz !

weslley disse...

isso ae foi para calar a boca dos paga paus de americanos que acham que o Brasil não sabe fazer filme.

Fred Burle disse...

Anônimo de Passau. Mil desculpas. Não tinha me tocado de que Passau ficava na Alemanha. Agora sim, torcemos juntos pela vinda do Tropa para cá!

Bisuico, não vejo problemas em adorar artistas e filmes de outros cantos do mundo, mas eu concordo plenamente que existe um preconceito do povo brasileiro contra o seu próprio cinema. Espero que um dia isso acabe.

Yuri, é isso aí! Agora, quando tiver dinheiro novamente, assista outros filmes brasileiros! Eles também merecem! =)

Weslley, a intenção não foi esta, mas com certeza também serviu para isso.

Abraços

Anônimo disse...

Ja assisti e pretendo assistir de novo, esse filme eh foda, passa uma mensagem mto boa sobre a realidade brasileira!

Anônimo disse...

fred, por que vc gosta de 'sequencias'? normalmente, pelo menos nas produções americanas, elas, salvo raríssimas exceções, são uma m... feitas somente para arrecadar. valeu, um abraço.

Fred Burle disse...

Onde você leu que eu gosto de sequências? Gosto de filmes. Ponto. O que eu disse foi que sequências devem ser feitas também no Brasil, já que elas rendem muito e impulsionam o mercado. É com o dinheiro delas que outros filmes bons podem ser feitos. A roda do cinema só gira se tiver dinheiro, independente de ser sequência ou não.

Anônimo disse...

Eu vi o filme hoje e adorei. Eh bem diferente do primeiro, mas isso só aumenta o valor do filme. Não é só uma continuação, é uma nova visão dos problemas. Gostei também por ter menos "violência física", algumas cenas do primeiro me davam arrepius. ehuehuehe.
Bjuxx
Cacau

Fábio Honório disse...

Ah sim, já tinha ouvido falar dessa história... então era mesmo o q eu tava pensando.
Valeu pela resposta!

Abraço.

Fred Burle disse...

Cacau, são muitos os motivos pelos quais este filme tem agradado. Os que você enumerou são alguns dentre muitos, felizmente. Ainda não li nenhuma crítica ruim sobre ele.

Fábio, de nada! Sempre que tiver dúvidas, pode perguntar!

Abraços

Lucas disse...

Brigaria pelo oscar de filme estrangeiro??

Anônimo disse...

Assisti o filme e simplesmente achei fantático.É um filme que nos coloca a pensar na realidade que vivemos, sem tirar nem por. Mas tive a sensação ao longo do filme, que o mesmo foi lançado propositalmente após as eleições para que a grande população não fizessem comparações com o governo atual e o mesmo não obtivesse a reeleição.O elenco está ótimo.Wagner Moura realmente impecalvelmente veste a personagem. Final da sessão todos aplaudiram e saíram com um gosto de quero mais.

Fred Burle disse...

Lucas, não vi o filme ainda, mas creio que, pelos elogios que tem recebido, é possível que sim. Vamos ver se será nosso escolhido para 2012, já que em 2011 não teremos chance alguma...

clubeps3 disse...

Olá Fred,

Vejo que os números do público pagante dos filmes brasileiros estarem "pau-a-pau" com os hollywoodianos, ou seja, o público seja, teoricamente o mesmo, até quando nossos filmes terão que usar de forma tão arcaica de patrocínio, com tanto tempo de película desperdiçada em fundo preto com logomarca da Petrobrás por 5 segundos? Não haveria como os patrocinadores, assim como nos filmes gringos, enxergar que o impacto é muito maior vendo um James Bond usando um computador Dell do que o diabo da logomarca solta antes do filme? Será que é um problema exclusivo dos patrocinadores ou já está consagrada como característica de nosso cinema adotar essa forma de divulgação do patrocinador?

Abraço!

Denis disse...

Mas no Tropa 2 aparece Merchan's no meio do filme sim, como a Unimed, a Brahma e a Claro. E ele nao o primeiro, outros filmes nacionais já usaram essa estrategia (lembro de ter visto até mesmo uma propaganda de miojo rsrs).Nao creio que seja uma coisa arcaica, é o mesmo pensamento da Seara em por seu logo na parte da frente, costas, calçao e mangas no uniforme do santos.

Fred Burle disse...

Clubeps3 - não é so o Brasil que precisa dispor de tanto tempo com cartelas de patrocinadores. Basicamente, só EUA escapa disso. Mesmo assim, também colocam suas vinhetas antes dos filmes. É o patrocinador que decide onde sua marca deve ser exposta, logo, a maioria prefere que seja antes do filme. Sem eles, o filme não existe. Nada mais justo do que dar-lhes o devido destaque, não?!

Denis, obrigado pelo comentário. Acrescento suas palavras às minhas.

Abraços!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias