A Sociedade Brasileira dos Blogueiros Cinéfilos (SBBC) realizou, entre seus membros, uma votação para eleger as melhores atuações masculinas e femininas da década de 2000, a qual foi divulgada no dia 10 de outubro.
A Sociedade é composta por 65 blogueiros de cinema do Brasil, dos quais eu faço parte. A lista pode ser conferida no site http://blogueiroscinefilos.wordpress.com/
Chegou agora a minha vez de divulgar quais foram os meus votos, que acabaram ficando bem diferentes do somatório final da SBBC.
Como toda lista causa discórdias, já deixo claro que esta é a minha opinião. Cada um tem direito a ter a sua e é por isso que eu convido vocês a deixarem um comentário neste post, com as suas listas. Dito isso, seguem os (meus) eleitos:
ATUAÇÕES FEMININAS:
1º LUGAR) ELLEN BURSTYN por Réquiem Para um Sonho (2000)
2º LUGAR) MARION COTILLARD por Piaf - Um Hino ao Amor (2007)
3º LUGAR) HILARY SWANK por Menina de Ouro (2004)
4º LUGAR) KRISTIN SCOTT THOMAS por Há Tanto Tempo que te Amo (2008)
5º LUGAR) FELICITY HUFFMAN por Transamérica (2005)
6º LUGAR) HELEN MIRREN por A Rainha (2006)
7º LUGAR) KATE WINSLET por O Leitor (2008)
8º LUGAR) CATE BLANCHETT por Não Estou Lá (2007)
9º LUGAR) CHARLIZE THERON por Monster: Desejo Assassino (2003)
10º LUGAR) MERYL STREEP por O Diabo Veste Prada (2006)
ATUAÇÕES MASCULINAS:
1º LUGAR) FOREST WHITAKER por O Último Rei da Escócia (2006)
2º LUGAR) PHILIP SEYMOUR HOFFMAN por Capote (2005)
3º LUGAR) HEATH LEDGER por Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)
4º LUGAR) JAVIER BARDEM por Onde os Fracos Não Tem Vez (2007)
5º LUGAR) BRUNO GANZ por A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004)
6º LUGAR) RODRIGO SANTORO por Bicho de Sete Cabeças (2001)
7º LUGAR) DANIEL DAY-LEWIS por Sangue Negro (2007)
8º LUGAR) LÁZARO RAMOS por Madame Satã (2002)
9º LUGAR) CHRISTOPH WALTZ por Bastardos Inglórios (2009)
10º LUGAR) JOHNNY DEPP por Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra (2003)
31 comentários:
Sabia que o Daniel Day-Lewis ia estar nessa lista. Foi incrível a atuação dele em Sangue Negro.
A FELICITY HUFFMAN também tava sensacional.
Concordo muitíssimo com: Hilary Swank, Helen Mirren, Felicity Huffman. Kate Winslet gosto mais em Brilho Eterno, Cate Blanchet gosto em quase tudo que é papel e Maryl Streep, bem, quando não é maravilhosa?
Dos Homens senti falta de Colin Firth, que eu adoro, mas tirando Madame Satã que não vi, concordo com toda a lista!
=D
só li a lista esperando pra ver isso: HEATH LEDGER por Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008)
marco meu modo de ver interpretação essa atuação...
Fiu, Daniel Day-Lewis foi o maior responsável pelo grande filme que Sangue Negro se tornou, assim como Transamerica não seria nada sem a Felicity. Motivos suficientes para os dois estarem aí, não é?!
Cris, escolher com qual filme Meryl Streep, Cate Blanchett e Kate Winslet estariam representadas na lista não foi tarefa das mais fáceis. Colin Firth entraria para a lista, se a mesma tivesse uns 5 lugares a mais. Assista o Madame Satã e verás que o Lázaro tem todos os méritos para estar aí.
José, eu também fiquei espantado com a atuação do Ledger. É algo quase sobrenatural. Tão forte que desencadeou o que o levou ao óbito.
Fred achei a tua lista dos 10 melhores muito boa. Tanto no fem, como mais ainda no masculino. Realmente a atuação de Forest Withaker foi sensacional. Curioso, que das dez melhores quase todos foram vilões ou antagonistas né ? Javier Bardem, Heath Ledger, Cristopher Waltz e Johnny Depp com ctz estariam na minha. Gostei mto foi da lembrança de PSH em capote. Ótimo filme. No lado feminino, concordo plenamente com Meryl Streep, Hilary Swank e principalmente, Helen Mirren. Grande abraço e parabéns pelo post.
Visitem
www.cinemaniac2008.blogspot.com
E o Jack Nicolson?? com qualquer papel é sempre o mesmo personagem mesmo?? Cade??
rsrs
Zoação, grande lista...muitos filmes desses nem vi, mas vou usar como referência na hora de escolher um filme para assistir.
Fred cada nome que eu via na lista arrancava suspiros meus. Muito dos filmes que estão aí não assisti, mas do que assisti concordo. Eu sempre digo que em Piaf - Um Hino ao Amor, não é a Marion, mas a própria Piaf, ela está simplesmente perfeita!
Sem comentários para Meryl, Kate Winslet e Cate Blanchett. Entre os homens, é covardia eu falar de Johnny, eu simplesmente o amo... e boa parte dos filmes eu não assisti. Amei tua lista...
bjo
Errrrrrr, a década de 2000 começou em 2001 e não em 2000.......
decada de 2000? lol post bacana e concordo com vc mas olha a concordancia ae...
Cabia o Wagner Moura, pelos dois Tropas de Elite.
Excelente post. Vi a maioria dos filmes e existem grandes interpretações.
Fernanda Montenegro em CENTRAL DO BRASIL não podia ter ficado de fora da lista!
Para mim faltou colocar uma das melhores interpretações que vi até hoje com o papel da atriz Mo'Nique no filme Preciosa pelo qual recebeu o oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Para quem não assistiu vale a pena conferir!!
Ainda não vejo tudo isso no coringa do heath. Só um pouco menos caricaturado que o do jack nicholson. De resto gostei da lista.
Rodrigo Santoro? Wagner Moura em Tropa de Elite 1 e 2 deixa Rodrigo Santoro no chinelo. É o melhor ator brasileiro, disparado
Ótimo post...
FOREST WHITAKER, HEATH LEDGER , JOHNNY DEPP ,HILARY SWANK, MERYL STREEP na minha opinião comandam essas listas !!
Faltou Wagner Moura em Tropa de Elite.
O Heath Ledger foi muito bom, mas eu acho que a performance dele foi super valorizada por causa da morte dele. Se ele não tivesse morrido, eu acredito que o falatório em cima da atuação dele seria razoavelmente menor.
Não concordo com algumas colocações, mas achei legal os dois Br inclusos.
http://nerdz-o.blogspot.com/
Excelente lista. Heath Ledger e Kate winslet deveriam subir um pouco...
Parabéns!
Cate está extraordinária em Não Estou Lá, nas duas Elizabeths, em Notas sobre um Escândalo e Paraíso. Blanchett é a atriz da década.
Thicarvalho, muito obrigado! Que bom que concordou com a maioria!
Lucas, Jack Nicholson é um excelente ator, mas nesta década não fez nenhum papel digno dos 10 melhores. E use a lista à vontade. Tem boas dicas aí!
Sophia, muito obrigado! Agora você só precisa assistir os que não viu, para poder concordar com toda a lista! ehehe
Bruno, a década de 2000 começou em 2000. Informe-se: http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_2000. E sim, é correto dizer "década de 2000", assim como "década de 90, 80, 70, etc"; bem como "anos 2000"... O que iniciou em 2001 foi o novo milênio, bem como o novo século. Ok?!
Tv e Cinema - muito obrigado!
Tárcio, Central do Brasil é da década de 90 e esta lista não compreende tais anos...
Fernando, eu cogitei colocar a Mo'Nique, mas não sobrou espaço. Talvez entre as 20 melhores elas estaria.
Renan, tenho consciência de que não superestimei a atuação do Ledger. Ele estava assustadoramente bem, no papel do Coringa. Na minha opinião, mereceu estar aí.
Nerdz-o, os brasileiros não devem em nada aos gringos e têm todos os méritos para estar na lista, que possui também espanhol, alemão, francesa, ingleses, etc. Procurei não me limitar aos norteamericanos.
MacFelix, o importante é que concordamos com as inclusões, né?!
Trin, pelo conjunto da obra da década, Cate, Kate e Meryl são, para mim, as melhores destes anos.
Abraços a todos e obrigado pelos comentários!
Cara muito boa tua lista!!!
Assisti quase todos e concordo com a lista!!!
É claro que existem outras grandes interpretações mas é muito difícil escolher apenas 10 né??
Tá de parabéns!!
Amei ver a Kristin Scott Thomas na lista, vi esse esses dias e fiquei de queixo caído com a interpretação dela, pena que o Oscar não tenha visto isso....Mas é assim, ela não precisa do Oscar.....
Abração
Adriano
Adriano, muito obrigado!
Fico feliz que tenha gostado.
Abraço!
Fred, não se preocupe. Os filmes que eu não assisti já estão na minha dos próximos que assistirei.
Ah! Não sei se cheguei a ver alguma coisa no seu blog, mas quero saber sua opinião sobre o filme Atonement.
bjo
Fred, muito boa mesmo sua lista! Bem, a vários desses filmes eu ainda nem assisti. Falando das femininas: Réquiem Para Um Sonho eu ainda não consegui ver, mas pra mim a Marion Cotillard é imbatível, assisti a todo o filme verdadeiramente boquiaberto (ainda tenho dúvidas se é a Cotillard ali mesmo, vai que a Edth resolveu possuir a Marion?! rsrs!). Concordo absurdamente com a Swank, o filme é verdadeiramente uma obra-prima, e sua atuação é incrível! A Felicity está inigualável em Transamérica. Mirren, meu Deus, essa mulher é uma loucura, maravilhosa em The Queen! Agora, bom, eu sou completamente suspeito pra falar de Kate Winslet, pra mim ela é, sem dúvida, uma das melhores atrizes de todos os tempos! E, pra acabar de completar, eu não saberia mesmo definir em que filme ela está melhor, se em O Leitor (essa mulher é alemã e não inglesa!), Foi Apenas Um Sonho (que obra de arte de Sam Mendes!) ou Brilho Eterno (um dos meus melhores filmes dos últimos tempos e que nem recebeu o devido reconhecimento!), eu sou louco pelos três, e como a lista é das melhores atuações e não das melhores atrizes, na minha, Winslet entraria pelo menos duas vezes (e olhe lá se eu não colocasse as três!). Ainda não vi Não Estou Lá, mas, com certeza, Blanchett está incrível, ela sempre o é! Monster também não consegui ver, preciso assistir a esse filme, Theron é sempre maravilhosa! E Meryl (pra mim, a melhor atriz do mundo!) dispensa todo e qualquer tipo de comentário, por mim ela faz qualquer coisa e estará perfeita! Muito difícil também decidir o filme, se O Diabo Veste Prada, se Dúvida, ou se outro qualquer em que, com certeza, estará maravilhosa! Só sinto falta de algumas atrizes que, acho eu, você não colocou na lista por falta de espaço. Julianne Moore (por As Horas); Nicole Kidman (também por As Horas); nem presciso dizer que a Meryl também está absurda nesse triunfo que é As Horas (um dos meus filmes preferidos!); sinto falta de Julia Roberts em algum lugar (só não sei se por Closer, O Sorriso de Monalisa ou mesmo Um Segredo Entre Nós); e a Swank em Meninos Não Choram?; também acho a Keira incrível em Desejo e Reparação; Angelina Jolie em A Troca (outro absurdo de Eastwood); acho a Vera Farmiga perfeita (!) em O Menino do Pijama Listrado, e em A Órfã também . Bom, sabe o que eu acho? Que você, Fred, devia criar um Menções Honrosas, pois é até um pecado uma lista com apenas dez colocações pra contemplar a ernorme gama de incríveis atuações que tivemos na década de 2000. Valeu Fred, amplexos! Depois comento as masculinas...
Sophia, na época que vi Atonement, estava em produção e não estava escrevendo... Achei um bom filme, mas não tenho vontade de revê-lo para escrever, não...
Magno, desculpe a demora para responder, mas eu precisava de tempo pra ler com calma seu texto!
Você citou boa parte das minhas dúvidas ao montar a lista. E sim, Julianne Moore e Nicole Kidman ficaram de fora por falta de espaço, mas a Nicole eu colocaria por Dogville ou Moulin Rouge. Acho que a maquiagem do nariz dela em As Horas é que foi, na realidade, a responsável por todo o hype que deram a ela. Esta não foi definitivamente a década de Julia Roberts. Meninos Não Choram é de 1999 e por isso Swank não entrou duas vezes para a lista. Gosto muito da Jolie, mas não consigo ver a interpretação dela em A Troca à altura destas outras da lista. Vera Farmiga foi uma ótima lembrança sua e talvez ela estivesse numa lista de 20.
Enfim, a lista ficou em 10 porque foi este o número de votos que tive que dar na eleição da SBBC.
Abraços para os dois!
Obrigado, Zeca!
Fred, desculpe a minha demora... Demorei pra ler, já tinha até esquecido. Rsrs!
Bom, me confundi com Meninos Não Choram, não faz parte da década. Sou suspeito pra falar da Nicole! Acho-a uma das melhores atrizes do mundo (ao lado de Meryl Streep e Kate Winslet, claro!). Acho que sua atuação em As Horas é uma coisa absurda, o nariz só ajudou no impacto, sua atuação é visceral e transcende a competência. Fred, deixa eu falar um pouco de As Horas... Talvez você não concorde mas acho esse filme "irritantemente" perfeito, maravilhoso, sensível... Posso ficar aqui desfiando elogios. E acho que o Oscar mais injusto da última década foi, com certeza, o de 2003, ao lado do de 2008 (não tem quem me faça entender por que Onde Os Fracos Não Têm Vez rapinou a estatueta de Sangue Negro, nem por que Paul Thomas Anderson perdeu para os Coen, mas tudo bem).Gosto MUITO de Onde Os Fracos..., mas Sangue Negro é um dos maiores absurdos de todos os tempos, é um filme que deve ser estudado quadro a quadro durante os anos que virão, tudo nele presente é milimetricamente perfeito, a fotografia é uma das coisas mais incríveis que eu já vi e a trilha sonora é uma coisa assustadora, sem falar da atuação "demoníaca" de Day-Lewis - enfim, uma das maiores obras de arte de todos os tempos. Voltando a 2003: As Horas merecia MUITO mais a estatueta de Melhor Filme que Chicago. Aliás, qualquer um dos indicados daquele ano merecia muito mais que Chicago. Mas As Horas era o meu preferido. Ponto parágrafo. Já estou ficando com raiva... Rsrs! Acho Dogville uma obra-prima do Trier, maravilhoso mesmo, e Nicole está realmente soberba. Moulin Rouge, gosto muito do filme, mas tenho minhas críticas. E, pra variar, Nicole Musa Kidman está fantástica! Mas eu ainda fico com sua atuação sensível e visceral, ao mesmo tempo, em As Horas.
Cara, Jolie em A Troca está... Vísceral! Amo essa palavra. Rsrs! Amo loucamente esse filme, como quase todos de Eastwood e em minha lista a Angelina teria seu lugarzinho reservado por esse filme.
Fred, Atonement é maravilhoso! Assista de novo e mude sua opinião. Rsrs! A cena de sexo mais linda e poética do cinema foi filmada por Joe Wright e se encontra em Desejo e Reparação. E na minha listinha das melhores atuações constaria a Keira Knightley, que aliás, também está maravilhosa em Pride and Prejudice.
Pensando bem, concordo com você sobre a Julia Roberts (apesar de ela estar soberba em Closer e em Erin Brockovich) e a Vera Farmiga (apesar de entregar uma atuação "visceral" em O Menino do pijama Listrado).
Desculpa, Fred, eu não consigo escrever pouco! Rsrs...
Obs.: Na minha lista a Winslet entraria três vezes e pronto! O Leitor, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Foi Apenas Um Sonho. Hehe... Quando eu ganhar na mega, vou atrás dessa mulher! Rsrs! Aiai...
Obrigado pela paciência e amplexos...
Magno, eu achei ótimo que os Coen tenham ganhado o Oscar em 2008, porque acho "Onde os Fracos..." melhor que "Sangue Negro", apesar de gostar de ambos. Não lembro muita coisa de "As Horas". Lembro que gostei, mas não foi um filme que me marcou. Dogville sim, marcou muito. Lembro até do cheiro que a sessão tinha, do perfume de uma senhorinha que estava sentada atrás de mim.
Atonement eu gosto, não precisa se preocupar! rsrs
Falta ainda recuperar a simpatia pela Keira Knightley, pra poder ver Pride and Prejudice.
E concordo que Kate Winslet e Meryl Streep sejam das melhores de todos os tempos.
Abraço!
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.