Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dicas: Religulous; A Matter of Size

Longo tempo sem postar, então seguem aí duas dicas pra vocês:


A Matter of Size (2009)

Filme israelense inusitado e muito divertido, sobre quatro amigos gordos que, saturados de tentarem fazer dieta numa espécie de Vigilantes do Peso ditatorial, resolvem assumir-se felizes como são e encontram na prática do sumô uma diversão e válvula de escape que nunca imaginaram poder ter.

O elenco é ótimo, as piadas e a trilha sonora são sutis e tem nas peculiaridades do sumô e da cultura israelense uma forma de escapar dos clichês que uma comédia assim poderia ter. É um filme extremamente simples, mas um ótimo programa.




Religulous (2008)

Larry Charles já era odiado por todo e qualquer religioso fervoroso, por conta de seus shows de stand-up comedy, nos quais ele fazia piada em cima dos costumes de várias religiões. Depois de Religulous, definitivamente virou persona non grata em muitos lugares tidos pelos seguidores como sagrados.

E não foi por menos. É incômodo quando alguém chega com questionamentos acerca do que acreditamos – não só no que tange às crenças religiosas – e nos deixa sem resposta ou coloca em xeque aquilo que se é pregado.

Visitando inúmeros chefes religiosos pelo mundo, Larry tenta levar um papo mais racional com todos eles, com civilidade, tentando entender o porquê de tanto fervor e tentando também convencer-nos de que a religião é o pior mal que a humanidade já teve. Para tal ele assume uma coragem impressionante e não tem medo de colocar o dedo nas feridas e de ser polêmico. O melhor é que ele faz isso com bastante estudo prévio e argumenta com coesão.

É claro que o documentário possui uma visão extremamente parcial e unilateral, mostrando apenas a influência negativa que as religiões exercem na sociedade. Por vezes, até faz piada quando não deve e usar de claros artifícios de montagem - antiéticos, que se diga - para ridicularizar alguns dos entrevistados.

Mas por mais que seja manipulado, Religulous é um documento extremamente válido para que as pessoas (re)pensem o quanto vale a pena ser religioso e o quanto isso é caro para a humanidade. Recomendado para ateus, agnósticos e principalmente, para os religiosos que conseguirem deixar um pouco o fervor de lado e entrar para o debate.


3 comentários:

raissa disse...

verdade, estais a muito tempo sem postar, estou sentindo falta....
muito boas as indicações!

Fred Burle disse...

Oi Raíssa,
infelizmente não tenho tido tempo para escrever para o blog. Por isso, os posts têm sido aqueles que eu tinha guardado há algum tempo.
Mas obrigado pelo seu comentário!
Abraço!

Anônimo disse...

Achei esse documentário satisfatório, não há abordagem ofensiva, acho que é indicado pra todos que não sejam fanáticos religiosos, o legal é introduzir discussoes para assuntos intocáveis, afinal, há liberdade de expressão. Confesso quando há excesso de militância ateísta fica pesado o conteúdo, mas esse não, os argumentos são simplistas e objetivos. recomendável mesmo =)

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias