Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Crítica: A Riviera Não é Aqui


Desde a época do lançamento deste filme na França, eu me perguntava o que seria o “ch'tis” do título original (Bienvenue Chez les Ch'tis), mas nunca encontrei tradução para isso. Pois bem, depois de muito tempo, descobri que a palavra é uma abreviação para Ch'timis, termo usado por lá, para designar a população que vive no norte mais norte da França, cuja reputação é ruim, o clima ainda pior e o sotaque é bem, digamos, diferenciado do resto do país – quase um novo idioma, cheio de chiados e gírias locais, ininteligível para os franceses sulistas.

Bergues, a malquista cidade do filme, é como Bruges, cidade belga que serviu de cenário para a inteligente comédia de humor negro Na Mira do Chefe: não possui atrações turísticas, a comida é péssima e a temperatura é para deixar qualquer um de mal humor. É para lá que o atrapalhado Phillipe Abrams (Kad Merad, muito bem) é transferido, a título de castigo, após tentar forjar uma situação para ser transferido para a Riviera Francesa.

O problema é Phillipe descobre que a fama do lugar não condiz com a realidade, faz ótimas amizades por lá, acostuma-se com a comida, mas precisa parecer deprimido para a esposa (que havia ficado na cidade de origem deles, com o filho), que passa a ser carinhosa como nunca, ao ver o marido “sofrendo”.

A situação rende gargalhadas do público, assim como o sotaque tão irritante quanto engraçado dos ch'tis. A sequência da entrega de cartas é desde já antológica e várias gírias daquele povo serão motivo de piadas entre os espectadores após a sessão, “hã, biloute”?!

Imagino que, para os franceses, deve ter sido ainda mais engraçado ver a tiração de sarro com os nortistas, identificação que pode ter sido um dos principais fatores para o sucesso estrondoso do filme, que levou mais de 20 milhões de pessoas aos cinemas franceses, ou seja, quase um terço da população, a maior bilheteria de um filme francês de todos os tempos. É como se 60 milhões de brasileiros tivessem ido ver Se Eu Fosse Você 2, ao invés de 6 milhões, seu público real. A proporção é tão absurda que consegue ser maior do que Avatar nos EUA, que levou cerca de 25% da população aos cinemas.

Um sucesso que não será repetido no restante do mundo, mas mesmo assim, tem arrancado boas risadas por onde passa.

Trailer:

(Bienvenue Chez les Ch'tis, França, 106 minutos, 2008)
Dir.: Dany Boon
Com Kad Merad
Nota 7,0

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

É, tem filme que é regional, não tem jeito, um Se eu fosse você mesmo, jamais fará tanto sucesso no resto do mundo. Enfim, foi só um comentário, pegando o gancho final do seu texto, hehe.

Ainda não conferi o filme, fiquei curiosa quando vi na sala de arte, mas acabei deixando sempre pra depois. Ainda vou conferir.

bjs

Anônimo disse...

Agora sim, posso dizer que concordo plenamente, ao contrário da injusta crítica ao Pequeno Nicolau, hahuuahau!
Ótimo filme, ótima crítica.
Hã, biloute, aahhhhh!!!
Beijo Fred, aahhhh!
Carol.

bruno knott disse...

Já tinha ouvido falar, mas até então não havia me despertado o interesse.

Quero conferir.

Fred Burle disse...

Amanda, imagina se tudo que fizesse sucesso em Bollywood viesse para os cinemas daqui?! Credo! rsrs

Carol, sua biloute! Nem vem que a crítica d'O Pequeno Nicolau ficou muito justa! Você é que estava com a alma caridosa quando viu.

Bruno, veja, mas só espere diversão. Nada de muito profundo. Vale pelas risadas.

Anônimo disse...

Essa pretensa comédia é muito ruim: óbvia, sem qualquer frase espirituosa. Não consigo imaginar quem pode gostar de um filme tão previsível. Às vezes, a previsibilidade nem atrapalha, se contar com um bom roteiro, bons diálogos, o que absolutamente não é o caso deste filme chato, manjado, com um argumento primário, boboca ao extremo. Se dois bêbados andando de bicicleta é engraçado, bom então comédias boas fazem o Didi e Zacarias. Mas acho que até trapalhoes é melhor do que isso.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias