Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Crítica: Histórias Que Contamos (Stories We Tell)

Discutir o documentário como gênero e suas implicações como registro de fatos é uma questão que de alguns anos para cá ocupa os seus feitores documentaristas, os analíticos do cinema e os historiadores. Não muito mais do que isso. O público em geral pouco se questiona sobre a veracidade das histórias montadas nestes filmes. Talvez por ignorância, inocência ou até mesmo comodismo.

O maior feito de Sarah Polley ao fazer um documentário sobre a própria mãe talvez seja despertar esta reflexão em quaisquer de seus espectadores. Acredito que, mesmo inconscientemente, todos os que assistirem a este filme pegar-se-ão pensando sobre a verdade (ou inverdade) da própria existência, mesmo que num nível supérfluo de fofoca, no que acreditar ou não e sobre a subjetividade dos fatos em toda e qualquer releitura de acontecimentos.

Sarah entrevista sua família e amigos afim de recapitular a história da própria mãe. Por ser a caçula dos seis filhos de Diane, Sarah não conviveu com a mãe por muitos anos, o que torna plausível a vontade de tal recapitulação. Mas as surpresas que o desenrolar da história guarda tornam tudo ainda mais plausível. Sarah, na verdade, sabia onde tudo daria, pois passara por este processo de resgaste da memória materna antes de resolver filmá-la. Portanto, o filme é menos sobre uma busca de identidade e mais sobre memória. Cada um ali conta a sua visão dos fatos e, como a personagem principal é falecida, ficam(os) todos à deriva da imaginação dos depoentes e da nossa própria imaginação.

Contando assim, parece mais um documentário que discursa sobre o tema, mas “História que Contamos” é feito com tamanha afeição, delicadeza e (aparente) honestidade dos seus envolvidos que pega pelo sentimento e faz doer na alma, ao mesmo tempo que a acalenta. A aparente felicidade do início desmorona aos poucos e mostra uma história de traição, amor (e falta de), abandono e busca por um sentido à própria existência. Para isso, Sarah conta com a ajuda de cada um dos seus entrevistados, que se despem de qualquer vaidade e falam com maturidade sobre os defeitos e percalços da própria família. Sem fazer o menor drama, tudo parece tão verídico e próximo de qualquer realidade do que qualquer álbum de família em Osage County. Ao mesmo tempo, é tudo tão falso e reconstruído como qualquer filme de Hollywood. As imagens de arquivo revelam-se dubiosas e a diretora não faz questão de nos esconder isso. Pelo contrário, filma a própria câmera, dubla a si mesma e nos convida a brincar de quebra-cabeças com ela.

Reflexões sobre memória à parte, fica difícil conter as lágrimas com as reflexões do pai de Sarah, Harry. Ele lê uma carta num estúdio de gravação de áudio durante todo o filme, como se fosse seu narrador, mas é no final que ele faz, mesmo sem querer, uma das declarações de amor já vista e dá um show de desprendimento e maturidade. Doloroso, mas muito emocionante.

Trailer



(Stories We Tell, 108 minutos, Canadá, 2012)
Dir.: Sarah Polley

Nota 8,0


1 comentários:

Brenno Bezerra disse...

Gosto da Sarah Polley e fico feliz em vê-la se destacando atrás das câmeras

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias