Você gosta dessas peças teatrais engraçadinhas - com artistas da Globo proferindo piadas infames a torto e a direito -, mas não tem dinheiro para pagar a quantia exorbitante que eles pedem pelos ingressos? Então assista Todo Mundo Tem Problemas Sexuais no cinema. É um pouquinho mais barato e o efeito será o mesmo.
Logo no início do filme, o diretor Domingos Oliveira já explica que fez questão em deixar a atmosfera teatral tomar conta do filme, ligando-o à montagem original da peça.
Pois bem. Seguem-se, então, cinco histórias, baseadas em cartas que o psicanalista Alberto Goldin recebeu e publicou em sua coluna, Vida Íntima, no jornal O Globo. As histórias escancaram a vida e os tais problemas sexuais dos personagens.
As filmagens das cinco historinhas intercalam cenas das apresentações no teatro, os ensaios e as filmagens exclusivas para o cinema.
Aí vêm Cláudia Abreu, Priscila Rozembaum e cia. Os atores são os mesmos que compunham a peça e todos são ofuscados, tanto na peça quanto no filme, por Pedro Cardoso. É ele o dono de todas as piadas que funcionam. Não exagero em dizer “todas”, até porque, nem são muitas.
O que vi mais parecia um amontoado de esquetes do Zorra Total, com diálogos cheios de joguetes toma-lá-dá-cá, estilo filme do Guel Arraes, só que sem a leveza de tal. Pegue tudo isso e imagine estagiários da "Igreja Universal do Reino do Cão" filmando tudo e colocando as tosqueiras no Youtube. Medo.
A fotografia é precária e foi ainda mais destruída por uns truques mal feitos de deixar os personagens em preto-e-branco e o cenário colorido. Numa cena, percebe-se que, se o personagem sai um pouco da marcação, a parte do corpo que sai dessa marcação fica colorida! Tive vergonha alheia.
Usa-se a opção pelo digital como forma cômoda de tosqueira, deixando as coisas correrem de qualquer jeito. Aí fica fácil dizer que não se trata de desleixo e aleatoriedade e sim, de opção estética. Então tá.
Se existe alguém que faça valer o ingresso, esse alguém é somente Pedro Cardoso, principalmente na esquete do Highlander da Farmácia, na qual ele consegue desvencilhar-se da imagem de Agustinho Carrara e fazer algo original e muito divertido.
E mesmo o filme não tendo sido bom, quem for ao cinema, fique até o fim. Há uma caracterização, digamos, fálica do Pedro Cardoso que é impagável. Só aquilo já vale o ingresso do teatro, ops, cinema.
Todo Mundo Tem Problemas Sexuais
(idem, Brasil, 80 minutos, 2009)
Dir.: Domingos Oliveira
Nota 4,0
9 comentários:
Fred, obrigado pela visita e parceria. E sua observação foi legal, parece muito Melies. Acho que por ser meio circo, meio teatro (como quase tudo na origem do cinema) faz lembrar demais. Já linkei seu blog - que achei excelente - nos parceiros. Abç.
Muito bom o seu blog, Fred. Parabéns.
Abração e apareça!
O Falcão Maltês
Maxx, Lê e Antonio - muito obrigado pelos elogios! Vocês são muito bem vindos por aqui.
Abraços
Eu achei a peça muito boa quando assisti...
Iole, peça é peça, filme é filme.
esse foi o pior filme que ja vi
Júlio12, não acho o pior, mas está bem abaixo da média.
pense num filme ruim! que decepção, com atores bons daqui do Brasil e a gente dá de cara com esse lixo? No começo é até engraçado e a única coisa que salva a derrota é o Pedro Cardoso...
O filme tem muito palavrão e baixaria mesmo...nada de crianças e idosos na sala hein? Linguagem chula, numa mistura de filme com teatro...são pedaços de estórias mal contadas e exageradas...até sem sentido...
Não nos agradou não...não é um filme bom como as atuais comédias que estão sendo lançadas...passa longe!
Não recomendo!Dá raiva de pagar cinema caro com uma coisa ruim!
COM MENOS APELAÇÃO as virtudes deste filme - produção, direção, timming dos atores e história - iriam sobressair mais, e aí sim ao final o filme mereceria muitos aplausos. Ainda assim é um filme feito por gente competente e com bastante bom gosto na produção.
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