Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 29 de maio de 2011

Crítica: Um Novo Despertar

Um Novo Despertar marca a quebra de um karma na vida de Jodie Foster: há dezesseis anos, ela vinha tentando dirigir seu terceiro longametragem, mas nenhum projeto seu conseguia sair do papel e, quando saía, encontrava tanta dificuldade que não era concluído – vide o malfadado projeto Flora Plum, que há mais de uma década empata a vida de Foster, mas que a mesma ainda tem esperança de filmar, até 2013 (segundo o IMDb).

É não só uma tentativa para ela de retornar aos dramas “de respeito”, como também para Mel Gibson, que desde 2004 só havia participado de um filme – o fraquíssimo O Fim da Escuridão, em 2010. O ator, aliás, é tido como o maior motivo para o fracasso do filme nas bilheterias estadunidenses, por causa da antipatia que criou junto ao público, após o sem número de escândalos com os quais se envolveu nos últimos anos.

Confesso que eu mesmo quase não fui assistir ao filme por causa dele, mas é preciso dar o braço a torcer para a sua atuação, uma das melhores de sua carreira. Ele assume com maturidade e verossimilhança o papel de um homem cheio de problemas familiares e profissionais (sim, estou falando do personagem e não do ator), que encontra um novo meio de se comunicar, sem bloqueios e com menos agressividade que antes: um fantoche de um castor.

Assim como em A Garota Ideal (Lars and the Real Girl), é difícil não achar ridículo, nos primeiros momentos do filme, um homem que fala através de um castor de pelúcia, mas a diretora trata muito bem a questão e logo vira a história para o lado dramático, numa situação que é mesmo passível de acontecer e que nada tem de engraçado.

Começa então a se desenrolar uma trama densa, que trata não só dos problemas do homem, como também a forma com que isso afeta a vida da família inteira. É também explorada a ganância humana que, até através de um problema psicológico dá um jeito de fazer dinheiro, como os produtos com o mote do pequeno castor que o sujeito lança no mercado, chamando a atenção da mídia toda para ele, como louco e como gênio.

Assim como Mel Gibson, Anton Yelchin (Star Trek) e Jennifer Lawrence (Inverno da Alma) também cumprem bem seus papéis. A ironia é que justamente Foster não está bem, com uma atuação distante, automática. Talvez preocupada com a direção, desta vez ela não passou emoção alguma como atriz.

Mas o maior problema do filme está no roteiro do novato Kyle Killen, que antes só havia escrito alguns capítulos de série de tevê. O drama bem construído e convincente acerca do boneco e da família é totalmente destruído por sequências finais de pura pieguice e soluções fáceis de roteiros hollywoodianos de sessão da tarde. A impressão é de que ela quebrou tanto a cabeça para conseguir um bom resultado no começo que depois ficou com preguiça e colocou, ao final, diálogos péssimos na boca dos personagens, além de cenas incrivelmente bobas.

Daí vêm dizer que a culpa do fracasso do filme foi por causa do pobre coitado do castor. Pode até ter sua fatia de responsabilidade, mas com um roteiro deste e com a atual antipatia de Gibson junto ao público, fica difícil acreditar que só um boneco é capaz de tanto.

Trailer:

(The Beaver, EUA, 90 minutos, 2011)
Dir.: Jodie Foster
Com Mel Gibson, Jodie Foster, Anton Yelchin, Jennifer Lawrence
Nota 4,5

4 comentários:

Anônimo disse...

Não. As falas não têm nada de piegas e o final é tão bom quanto o restante do filme.

Anônimo disse...

Critica horrivel parece que você não assistiu ao filme.
Realmente não tem nada de piegas e todo o filme é bom.

Anônimo disse...

o filme é otimo e acho que vc nem chegou a assistir o filme.

LucAble disse...

O Castor impediu-me de ver o filme, mas depois destas discordancias de ponto de vista vou dar uma olhada.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias