Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 22 de janeiro de 2012

Entorno da Beleza é destaque na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Há certos momentos nos quais é difícil ser parcial. E quão grande é minha alegria em apresentar para vocês o “Entorno da Beleza”, documentário em longa-metragem dirigido por Dácia Ibiapina e produzido por este que vos escreve! Depois de um longo caminho percorrido até a sua finalização, o filme terá na próxima quinta-feira (26), dentro da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, sua estreia oficial no circuito de festivais e mostras. “Entorno da Beleza” é um dos sete filmes que competem na Mostra Aurora, pelos prêmios da crítica e do júri universitário.

Filmado em Brasília e também nas cidades satélites Recanto das Emas, Sobradinho II, Itapuã e Cidade Estrutural, o documentário revela o universo dos concursos de miss.

Gravado em 2010, ano do cinqüentenário de Brasília, o documentário dirigido pela cineasta e professora Dácia Ibiapina apresenta os bastidores dos concursos de miss realizados no Distrito Federal, com um olhar diferenciado que retrata as belezas e contrastes vividos em um mercado altamente competitivo e cercado de curiosidades.

O objetivo da cineasta era fazer um filme que retratasse o cotidiano da cidade de Brasília e seus arredores (as chamadas cidades satélites), mas o fio condutor deste projeto foi o desenvolvimento de um olhar capaz de desafiar o senso comum, despertando a visão do público para uma Brasília quase desconhecida até então. As histórias têm como fundo os concursos de miss realizados na periferia e revelam em si sentimentos que se completam e contradizem.
Neste universo, tão cheio de belezas, a competição se esbarra com a solidariedade; a alegria de quem vence com a frustação de quem não consegue seguir adiante; o sonho de brilhar na passarela com a vontade de seguir uma profissão; o amor pela família e amigos e a necessidade de deixá-los. Os mesmos corpos que são admirados sofrem com pés machucados, pernas cansadas, procedimentos cirúrgicos agressivos e as dores do dia-a-dia. Entorno da beleza relata os desafios de quem luta para conseguir chegar ao estrelato, nem sempre com sucesso, e, muitas vezes, são obrigados a pagar um preço alto por tudo isso.

O projeto foi criado e desenvolvido por Dácia e conta com uma grande equipe composta por dois diretores de produção, dois diretores de fotografia, dois técnicos de captação de som direto, dois editores, além, de apoiadores e colaboradores. Para a diretora, há ainda muitas pessoas que tratam o assunto com certa indiferença, mas que terão a possibilidade de ver outra vertente do tema, conforme explica: “Muita gente atualmente torce o nariz para esse tipo de evento. Esquecem que as misses estão inscritas no imaginário latino-americano e brasileiro. E o filme deixa isso claro ao abrir com um material de arquivo encontrado da Cinemateca Brasileira, filmado durante o Concurso Miss Brasil de 1954, que elegeu Martha Rocha. Uma temporada de concursos de miss pode ser pensada como um microcosmo social onde se pode observar muita coisa. E é isso que o filme espera de seus espectadores. Mirem-se a si mesmos ao mirarem a beleza e juventude das misses do Distrito Federal.”

Matérias que saíram na imprensa, ficha técnica e outras informações sobre o filme vocês encontram no nosso blog oficial: http://entornodabeleza.com/

Entorno da Beleza será exibido na 15a Mostra de Cinema de Tiradentes no dia 26/01, quinta-feira, às 18h30, no Cine-Tenda, dentro da programação da Mostra Aurora (dedicada a realizadores estreantes ou com apenas um longa no currículo).
 
No dia 27/01, sexta-feira, às 10h30, Dácia Ibiapina participa do Encontro com a Critica, Diretor e Público, no Cine-Teatro.

6 comentários:

◄CoNsThAnCiA► disse...

Muito interessante. Boa sorte na Mostra. ;D

Tiago Britto disse...

Muito interessante mesmo! Uma dia ainda quero estar perto nesses momentos...

leoburle disse...

Muito legal!! Estou torcendo por vocês!!

Fred Burle disse...

Muito obrigado, Consthancia, Tiago e Leo!

Abraços para vocês =)

Filipe Vianna disse...

Parabéns ao Fred, Dácia e toda a equipe do "Entorno da Beleza"! Tive o privilégio de poder assistir ao filme antes dele iniciar sua turnê pelos festivais. É um filme lindo! Nunca pensei que acompanhar um concurso de "Miss" no Distrito Federal pudesse ser tão revelador.

Fred... tenho orgulho de poder dizer que já estudei e filmei contigo. Precisamos mesmo de cineastas como você, que fazem tudo com tanto esmero e dedicação. Te desejo todo o sucesso do mundo, e aguardo ansiosamente suas novas produções.

um forte abraço!

Fred Burle disse...

Oi Filipe!

Nossa, muito obrigado pelo lindo comentário. A honra de fazer algo com você foi minha!

Fico feliz que você tenha gostado do filme.

Toda sorte do mundo pra você também!

Saudades

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias