Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Crítica: Batalha Por T.E.R.A.


Eu já tinha postado sobre este filme há algum tempo, mas a estreia havia sido adiada e agora ele finalmente chegará às salas de cinema brasileiras, então resolvi repostá-lo. 

São muitas as semelhanças entre esta produção de 2007 e Avatar. Se não tivessem sido feitas na mesma época, daria até para dizer que um serviu de base para ou o outro ou que um plagiou o outro.

Em Batalha Por T.E.R.A., o diretor e roteirista canadense Aristomenis Tsirbas nos apresenta a Tera, uma pequeno planeta, onde vivem os terreanos, seres alienígenas inteligentes e pacíficos, que cuidam muito bem do lugar. Inesperadamente, Tera é atacada por humanos à procura de um lugar para explorar e viver, depois da desvastação quase total que houve no Planeta Terra, pelo esgotamento de recursos naturais. Mala, uma terreana, tem seu pai sequestrado pelos humanos e, sentindo-se culpada, resolve ir atrás dele. Mas para isso, ela precisará da ajuda de um humano, Jim, que ficou preso em Tera após sofrer um acidente com sua nave.

O ar que os terreanos respiram não é adequado para os humanos, que tentarão adequá-lo para si, o que ocasionaria a devastação total da população de Tera.

Provavelmente esperançosos de que o filme pegue carona no sucesso do filme de James Cameron e na onda lucrativa do formato 3D, a Playarte resolveu fazer o transfer para o formato tridimensional e lançar este longa no Brasil, depois de três anos de sua estreia mundial, no Festival de Toronto em setembro de 2007. Por incrível que pareça, esta pode ter sido uma decisão acertada, já que o filme foi um fracasso mundial, por não ter tido uma boa divulgação. Se conseguir sucesso no Brasil, será a redenção para este filme, que merece, diga-se de passagem.

A história tem seus pontos fracos – os terreanos falam uma língua própria e precisam aprender o inglês para se comunicar com os humanos, mas a tal língua própria que ouvimos também é o inglês, ou seja, fica difícil convencer de que os bichinhos aprenderam mesmo algo novo – mas só perde para Avatar no quesito tecnologia, sendo no mínimo equivalente em todo o resto. Mas isto é óbvio, já que os recursos para esta produção foram bem menores. A animação não tem a primazia técnica dos filmes da Pixar – falta desenvolvimento das texturas e acabamento em algumas cenas – mas engana bem.

O roteiro é coerente e tece uma analogia sobre a guerra nada silenciosa entre o Homem e a Natureza – que tem precisado “revidar” as agressões que sofre para tentar sobreviver e isso vem em forma de catástrofes. Os robôs em Batalha Por T.E.R.A. são a terceira raça, mas felizmente não possuem sentimentos e raciocinam logicamente, por algoritmos.

Com uma ótima trilha sonora e uma criação de mundo encantadora, Batalha Por T.E.R.A. merece ter a sua redenção no Brasil, mas dificilmente terá boa qualidade no formato 3D. Se puderem, optem pelo 2D.

Trailer:


(TERRA, EUA, 85 minutos, 2007)
Dir.: Aristomenis Stirba
Nota 8,0


4 comentários:

CecíliaUmetsu disse...

Ai, Fred! Adoro animações e quando o vi o trailer desse filme quis ver. Baixei da internet, mas que decepção não consegui passar dos 15 min de filme...estava chatooooooo....

Fred Burle disse...

Nossa, Cecília! Que impaciência! O filme é super bonitinho e tem uma trilha ótima!

Socially Awkward Guy disse...

tbm desapontei, mas q é bem feito é

Fred Burle disse...

José, que pena. Eu achei o filme muito simpático e consegui relevar boa parte dos seus clichês.

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias