Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Crítica: A Enseada (The Cove)

Documentário-denúncia sobre a matança de golfinhos na cidade de Taiji, no Japão, The Cove foi o vencedor do Oscar na categoria, este ano, sob fortes protestos das autoridades nipônicas.

O filme causa polêmica por mostrar a carnificina de golfinhos que é feita todos os anos, em especial na citada cidade, que faz disso um comércio multibilionário, mas que desrespeita toda e qualquer regra de preservação ambiental, além de estar caminhando, segundo previsões, para a extinção da espécie, dentro de alguns anos.

O diretor Louis Psihoyos descobriu o que acontecia naquela baía, através de Rick O'Barry, ex-adestrador de golfinhos que trabalhou na lendária série de tevê Flipper. Rick deixara a profissão após perceber os males que a exposição da espécie como “fofinha” e a consequente exploração disso – pela venda milionária de golfinhos para parques temáticos e afins – deprimia os golfinhos. Ele partiu da percepção que obtivera ao longo dos anos em contato com estes seres, de que eles eram mais inteligentes que humanos e se estressavam com os intensos treinamentos a que eram submetidos, chegando à morte.

Numa sequência que exemplifica bem este início de desenvolvimento de uma ideia, vemos imagens da idolatria que tal espécie causa, intercaladas com imagens consumistas e com a caça, ao som da música-tema de Flipper, tomada aqui como arma de ironizar. Está claro ali o poder da montagem como meio de manipulação e expressão de opinião.

Rick assumiu os erros que cometia ao treinar os bichos – cujas práticas são utilizadas até hoje pelos treinadores – e se transformou num ativista ambiental. Ele descobriu o que acontecia na baía de Taiji e desde então tenta acabar com a brutal caça aos golfinhos, cuja carne é explorada, não faz bem à saúde (por possuir altas doses de mercúrio), mas é vendida como se fosse carne de baleia, esta sim cultural e muito consumida pelos japoneses.

O filme expõe muito bem os seus argumentos e convence sem precisar apelar para o “estilo Michael Moore” (Tiros em Columbine; Fahrenheit 11/09) de se fazer denúncia, ou seja, não nos bombardeia com informações duvidosas, sem sequer nos dar tempo para refletir e questionar o que é mostrado. O diretor faz questão de explicar todo o processo de filmagem, como eles obtiveram cada filmagem e os obstáculos que encontraram.

A desvantagem é que, por ter sido obviamente feito sem o consentimento das autoridades locais, o filme não possui depoimentos dessas pessoas. Ou seja, não mostra “o outro lado da moeda”.

Mas estas posições ficaram explícitas pelo que se sucedeu ao lançamento do longa: a censura proibiu o lançamento de The Cove no Japão, alegando que o mesmo não leva em consideração as tradições da caça e retrata de forma negativa os pescadores e moradores da região. Após sofrer cortes e modificações – como o embaçamento da face dos retratados, o filme finalmente conseguiu ser lançado por lá, mas em circuito reduzido, pois vários cinemas se recusaram a exibí-lo.

O fato é que a intenção é boa e vários objetivos são atingidos com a execução deste filme. Se não serve como verdade absoluta, serve para alertar, de maneira explícita, para um problema que até então poucos atentavam.

Trailer:

(The Cove, EUA, 92 minutos, 2009)
Dir.: Louie Psihoyos
Nota 8,0

4 comentários:

thicarvalho disse...

Primeiramente Fred parabéns pela nova cara do blog. Ficou show. Qnt a este documentário estou mto ansioso por assisti-lo. Tenho ouvido mtos elogios. Infelizmente estes filmes acabam não alcançando o grande público. Grande abraço.

Matheus Pannebecker disse...

Eu adorei "A Enseada". Inclusive, cheguei a me comover em diversas cenas. E a trilha do J. Ralph é sensacional!

Fred Burle disse...

Thicarvalho - muito obrigado! Deu trabalho, mas valeu a pena. Se este filme alcançasse o grande público, talvez houvesse uma mobilização maior para acabar com tanta tirania. Como não há, as coisas ficam como estão...

Matheus - a trilha é muito boa mesmo!

Abraços

Anônimo disse...

tem que ser a PORRA dos JAPONESES novamente esse maldito povo se acaba perante as forças da natureza mas nem assim esses malditos criam algo de bom para o mundo ja não basta as nossas lindas baleias que esses malditos matam agora tambem os golfinhos até quando ? até quando vai aparecer uma lei mundial que parem com isso.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias