Não é preciso histórias mirabolantes para tratar com profundidade os instintos humanos – que o diga o cinema iraniano dos últimos quinze anos.
Numa locação restrita, o diretor Alexei Popogrebsky consegue construir os seus personagens cheios de nuances e os torna tão humanos que causam no espectador, simultaneamente, raiva, desespero, dó, simpatia e antipatia.
Dois homens trabalham numa estação meteorológica russa ilha isolada no Oceano Ártico. Um já se encontra por lá há muitos anos e o outro acabara de ser enviado para ajudar o veterano. A paranoia do novato, de achar que o outro é violento demais para se ficar próximo, o faz esconder notícias que rapidamente se tornam em mentiras, que vão, num crescente constante, afetando a relação dos dois.
Por vezes, a vontade que se tem é de sacudir o jovem, para que ele tome alguma atitude. Em outros momentos, a sensação é de que ele faz a coisa certa, pois não se sabe quais atitudes o misterioso veterano pode tomar se souber a verdade.
Com poucos recursos, a fotografia extrai a crueza necessária do gélido cenário e deixa para o roteiro a tarefa de explorar a densidade dos personagens, resultando num belo ensaio sobre o sentimento de autodefesa do ser humano.
É interessante que não é preciso tirar da manga nenhuma reviravolta para prender a atenção do espectador do começo ao fim. Nem mesmo uma trilha sonora se faz necessária.
Trailer:
(Kakya Provel Etim Letom/ How I Ended This Summer, Rússia, 124 minutos, 2010)
Dir.: Alexei Popogrebsky
Nota 8,0
3 comentários:
gosto qdo um filme meche com como agente ve um personagem, uma boa construção de carater me faz ficar vidrado no filme... esse vo atras...
Me lembrou lunar. Aquele filme é otimo, apenas 1 ator durante o filme todo.
Vou tentar assistir esse.
José, vá mesmo. Mas assista num dia que não estiver com preguiça!
Anônimo, Lunar é melhor e este aqui tem basicamente dois atores em cena, durante todo o filme. Mas é bem recomendado, como escrevi.
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.