O Ministério da Cultura divulgou na última quarta-feira, a lista com os 23 filmes inscritos para concorrer à vaga da candidato do Brasil ao Oscar 2011.
Como é de praxe, muitos filmes ruins foram inscritos, com a doce ilusão de que podem ser fortes candidatos à estatueta cobiçada por tantos filmes bons de todos os cantos do mundo. Mas neste ano temos o diferencial de que também muitos filmes excelentes foram inscritos, ou seja, caberá à comissão julgadora – formada por membros do MinC, da Ancine, da CBC e da Secretaria do Audiovisual do MinC – o dissernimento de escolher o que é adequado ao prêmio em questão e não aquele filme que teve maior divulgação ou apelo popular em 2010.
Se optarem por fazer política, os membros da comissão julgadora poderão escolher “Lula, o Filho do Brasil” como nosso candidato – o que seria uma lástima tremenda. Caso optem por aquele que ganhou mais prêmios nacionais no último ano, “É Proibido Fumar” pode ser o nosso escolhido. Se optarem por aquele que teve a melhor campanha internacional, o caprichado e diferente “Os Famosos e os Duendes da Morte” ganha a posição de nosso representante – escolha que eu acho que teria potencial de nos conseguir uma indicação ao Oscar, mas não teria muitas chances de levar a estatueta.
Caso os membros queiram agradar ao público nacional e escolher aquele que obteve maior bilheteria, aí os fortes concorrentes são “Chico Xavier” e “Nosso Lar”. Mas se quiserem escolher o “melhor nacional de 2010”, aí eu aposto em “As Melhores Coisas do Mundo”.
Agora, se os membros pensarem naquele filme que possui mais o perfil do Oscar, “Olhos Azuis” seria o candidato com maior chance – mas que infelizmente foi pouco divulgado e talvez por isso não seja o representante brasileiro.
Especulações à parte, nos resta esperar até o dia 23 de setembro para sabermos quem será nosso representante na corrida por uma indicação ao Oscar 2011.
Segue a lista completa dos filmes inscritos:
"As Melhores Coisas do Mundo"
"A Suprema Felicidade"
"Antes que o Mundo Acabe"
"Bróder"
"Carregadoras de Sonhos"
"Cabeça a Prêmio"
"Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos"
"Chico Xavier"
"É Proibido Fumar"
"Em Teu Nome"
"Hotel Atlântico"
"Lula, o Filho do Brasil"
"Nosso Lar"
"Olhos Azuis"
"Ouro Negro"
"O Bem Amado"
"O Grão"
"Os Inquilinos"
"Os Famosos e os Duendes da Morte"
"Quincas Berro D'Água"
"Reflexões de um Liquidificador"
"Sonhos Roubados"
"Utopia e Barbárie"
"A Suprema Felicidade"
"Antes que o Mundo Acabe"
"Bróder"
"Carregadoras de Sonhos"
"Cabeça a Prêmio"
"Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos"
"Chico Xavier"
"É Proibido Fumar"
"Em Teu Nome"
"Hotel Atlântico"
"Lula, o Filho do Brasil"
"Nosso Lar"
"Olhos Azuis"
"Ouro Negro"
"O Bem Amado"
"O Grão"
"Os Inquilinos"
"Os Famosos e os Duendes da Morte"
"Quincas Berro D'Água"
"Reflexões de um Liquidificador"
"Sonhos Roubados"
"Utopia e Barbárie"
5 comentários:
olá! Sou um visitante e queria dizer que o único filme que tem o jeito de algum filme estrangeiro seria O grão, que é simplesmente maravilhoso. O resto não passaria na porta.
NOSSO LAR CONCERTEZA
NAO TEM NEM OUTRO PRA ESCOLHER
ESSE SIM VAI DAR ALGUMA COISA PRO BRASIL
Creio que Nosso lar tem grande chance! um ótimo filme. Abraços
Marcelo, você viu todos os filmes da lista? Se não, não generalize. Eu não vi O Grão, mas acredito que possa ser um grande filme. E não é preciso ter cara de estrangeiro para entrar no Oscar. É preciso representar bem o seu país.
Vinny, como você já deve ter visto, Nosso Lar não teve chance perante o poder do presidente...
Coloquei meus "Olhos Azuis", minha "Cabeça a Prêmio” e pedi "Em Teu Nome", "Chico Xavier", que o filme "Lula, o Filho do Brasil", não fosse o indicado para representar o "Nosso Lar" no Oscar deste ano. Seria "A Suprema Felicidade" e "As Melhores Coisas do Mundo" poder dizer "Antes que o Mundo Acabe", que pelo menos a indicação do Oscar não tivesse influência política. Infelizmente tivemos, mais uma vez tivemos os "Sonhos Roubados" e já que agora "É Proibido Fumar", resta-nos, "Bróder", pegar o "Quincas Berro D'Água", Os Famosos e os Duendes da Morte","Os Inquilinos", "O Bem Amado", e cuidar do nosso "Ouro Negro", antes que "O Grão" de esperança que ainda temos se transforme em "Utopia e Barbárie". "Carregadoras de Sonhos", essas decisões nos remetem às "Reflexões de um Liquidificador", com num "Hotel Atlântico", numa viagem sem destino, num voo cego sem instrumentos. Ainda assim me arriscaria a dizer "Cinco Vezes Favela, Agora só Por Nós Mesmos"
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.