Começou ontem e irá até o dia 10/06, o Festival Varilux de Cinema Francês 2010, que exibirá uma seleção de 10 filmes franceses recentes, cuja estreia no Brasil ainda não aconteceu, mas provavelmente irá acontecer. O festival acontece simultaneamente em nove capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife e Fortaleza.
São pré-estreias de luxo, que contam, no Rio e em São Paulo, com a presença de diretores e atores das produções em exibição.
Dentre os filmes, Oceáns, O Pequeno Nicolas e O Profeta são os destaques, na minha opinião. O primeiro é uma superprodução de 80 milhões de dólares, integrante da série de documentários Disneynature, sobre a vida marinha. O segundo é a adaptação do livro homônimo, um sucesso de vendas. O terceiro ganhou o Prêmio Especial do Júri em Cannes 2009, além de nove césares e a indicação para melhor filme estrangeiro no Oscar deste ano.
Não recomendo Coco Chanel e Igor Stravinsky, cuja primeira exibição no Brasil ocorreu em novembro passado, no encerramento do FIC Brasília e não teve boa recepção do público e nem da crítica.
Os outros filmes selecionados são: 8 Dias de Pé, O Dia da Saia, Faça-me Feliz, Hadewijch, O Refúgio e Um Novo Caminho.
O festival é uma realização da Unifrance, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e da Delegação das Alianças Francesas no Brasil, que infelizmente não conseguiram negociar ou não negociaram - não sei - um preço mais acessível com os seus "parceiros" exibidores, que têm cobrado o mesmo valor de uma sessão comercial para os ingressos do festival, o que vai impedir muita gente de ver mais filmes do que gostaria/poderia.
A programação de cada capital, os trailers e as sinopses de cada filme podem ser encontrados no site do festival: http://www.festivalcinefrances.com
2 comentários:
Felizmente minha cidade foi contemplada com o festival.
Boa oportunidade para saber a quantas anda o cinema francês!
E aí, Bruno? Chegou a ver algum filme neste festival?
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.