Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 2 de outubro de 2011

Crítica: Contra o Tempo


Em time que está ganhando, não se mexe. Foi seguindo essa máxima que Duncan Jones – o filho de David Bowie – resolveu continuar sua carreira como diretor, depois do (merecidamente) aclamado Moon.

A relação homem-máquina e as situações hipotéticas e surreais que regiam o primeiro longa do diretor estão de volta em Contra o Tempo, só que agora com mais dinheiro, para fazer mais barulho – na tela e nas bilheterias. Como em Moon, aqui também o protagonista não sabe se é ele mesmo ou se é uma cópia ou se está no corpo de outro. Até que descobre que faz parte de algum programa/experimento/associação secreta com missões éticas duvidosas.

O capitão Stevens (Jake Gyllenhall) acorda e se vê na pele de um outro homem, que ele desconhece. Descobre então que passou a fazer parte de um programa do governo norteamericano, chamado “Código Fonte”. O programa possibilita que ele assuma a identidade de outra pessoa que se encontre nos últimos oito minutos de vida. É assim, em várias doses de reencarnação de oito minutos que ele terá que encontrar os responsáveis por um atentado num trem, que deixou milhares de vítimas.

Outra máxima que se encaixa para este filme é “se queres conhecer um homem, dê a ele poder”. Aqui, o poder veio através do dinheiro, que hollywoodizou todo o charme criativo de Duncan Jones e tornou seu projeto em apenas mais um no meio das ações pseudo para o grande público.

Assim como ele, Jake Gyllenhall se engessou e já não tem o mesmo brilho de quando fazia películas independentes. Pior mesmo só Michelle Monaghan, repetindo as mesmas falas o filme inteiro, uma vez mais sem expressão que a outra. Nem a excelente Vera Farmiga (Amor Sem Escalas) consegue sair do nível morno de interpretação.

As informações a conta-gotas fornecidas pelo roteiro do estreante Ben Ripley deixam a trama arrastada, que começa a engrenar já tarde, mas nunca decola de vez. É, de certa forma, egoísta, pois esconde informações demais do espectador, que não tem nem pistas para tentar desvendar os mistérios junto com o protagonista. O público, aqui, não passa de... reles público.

É verdade que em seus momentos finais a trama se torna mais interessante, mas no nicho de entra e sai de sonhos e realidades paralelas encontra parâmetros de comparação como Matrix, A Origem e até o independente , todos com êxitos artísticos muito acima do que este tenha alcançado.

Desta vez não deu para Duncan Jones, mas pelo menos o dinheiro entrou – que o diga a quantidade enorme de propagandas de Donkin Donuts, Bing e Nokia que lotam o filme. Como se dinheiro fosse algo que o filho do bom e velho Bowie precisasse...

Trailer:

(Source Code, EUA/França, 92 minutos, 2011)
Dir.: Duncan Jones
Com Jake Gyllenhall, Vera Farmiga, Michelle Monaghan
Nota 4,0


15 comentários:

Anônimo disse...

há uma diferença enorme entre pessoas que gostam de filmes e de quem gosta de ver filmes, vc gosta de ver filmes, pqp se vc de da 4 para source code e 8 para o cachorrinho do sempre ao seu lado. kkkk

alex marcus disse...

Sua crítica me convenceu a assistir o filme! Explico: li somente coisas positivas sobre "Contra o tempo", ficando com a sensação de "unanimidade burra" (Nelson Rodrigues), contudo as observações que você apresenta me pareceram bem fundamentadas, obrigado!

Anônimo disse...

o Filme é otimo, tem nada de chato ou qualquer outra critica...filme muito interessante...

Anônimo disse...

Discordo. Achei a trama super interessante e envolvente.

As informações não são escondidas do telespectador, apenas são dosadas aos poucos, o que faz com que o interesse pelo desfecho apenas aumenta.

Além de ser uma bela obra de ficção científica, o filme trás uma mensagem muito bonita. Recomendo.

Anônimo disse...

que bosta de critica...esse é de longe o melhor filme que eu assisti no ano!..bem inteligente! acho até bem melhor que moon...mostra que ele esta evoluindo!

Anônimo disse...

Eu gostei do filme... nao é uma obra de arte, mas deram alguns minutos de distraçao!

Anônimo disse...

Adorei o filme. E olha que sou exigente.

Anônimo disse...

Nota 7.6 no IMDb. Caso encerrado.

Thiago Amorim disse...

Realmente tem coisas muito irritantes no filme, mas é um bom filme e vale muito a pena assistir, alem disso o filme tem um ritmo legal.

Anônimo disse...

Uma pessoa que se julga crítica e dá 9,6 pra Avatar e 4,0 pra Source Code (que também não é nenhuma obra prima, mas com certeza está entre os melhores desse ano fraquíssimo), não merece o mínimo de credibilidade!


San

Anônimo disse...

O filme é muito bom e bem interessante.
Chato é voce meu caro.

Vitor Melo disse...

Na minha opinião também é o melhor filme do ano, além da excelente história que me prendeu a assisti-lo, a mensagem de que cada minuto da sua vida pode fazer a diferença foi o que mais me agradou no mesmo.

Anônimo disse...

o filme é muito bom.

Flavio Ozorio disse...

Discordo completamente ...
O cineasta mostra evolução e quanto ao roteiro ele se encaixa perfeitamente a "curiosidade" do expectador...
Quanto ao dinheiro investido em "merchan" com certeza não foi para o bolso do diretor e sim para o estúdio, que precisa lucrar para manter outras produções...

Só quero colocar meu ponto de vista para que os leitores não se enganem com sua crítica, que apesar de ter pontos verdadeiros, não condiz com o filme.

Anônimo disse...

Esse crítico nao tem credibilidade. E digo isso sem ter gostado do filme. Achei 4 muito. Dou 2.5. Premissas batidas, más atuações, ações previsíveis, final clichê...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias