Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Crítica: My Winnipeg

Faz um tempo que tento espantar a preguiça de assistir as obras do canadense Guy Maddin, talvez pela constante comparação que fazem entre ele e David Lynch, diretor que eu já desisti de entender – até porque nem o mesmo consegue se explicar. Das obras de Maddin, resolvi então começar por My Winnipeg, obra que brinca de ser documentário, sobre a cidade natal do diretor.

Se o ponto de partida foi o melhor, ainda não posso dizer, mas é verdade que este filme chamou minha atenção desde os primeiros minutos. Diferentemente de Lynch, que busca inspiração para suas loucuras na ficção total, Maddin faz surrealismo da sua própria realidade e das suas memórias.

Partindo das lembranças que tem de sua cidade natal, o diretor faz uma espécie de exercício de exorcismo dos traumas da época em que lá morava, assim como faz do filme um veículo para suas queixas e mágoas sobre a região e seus habitantes. Por isso, o seu maior personagem – à parte a cidade – é sua própria mãe, presente como um fantasma repressor, expresso em foto de alto contraste, sempre imponente e ditatorial.

É a mãe e o núcleo familiar que dominam o primeiro terço de filme, como uma explicação do contexto, sobre como era vida do diretor naquela época. A opinião forte expressa rende momentos tensos, mas também muito divertidos e não raramente, claramente carinhosos, melancólicos.

Depois, é a vez da cidade se fazer personagem principal e inicia-se então um tour pelos pontos de maior valor sentimental para Maddin. Ele nos apresenta uma antiga loja de departamento, uma piscina de três andares, muitas ruas, fatos que aconteceram por lá no início do século XX, simula uma invasão nazista durante a Segunda Guerra Mundial, e o mais interessante: um estádio de hóquei, onde ele experimentou os primeiros sentimentos homossexuais. Lá ele relembra os jogadores mais bonitos, como também os melhores em campo. Reconstitui até um jogo atual, imaginando como seria reunir as diversas gerações de jogadores numa única partida.

Tudo é retratado com uma fotografia granulada, muitas vezes embaçadas e propositadamente velhas. Uma clara referência aos primeiros documentários, mas com a diferença de que há aqui a inclusão da verborragia inexistente nos primórdios.

É no mínimo uma experiência curiosa, observar como ele constroi (literalmente) uma memória que nada tem de coletiva. Há cenas de arquivo misturadas às encenações – sim, ele usa atores para representar a si mesmo e aos outros – e em alguns momentos não é possível distinguir o que é real e o que criado. É tão parcial que até o que não lhe apetecia ele faz questão de excluir, como se não tivessem existido. Exemplo maior é a eliminação do pai, a quem ele parece nutrir repúdio.

Ele diz que tudo que acontece na cidade é em eufemismo, o que se configura como o contrário do que ele faz com sua narração, direta e sem poupar ninguém.

Com as incontáveis colagens, Maddin realiza um experimentalismo com nexo e linha de pensamento bem estabelecida. Só faltou levar o espectador para dentro daquele mundo. Divertido e afetivo, ele parece ter feito este filme apenas para si, o que torna o acesso bem difícil.

É um trabalho que só envolve emocionalmente a ele. Apesar da inacessibilidade de seu conteúdo, sua forma singular aguça a curiosidade sobre suas outras obras.

Trailer



(idem, Canadá, 80 minutos, 2007)
Dir.: Guy Maddin

Nota 7,5

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias