
Ahmad viveu muitos anos na  Alemanha, onde teve um casamento mal sucedido. Resolveu voltar ao Irã,  com a intenção de arrumar uma noiva que fosse de lá. Sua amiga Sepideh  resolve reunir os amigos numa casa de praia, à beira do Mar Cáspio,  durante três dias. Ela convida uma estranha ao grupo, a professora Elly, querendo  aproximar a moça do recém chegado Ahmad. Num misterioso acontecimento,  Elly some, deixando a dúvida em todos: ela morreu ou fugiu?
Começa  aí a busca por Elly. Muitas revelações serão feitas, sobre a desaparecida e sobre alguns outros  personagens.
About Elly (Procurando Elly, no  Brasil) é  um thriller iraniano, com contornos dramáticos e uma pitada de  comicidade por conta da atrapalhada busca pela misteriosa personagem.
O  filme foi o escolhido do país para concorrer ao Oscar estrangeiro em  2010 e ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor para Asghar Farhadi, em  Berlim 2009.
O prêmio em Berlim caiu como uma luva, já que o grande  mérito do filme vem da direção. Farhadi imprime uma narrativa admirável  ao filme, com ritmo adequado e a escolha exata para revelar cada fato. 
Quem  assiste fica na tensão constante de que a qualquer momento alguma nova  informação sobre Elly pode surgir e quando chega o final,  perguntamo-nos: “é isso mesmo?”. Demora alguns segundos para cair a  ficha.
About Elly é um filme sobre a busca pela libertação  interior. 
A fotografia é outro grande ponto, em tom azulado  do anoitecer, com a câmera passeando entre os personagens o tempo todo,  não filmando tudo com visão de fora da história, mas como se fosse um  deles. Há uma cena de afogamento e resgate no início do filme (isso não é  spoiler) que é desesperadora, filmada com câmera na mão, correndo de um  lado para o outro, no desespero de quem quer salvar o afogado, mas não  pode fazer nada. Muito bom.No fim, o thriller dá vazão a um  drama intenso, ficando só a reflexão e os comentários: “Que belo filme!” 
Que bom que o cinema iraniano ainda tem os seus lampejos  de frescor. Ótima escolha para quem começar bem o ano.
Trailer:
(Darbareye Elly, 120  minutos, Irã, 2009)
Dir.: Ashgar Farhadi
Nota  8,7

2 comentários:
Ah, este eu tinha visto o trailer, realmente transpareceu este aspecto de 'busca interior'.
Assim que conferir, venho pra comentar minhas impressões contigo, ok?
Abraço!
Feliz 2010 e Aparece!!
Oi, Cristiano! Volte mesmo. Seus feedbacks são bem-vindos!
Abraço e feliz 2010!
Postar um comentário
Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.