Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Crítica: Beginners


Uma das coisas mais legais do cinema atual, de muita propaganda, é justamente o seu ponto antagônico, ou seja, em meio a tanto estardalhaço em cima de alguns lançamentos surge, quietinho e quando menos se espera, um filme do qual nunca ou pouco se ouviu falar e que nos arrebata e toma um lugar no coração como uma pequena preciosidade.

Mike Mills (de Impulsividade) fez deste seu segundo longa de ficção uma das melhores surpresas do ano e com um dos menores orçamentos – cerca de 3,2 milhões de dólares. Ele escreve e dirige a história de Oliver com uma leveza impressionante. É para abstrair do mundo e se envolver com os personagens encantadores como se já os conhecêssemos há anos.

Oliver (Ewan McGregor) vive um período de instropecção geral após a morte do pai, quando conhece Anna (Mélanie Laurent), uma atriz divertida e imprevisível. A relação com Anna o faz refletir também sobre a relação com os pais, em diferentes fases. O convívio maior com a mãe e a desconfiança de que o casamento dos pais não ia bem, quando criança; e o convívio com o pai de 75 anos, que vivia então uma vida agitada e no mínimo diferenciada, depois que resolveu se assumir gay, ao mesmo tempo que convivia com um câncer que não lhe dava mais muita expectativa de vida.

A observação dos últimos tempos de vida do pai e as constatações (não ditas) de Oliver são algo de muito emocionante, mas nunca deprimente. Assim, fica difícil não simpatizar com cada um dos personagens e não marejar os olhos junto com Oliver (numa interpretação tocante de Ewan McGregor). Dá até para acreditar nos pensamentos hilários – em forma de legenda – do cachorro de Oliver.

Christopher Plummer é, desde já, um potencial candidato ao Oscar de ator coadjuvante, assim como também não será de se espantar se Mélanie Laurent, pela sua participação hipnotizante, também não esteja na briga na categoria feminina.

Com a utilização de recursos simples e intimistas – como a luz natural e uma sutil câmera não mão – e a elaboração de cenas cotidianas à Woody Allen sem histeria, aliados a uma trilha sonora de bom gosto – que vai do black ao blues e ao soul e até à fanfarra – e elementos charmosos (como os divertidos desenhos fruto do trabalho de Oliver), Mike Mills realiza um pequeno tratado sobre o constante recomeçar de vida e o aprendizado com o recomeço dos outros.

Uma história como poucas, por vezes tristonha, mas nunca deprimente, que nos serve de inspiração para apreciar melhor a nossa própria existência.

Trailer:

(idem, EUA, 105 minutos, 2010)
Dir.: Mike Mills
Com Ewan McGregor, Christopher Plummer, Mélanie Laurent
Nota 9,0
Data de estreia no Brasil: ainda não definida

8 comentários:

submarina disse...

parece bem legal! vc viu no cinema em sp?
vou procurar sobre, valeu a dica!

submarina disse...

ops! não está em cartaz! não achei para baixar! e agora? hahah bjs

Fred Burle disse...

Oi Submarina!
O filme ainda não tem data no Brasil, infelizmente.
Assisti na Alemanha. Como ele ainda está em início de carreira, acho que tem chances de passar por aí. Vamos torcer. Abs

Murilo Souza disse...

Fred, aonde você fica por dentro dos lançamentos? Por vezes, eu procuro em vários lugares filmes novos para assistir e ainda passam alguns despercebidos, como é o caso desse Beginners.
Alguma dica?

Fred Burle disse...

Oi Murilo.
Não tem um site específico onde me informo dos filmes. Tem que ficar navegando, mesmo. A melhor forma de descobrir bons e independentes filmes novos é ficar ligado na seleção dos principais festivais. No IMDb tem uma parte só para trailers de filmes independentes.
No caso do Beginners, só soube quando vi o trailer num cinema de Berlim, onde ele acabou estreou algumas semanas depois. Acredito que ele ainda não tenha divulgação no Brasil por não ter conseguido distribuidora ainda.
Por fim, você pode sempre acompanhar o blog, que tendo a cada vez mais falar sobre filmes desconhecidos do grande público.

Abraço

JJ disse...

Filmes independentes acabam sendo muito melhores do q esses filmers q custam 30,50 milhões e q no final de tudo são na maioria das vezes terriveis..todo apoio aos filmes independentes..valeu pela dica cara.

Fred Burle disse...

JJ, acho que a proporção de filmes independentes é menor, mas também existem muitas bobagens por aí, muito vezes por simples falta de experiência ou excesso de pseudointelecto. Mas enfim, Beginners vale muito a pena. Tomara que consiga vê-lo no Brasil.

Abraço

Mara Santos disse...

Acabei de assistir.
Um filme muito bonito.
É muito importante este olhar para o quanto baseamos nossas experiências pelas vidas que vimos passar diante de nossos olhos.

Vale a pena mesmo!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias