Bong Joon-Ho é o grande representante da Coréia do Sul no atual cenário cinematográfico mundial.
Dos seus seis trabalhos, vi quatro e achei todos excelentes. Com este curta não foi diferente.
O diretor passou um largo tempo pesquisando as imagens de um ladrão, Mr Cho, captadas por câmeras de segurança da capital Seoul. Através deste apanhado, ele pôde, de maneira reducionista, contar a história do dito cidadão de 31 anos, que chegou a tentar suicídio, antes de se tornar um ladrão em constante (digamos) evolução.
Influenza é resultado da estilo de vida constituído recentemente, o “Big Brother” real. Bong Joon-Ho usa os novos recursos de registro audiovisual com brilhantismo e deixa um imenso leque de questões sobre documentários aberto para discussão pós-filme.
O curta-metragem faz parte de um projeto de filmes em formato digital , denominado Digital Short Films By Three Filmakers 2004, que reuniu trabalhos de três diretores coreanos – os outros diretores são Ishii Sogo e NelsonYu Lik-wai.
As imagens vão do hilário ao tremendamente chocante. Preparem-se. O documentário a seguir ficará um bom tempo martelando em vossas cabeças...
(idem, Coreia do Sul, 27 minutos, 2004)
Dir.: Bong Joon-Ho
Nota 9,5
7 comentários:
e as pessoas ainda tem a ilusão de que câmera de "segurança" realmente traz alguma segurança... mas não dá p/ evitar certas situações =/ mto chocante o cara no estacionamento =o
Você não viu até o final neh??
Não sei se fico com pena, ou com raiva...
Tipo no começo ele tentando vender o produto,comendo as coisas do lixo...
mto bom o filme. retrata de forma mto boa a decadência humana
Rodrigo, não consigo ficar com pena de uma pessoa assim. E como você pode perceber, nem sempre as câmeras de segurança trazem alguma segurança. E a sociedade tapa os olhos para os problemas ao seu redor, como a maioria das pessoas o fizeram nestes vídeos...
Eu espero que vocês saibam que é um filme produzido né? Um trabalho de ficção que poderiamos comparar com Atividade Paranormal ou A Bruxa de Blair. É mencionado no site do proprio diretor (http://koreanfilm.org/bongjoonho.html) que o filme foi encenado em frente de cameras reais do sistema de segurança. ( Influenza is a disturbing 30-minute work acted out entirely in front of real CCTV cameras)
Anônimo, obrigado pelas informações acrescidas.
A minha fonte dizia que se tratava de um documentário, mas se o próprio site do diretor diz o contrário, tanto mais seguro.
Abs
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.