Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

domingo, 12 de junho de 2011

Crítica: X-Men Primeira Classe

O "menos pior" dos cartazes

Segundo especialistas em bilheteria, o péssimo resultado qualitativo de “X-Men – Wolverine” fez com que o público ficasse com um pé atrás com este reinício de franquia e não comparecesse como deveria nos cinemas. O filme foi a pior estreia dos cinco longas dos mutantes, o que foi uma pena. A título de comparação, X3 estreou há cinco anos com cerca de 102 milhões de dólares em caixa, enquanto que este arrecadou apenas 55 milhões em seus primeiros dias.

O roteiro bem amarrado nos leva de volta às raízes dos mutantes, quando grupos deles se reuniram pela primeira vez. Professor Xavier e Magneto já são o centro das atenções, mas ainda trabalhavam juntos, muy amigos. Além desta relação, outras muitas também são mostradas, contando como se formou a dinâmica de equipes “do mal” e “do bem” que acompanhamos nos três primeiros longas.

A maior diferença deste para os outros filmes da franquia é que, ao invés de desenvolver apenas alguns protagonistas e ter o restante como apoio para a ação, este roteiro consegue equilibrar as atenções e desenvolver bem todos os seus personagens. Apenas alguns laços é que se reforçam rápido e inexplicado demais, como a relação da Mística com o Magneto. E enquanto a maior parte das sequências tem seu impacto, outras surgem como forçação de barra, como uma terrível cena em um bar mexicano na Argentina (!!), com clientes alemães dando uma de durões. Mas, no geral, é uma história cuidada nos pequenos detalhes e até tem uma surpresinha que vai arrancar gargalhadas do público.

Outro ponto positivo é o entrelaçamento do surrealismo dos mutantes com contextos históricos reais – no caso, a Segunda Guerra Mundial e a ameaça de uma Terceira, quando URSS e EUA quase declararam Guerra, numa tensão gerada pela descoberta de mísseis soviéticos em Cuba, apontados para os EUA, nos anos de 1960. Elementos documentais da chamada Crise dos Mísseis de Cuba permeiam o longa, reforçando a ideia da série de que os mutantes existem e estão entre nós.

O elenco é um dos trunfos, com destaque para James McAvoy (Desejo e Reparação), Michael Fassbender (Hunger) e Jennifer Lawrence (Inverno da Alma). Como nem tudo é perfeito, somos obrigados a aguentar mais uma péssima atuação de Kevin Bacon, que sabe-se lá como conseguiu um lugar ali.

A versão que o diretor Matthew Vaughn (Kick Ass) representa um novo fôlego para a série. Um empolgante recomeço que deixa vontade de assistir logo as próximas sequências, com os outros tantos mutantes que fazem parte do imaginário nerd mundo afora. Mas tomara que não hajam outros “recomeços”, porque aí ninguém aguenta.

Trailer:
(X-Men: First Class, EUA, 132 minutos, 2011)
Dir.: Matthew Vaughn
Com James McAvoy, Michael Fassbender, Jannifer Lawrence, Nicholas Hoult, Kevin Bacon
Nota 8,0


14 comentários:

paulo disse...

á critica ta forçando
eles nem le en HQ

Anônimo disse...

NUNCA vi critico falar uma coisa que preste!

Gostaria de ver um critico largar de ser bossal e produzir um UNICO filme descente.

Fred Burle disse...

Paulo, críticas escritas por quem leu os HQs e para quem os leu existem por aí aos montes. A minha é de quem não leu os quadrinhos para quem também não leu. É apenas uma visão. Para isto serve a crítica.

Anônimo, não vejo sentido em ler algo do qual não se goste. Ao invés de ler críticas "que não prestam", você poderia ler um livro, por exemplo. Ou comprar um livro de ortografia, para explicar melhor para a gente o que é "descente". Seria algo que desce?

Abraços

eliocristi disse...

"somos obrigados a aguentar mais uma péssima atuação de Kevin Bacon"... brincou né? falar que Kevin Bacon não é um bom ator, só pode estar de sacanagem!

Fred Burle disse...

Eliocristi, sacanagem é ter de engolir bacon quando se tem muitas outras opções melhores à mesa.

Boni disse...

Mas Fred... você já viu a atuação de Kevin Bacon em O Lenhador? Ele tá fantástico. E nesse filme ele não tá mal não. Mas o que interessa é que, por todos esse outros motivos aí, o filme é imperdível para quem lê e para quem nunca leu HQs.

Anônimo disse...

vi o filme hoje, eu gostei muito do filme. é ótimo, pelo menos mostra como tudo era antes e tals

Fred Burle disse...

Boni, eu vi O Lenhador e achei uma surpresa. O filme em si é bem mediano, mas foi a primeira boa atuação do Kevin Bacon. Pena que ficou só naquela. Mas vamos lá, eu não o acho o pior dos atores. Só acho que, com um orçamento e uma produção de prestígio como esta, eles poderiam ter escolhido alguém excelente para o papel e isso, definitivamente, não é o caso do Baconzitos.

Abraço!

Anônimo disse...

Achei muito própria a sua crítica...

Tem gente que acha que esquece que uma interpretação literal das HQs é anti-comercial...nem só de nerds se enchem os cinemas..

E do Kevin Bacon...ele é um pouco canastrão...mas como vilão ele se sai melhor...

Fred Burle disse...

Obrigado, Anônimo!

Heber Marques disse...

Gostei muito do filme no geral. A cena de abertura não deixou a desejar em comparação a do primeiro X-MEN.
Não tenho muito o que falar, o Fred disse tudo ai na crítica. Que por sinal, tá muito boa!

Uma pena a bilheteria não estar indo tão bem quanto esperado. Se bem que pra um filme sem 3D, até que não está indo tão ruim.

Fred Burle disse...

Heber, o 3D deixou de ser uma vantagem mais cedo do que se esperava. Este ano, quase todos os filmes que tiveram estreia em 2D e 3D tiveram a maior parte de sua bilheteria advinda da versão normal, ou seja, ou as pessoas já estão enjoando do formato ou estão pensando duas vezes antes de arriscar uma fortuna para ver algo em 3 dimensões.
Portanto, X-Men ser lançado somente em versão original nem é uma desvantagem tão grande. Mas se serve de consolo, a bilheteria internacional dele já é a segunda maior da franquia, só ficando atrás do The Last Stand.

Abs

Anônimo disse...

Só quero registrar que fui assistir ao filme com um grupo de amigos especialistas em cinema e que a nossa opiniao coincidiu, pois todos achamos o filme excelente, nao perfeito, pois nao acreditamos nessa possibilidade, mas excelente dentro do esperado, nao adiantando crítico mal-amado inventar moda para sujar a imagem do filme, mas é isso aí, quem nao tem competência pra fazer nem meio filme tem mais é que investir na propaganda do contra, né?coisa de quem nao sabe o que opinar.Paciência...

Anônimo disse...

Bar mexicano na Argentina, clientes alemaes dando uma de durões, só pode estar de sacanagem!!
Realmente existiu uma localidade na Argentina onde nazistas fugitivos se instalaram.
E digo mais , nessa época, Perón (presidente argentino) concedeu documentos para tornar legais milhares de nazistas que se regularizaram
Vai se informar !!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias