Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Crítica: A Origem (Inception)


Christopher Nolan é um dos melhores diretores da atualidade. Ponto.

Não é qualquer um que emplaca, em seu sétimo longametragem, o quinto trabalho entre os “melhores de todos os tempos” (segundo lista do IMDb). Nolan tem construído sua carreira em cima de um tema que parece ser sua obsessão: a mente humana. Assim ele o fez em Amnésia, em Insônia, em O Grande Truque e até mesmo com o Coringa de Batman – o Cavaleiro das Trevas.

Em A Origem, o diretor continua explorando o campo do ilusório, do psicológico e do neurótico, só que, desta vez, através dos sonhos, terreno em que tudo é possível, ou seja, o diretor tem total liberdade de criação e pode inserir a dose de surrealismo e loucura que quiser, sem precisar explicar muita coisa ou ser coerente. Mesmo não tendo esta obrigação, Nolan consegue fazer uma obra muito bem amarrada e coesa.

O filme desenvolve a hipótese de que é possível fabricar sonhos e construir mundos alternativos dentro deles, fazendo com que eles pareçam verdade enquanto vivenciados e deixando as pessoas suscetíveis a fornecer informações, assim como adentrar diferentes níveis de subconsciente enquanto dormem.

Leonardo DiCaprio é Cobb, um ladrão de sonhos. Ele consegue entrar nos sonhos da pessoas e roubar-lhes informações preciosas. Mas foi acusado de um assassinato e só conseguirá provar inocência e voltar para sua família se descobrir a origem da técnica de inserção nos sonhos. Ele contará com a ajuda de sua equipe para esta missão, ao mesmo tempo que será perseguido por um inimigo que só ele sabe quem é e como lidar com ele.

Cenários que mais pareciam engenhocas foram construídos pensando em conferir maior realismo às cenas e possibilitando que o elenco se envolvesse mais com a história, como a sequência de briga sensacional em que Joseph Gordon-Levitt flutua num cômodo rotatório, enquanto seus amigos encontram-se em outra dimensão de sonhos. Um trabalho de direção de arte dos mais impressionantes que já vi. Unida à fotografia deslumbrante, aos efeitos e à trilha sonora sensacional de Hans Zimmer, transforma o filme numa obra tecnicamente impecável.

Felizmente, o vislumbre estético não se sobrepôs ao roteiro e aos personagens, cada qual com sua densidade e importância para a história, sem que nenhum precisasse ser um tirano de atos injustificáveis – todos pecam pela ambição, ciúmes, egoísmo e extinto de sobrevivência. Mérito do diretor e do elenco invejável, que conta com Marion Cottilard (Piaf), Ellen Page (Juno), Joseph Gordon-Levitt (500 Dias com Ela), Michael Caine (dispensa apresentações), Cillian Murphy (Sunshine – Alerta Solar), Ken Watanabe (Cartas de Iwo Jima) e por aí vai.

A Origem junta-se ao seleto grupo dos filmes que exploraram com primor a mente e/ou universos paralelos e realidades alternativas, como Matrix e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. É um filme cheio de conceitos e passível de inúmeras leituras. É bem verdade que muitas dúvidas foram plantadas na minha cabeça depois de assistir ao filme, mas não tem problema. Irei assistí-lo novamente para sanar estas questões (desculpa esfarrapada para rever esta grande obra).

Trailer:
(Inception, EUA/Inglaterra, 148 minutos, 2010)
Dir.: Christopher Nola
Com Leonardo DiCaprio, Marion Cottilard, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, Jacke Earle Haley, Michael Caine, Ken Watanabe, Cillian Murphy
Nota 9,0
 

22 comentários:

Amanda Aouad disse...

Também procurei uma desculpa esfarrapada para ver esse filme de novo, hehe. Ainda estou sob o impacto dele. E concordo com tudo o que diz.

Mas, fiquei curiosa pela nota, 9,0. Não que eu a critique ou ache que deveria dar dez. Como dizem alguns "dez só para Deus", mas é querendo trocar idéia mesmo do que poderia ser uma falha, uma falta, um quase dentro dele.

Quanto ao IMDB, 9,1 com quase 150 mil votos, é mesmo impressionante.

bjs

Fred Burle disse...

Amanda, assim que saí do filme, fui gravar a crítica em vídeo para ele. Na ocasião, a nota 9,0 saltou da minha boca sem muito controle. Para não ser incoerente com o vídeo (que ainda irei publicar), resolvi manter a nota na crítica escrita.
Mas posso dizer que preciso assistí-lo novamente para ter certeza de que não seria exagerado dar uma nota ainda maior. Fico com este receio de me deixar levar por filmes que nos bombardeiam com informações, aí prefiro ser mais comedido na hora de avaliar. Pode ser que a nota aumente depois, mas não será 10, porque comparando com Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, ainda prefiro o primeiro...

Explicado? Falei muito, né?!

Beijo!

Amanda Aouad disse...

hehe, não falou muito não, hehe. Explicou sim. E concordo que é bom assistir de novo depois do deslumbre para ser mais crítico.

bjs

Ah, curiosa pela crítica em vídeo.

Rafael Camargo disse...

Já assisti o "Amnésia", dos filmes citados, e achei fenomenal. Confesso que correrei o quanto antes pro cinema pra assistir esse filme.

Aline Porto disse...

Bom, com certeza vou ver, ou melhor, vamos ver - meu marido ficou muito entusiasmado com ele!! Dos filmes de Nolan só assisti O Grande Truque!! Vou colocar Amnésia e Insônia na listinha de pendências, rs!!

Até a próxima!
bjs

Roberto Simões disse...

Ainda não vi mas grandes recomendações não me faltam!

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «

Daniel disse...

Eu achei o filme a maior decepção do ano. O roteiro tem mais furos que a camiseta que estou usando agora. Ele abusa das explicações for dummies o filme inteiro e mesmo assim hora nenhuma ele nos explica como funciona a interação dos sonhos. O personagem da Ellen Page é irritante de tão mal colocado. Mas esteticamente o filme é lindo. As cenas no hotel são muito bacanas. Na mesma temática eu ainda prefiro Paprika. Por mim esse filme não levaria mais do que 6.
Abs.

Matheus Pannebecker disse...

Acho que todo mundo sai de "A Origem" tendo muitas dúvidas... Eu assisti duas vezes e cheguei a conclusão que as dúvidas não são em relação ao conteúdo. É só o formato mesmo que é extremamente complexo. Sem dúvida, um dos melhores do ano!

Nara disse...

To gostando de ver!!!!!!

Anônimo disse...

o filme do ano!!!! amei este filme.

Heber Marques disse...

Sério, ainda estou absorvendo tudo o que eu vi em A Origem. Isso, por que assisti Quarta Feira. rs
Que filme espetacular. Definitivamente um dos melhores que já assisti.
Fui pra Curitiba só pra ver em IMAX, mas cheguei 15 min. atrazado. Uma pena.
Assisti em 2D, e mesmo assim fiquei impressionado com o filme em todo.
As atuações estão muito boas, efeitos especiais, trilha sonora, roteiro, direção, etc.
Não tenho muito o que dizer, só que para mim, o filme é muito FODA. Foram os meus R$ 7,50 mas bem pagos da minha vida. Vale muito a pena assistir.

Fred Burle disse...

Amanda, pois é... a crítica em vídeo nunca ficou pronta. Daqui a pouco nem dará mais tempo de publicá-la. Hunf.

Rafael, corra para o cinema e também para a locadora, para pegar os outros filmes do Nolan. São todos muito bons!

Aline, veja também o Batman! É tão bom quanto os outros dele (Nolan)!

Roberto, tomara que goste!

Daniel (qual Daniel?), bom você ter comentado sobre a não-explicação das interações dos sonhos. Não foi algo que me fez falta da primeira vez, pois o resto me satisfez. É por esta e por outras que ainda quero ver novamente, pois o que me incomodou no filme foi esta sensação de que muita informação era jogada, para disfarçar os furos do roteiro. Por enquanto, ainda acho um filmaço.

Matheus, não entendi esta coisa do "formato complexo". Pode explicar melhor?

Nara, eu também!

Avolonte - se será o "filme do ano", não sei. Para mim, já houveram outros melhores.

Heber, quanto esforço só para ir ao cinema! Ainda bem que compensou, né?!

Abraços para vocês todos!

Unknown disse...

Amei o filme, simplesmente perfeito. Já fui assistir duas vezes e pretendo ir a terceira só pra ver como ficou a dublagem. (Loucura! Desculpa esfarrapada só pra ver o filme de novo.)
Acho que ainda to naquela van, precisando de um chute pra acordar...
O filme do ano com certeza, pelo menos até agora.

bjo

Fred Burle disse...

Sophia, quanta desculpa! rsrs
Mas assistir dublado ninguém merece.
Não sei se será o filme do ano para mim, mas ficará perto dele.

Bjo!

Karen Paes disse...

Assisti na estréia Inception.. Inserção... hehe (pois estava contando os dias para vê-lo) Afinal o Nolan sempre me surpreende, a lista do IMDB que o diga)
Bem, esse filme conseguiu me fazer navegar nas várias camadas dos sonhos, e fez-me refletir sobre o mesmo por vários dias e recomendá-lo, pois é um filme psicológico que incita nossas dúvidas, medos... A trilha sonora foi deveras marcante, o Hans Zimmer sabe transformar sentimentos em música, no final do filme aquela música incessante crescendo deixou-me em êxtase... Outra coisa interessante foi que amigos que assistiram tiveram interpretações diferentes, ok, sei que de fato isso ocorreria... dãrrr Leonardo DiCaprio ultimamente está escolhendo ótimos filmes, e está interpretando muito bem, e o elenco foi selecionado com primor...

Fred Burle disse...

Karen, a música que acompanha todas as cenas finais deste filme é muito empolgante mesmo. E o Leonardo diCaprio, apesar de não ser o melhor ator do mundo, tem escolhido (e feito) bem os seus papéis...

Unknown disse...

Adorei o filme... mas no começo deu medo de não entender nada... estava quase desistindo mas aí certas coisas foram fazendo sentido!
Não entendi direito a figura do Arquiteto, porque quando o sonho não era o dele como ele projetava também?
Quando ao Leonardo Di Caprio, tenho gostado muito dele... Teve um filme "Diamante de Sangue" que achei que ele estava incrível!!

Naty

Fred Burle disse...

Naty, confesso que não me lembro mais. Teria que rever o filme para te responder. Também acho "Diamante de Sangue" um ótimo filme.
Abraço

Anônimo disse...

"É um filme cheio de conceitos e passível de inúmeras leituras" porém eu preciso de algo mais preciso da ideal de real que o filme trás. Ajude-me. A Origem é excelente.
De qualquer forma somos manipulados
Jamile

Fred Burle disse...

Jamile, calma. É só um filme. Respire fundo, que só é manipulado quem quer.

Abs

Anônimo disse...

"Estou calma", sei que é só um filme, apenas isso, porém... Sobre: só é manipulado quem quer. Não tem toda essa certeza, somos sim, de alguma forma... Só que "sabemos" disso e fica mais fácil transitar e não sermos tão, eu disse tão,manipulados, alienados! Há coisas que só temos que aceitar e respeitar

Jamile

Anônimo disse...

Não posso esquecer que, você não me respondeu! Preciso dessa resposta, para poder fazer outras, se é que posso e que vou tê-las

Jamile

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias