Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 9 de julho de 2011

2 filmes 1 post: Following & Pí, Nolan & Aronofsky

Hoje o post funciona para falar das estreias de dois diretores super cultuados na atualidade: Christopher Nolan e Darren Aronofsky, cujas famas iniciaram-se no mesmo ano, em 1998. Fica a dica, para quem ainda não conhece estes trabalhos.


Quem diria que ali seria apenas o pontapé inicial da carreira de alguém que hoje já possui no currículo filmes como Amnésia, Batman Begins e Batman - o Cavaleiro das Trevas, O Grande Truque e A Origem. Um dos poucos diretores contemporâneos a conseguir unir qualidade a grandes sucessos de bilheteria.

Aqui, seu protagonista é um sujeito obcecado em perseguir pessoas. Seu problema surge quando um de seus perseguidos percebe o fato e os dois estranhamente tornam-se parceiros... de assaltos a casas, especialidade do perseguido.

Desde o seu primeiro curta, Doodlebug, Nolan já explorava a questão da memória, mas aqui ele começou a dar os sinais dos traços que o marcaram no filme seguinte, Amnésia. A narrativa entrecortada, editada sem nenhuma linearidade, incita o espectador a montar toda a história, juntando cada pedacinho do vai-e-vem dos acontecimentos, até que todo o quebracabeça se complete no final.

O melhor é que ele acredita na inteligência do público e nem sequer dá pistas óbvias – pela fotografia ou pela maquiagem dos personagens – sobre o que é passado em cada tempo. Isto é algo difícil de assimilar nos primeiros minutos, mas depois se torna um jogo muito interessante.

A fotografia é outro aspecto bem trabalhado, d'um preto-e-branco pixelizado meio ficção-científica, que bem lembra a estreia de outro grande contemporâneo, Darren Aronofsky, que naquele mesmo ano mostrava ao mundo seu primogênito, .

Os custos de realização para esta interessante obra: US$ 6 mil, tendo lucrado oito vezes este número em bilheterias.




A estreia de Darren Aronofsky na direção de longas metragens não poderia ter sido melhor. Com ele já mostrava de cara a que veio.

Trata-se de uma mistura de thriller e ficção científica com doses dramáticas, sobre um matemático obcecado em desvendar um número que poderia ser a chave para desbloquear os padrões universais da natureza.

Filmado com um orçamento ínfimo de cerca de 60 mil dólares, rendeu mais de 3 milhões de dólares só nos EUA. O longa consegue intrigar dos pseudocults até aqueles que estejam apenas à procura de um thriller tenso do começo até o fim. Resultado de uma direção inteligente, uma montagem precisa, uma incrível fotografia preto-e-branca saturada, um roteiro enxuto e criativo e um elenco totalmente imerso em seu trabalho.

Uma pequena joia que marcou o início da carreira de um dos maiores cineastas em atividade, cuja assinatura já consta em filmes como Requiem Para um Sonho, O Lutador e Cisne Negro.

3 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Sou mais o Nolan...

Cumprimentos cinéfilos!

O Falcão Maltês

Merlyn disse...

o pi é de longe o melhor filme do Aronofsky e é o trabalho do de tcc dele

Fred Burle disse...

Merlyn, se levarmos em consideração a forma como feito o Pí, juntamente com sua qualidade final, daí concordo que seja seu melhor trabalho. Mas acho difícil fazer um ranking dele.

Abs

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias