Assim como John Lasseter está para os EUA e Hayao Miyazaki está para o Japão, Michel Ocelot está para a França como o seu maior expoente no ramo da animação para cinema. Ele foi o responsável por Kirikou (1998) e por Príncipes e Princesas (2000).
Em As Aventuras de Azur e Asmar, Ocelot incorporou elementos da cultura árabe – especialmente da cultura marroquina – para contar uma história de amor, amizade e tolerância. Tudo com o andamento de um típico filme francês. Logo, nada de estardalhaços como arma para ganhar o público, como fazem os norteamericanos.
A ama-de-leite Jenane criou Azur (um garoto loiro, filho do rei) junto a seu filho Asmar. Ambos passaram a infância ouvindo Jenane contar histórias fantásticas, tendo como sua preferida a lenda da Fada dos Djins. Mas o destino separa brutalmente Azur de Jenane e Asmar, que voltam para Maghreb, sua região de origem. Já adolescente e ainda fissurado com a história da Fada dos Djins, Azur decide cruzar o oceano à sua busca.
O que encanta neste filme são suas imagens – que mais parecem sucessivos quadros de arte -, o roteiro de alcance universal e história muitíssimo bem contada, uma trilha sonora envolvente (especialmente a canção-tema, interpretada pela cantora argelina Souad Massi) e personagens marcantes, com excelentes dubladores franceses, como Patrick Timsit, que dubla o mendigo Crapoux, responsável pela maioria das piadinhas do filme e pelas falas mais ácidas, sobre a França e sobre Maghreb, onde se passa a história.
Apesar de um final excessivamente infantil – Chihiro, por exemplo, utiliza-se da fantasia com mais inteligência – o longa não perde seu encanto. Ver uma animação sem a histeria estadunidense é um prazer, ainda mais com tanto charme quanto este simpático longa.
Música-tema e imagens do filme:
(Azur et Asmar, França/Bélgica/Espanha/Itália, 99 minutos, 2006)
Dir.: Michel Ocelot
Nota 8,0
3 comentários:
Valeu a dica!!
A música é bem legal!!
Fred seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha
Lydia, thank you for comment and thank you for the suggestion. I hope you come back another times. Hugs!
Aline, de nada! Depois que assistir, volte e me diga se gostou!
Rodrigo Rocha, muito obrigado pelos elogios. Fico muito feliz quando me dizem isso, pois a dedicação é bem grande ao blog!
Um grande abraço para todos vocês!
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.