Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Crítica: Namorados para Sempre


Terminar um relacionamento não é fácil. Às vezes, começar também não. A verdade é que mantê-lo é que é o mais difícil. Ora com poesia ora sem poesia alguma, é com esta visão realista que o diretor Derek Ciafrance transpõe para a tela um dos amores mais comuns: aquele que é baseado na ocasião, quando nunca realmente existiu.

Dean (Ryan Gosling) e Cindy (Michelle Williams) não vivem o melhor dos momentos no casamento, mas fazem de tudo para esconder isso da filha. Ele faz de tudo para melhor a situação, mas ela, por algum motivo, não parece mais disposta a trilhar aquele caminho.

Por mais que o personagem de Ryan Gosling seja extremamente bonzinho e simpático, fica claro que existem motivos reais para a frustração da mulher. É com uma montagem sutil e de difícil leitura – para o espectador acostumado a linearidades – que o filme explicará, bem aos poucos, indo e vindo através dos anos, porquê o casamento não deu certo.

O primeiro quarto do longa é dedicado a construir a mise-en-scène de crise, deixando fértil o terreno para o que se segue. “Como confiar nos seus sentimentos, quando eles desaparecem?”, pergunta a filha. “Acho que você só poderá descobrir, se tiver o sentimento”, responde a avó. Naquele diálogo aparentemente solto no meio do filme reside a chave para a sua total compreensão.

Salvo raros momentos românticos encantadores – vide Cindy dançando na rua ao som do banjo de Dean – é no clima depressivo que o filme se baseia. É num quarto de motel, de decoração futurista, capenga e azulada que o diretor encontra o cenário perfeito para desenvolver o seu blue valentine.

Ryan Gosling ficou fora do Oscar, infelizmente, mas a justiça se fez pela indicação de Michelle. Sua Cindy soa misteriosa, é menina, vadia, mãe, enfermeira, frígida e fogosa. Tudo ao mesmo tempo. Defeituosa e qualitativa, é afinal, absolutamente humana.

A fervura ou frieza do casal não é fruto do acaso. É influenciado por circunstâncias, pessoas e desejos oprimidos. O que se passa hoje é resultado do que foi construído desde o passado. O longa nos joga na cara que, por estas e por outras, não podemos julgar as atitudes de cada um (por mais estranhas que pareçam no momento), sem sabermos exatamente o quê as levou a cometê-las.

Filme de baixíssimo orçamento (apenas 1 milhão de dólares), “Blue Valentine” é mais um indie que mostra que a força de uma obra está no seu roteiro e na paixão com que seus envolvidos a realizam. Com depressão e realismo, mostra que a música que embala o amor pode ser a mesma que embala o ódio e a mágoa.

Trailer:

(idem, EUA, 112 minutos, 2010)
Dir.: Derek Cianfrance
Com Michelle Williams, Ryan Gosling
Nota 8,0


9 comentários:

Tatiana Valença disse...

Estou há meses esperando o lançamento desse filme! Espero que pelo menos as minhas espectativas sejam alcançadas, pela sua crítica, creio que será um sucesso (pelo menos para mim).

Cristiano Contreiras disse...

Esse filme é muito denso, intenso mesmo, saí emocionado com o impacto dos dois em cena. Ao mesmo tempo que trás uma perspectiva um tanto negativista da relação amorosa contemporânea – serve-nos de alerta para a realidade.

Ótimo filme mesmo, quase, quase, uma pequena obra-prima. Sério mesmo.

E, ao meu ver, Ryan Gosling merecia não só a indicação ao Oscar, como poderia, num mundo mais justo, vencer no lugar do Colin Firth. E o filme merecia a indicação, no lugar do superestimado “Inverno da Alma”.

Abração!

Anônimo disse...

Esperava mais.Não sou muito fã do gênero romance mas não é tão bom como "Amor pra recordar" e "diário de uma paixão".

Anônimo disse...

paia

Fred Burle disse...

Tatiana, tomara que já tenha conseguido assistí-lo e que tenha gostado. Não é um filme fácil e o título nacional engana um monte.

Cris, como vai? Eu gosto quando o cinema mostra que a vida não é um mar de rosas, porque afinal de contas não o é mesmo. Acho que a indicação para o Ryan Gosling estaria de bom tamanho. E concordo que seria muito melhor ter este filme no lugar do Inverno da Alma.

Abraços

Anônimo disse...

Achei a intenção do filme interessante, mas me pareceu que ele não teve um "final". Parece-me que acabou de forma incompleta, sem um nó final.

Thany disse...

Pra mim o filme foi incrível, consegui vários piscos de emoção a cada cena. Odiei e amei as atitudes dos dois ao mesmo tempo...
É uma pena que o título brasileiro deixe parecer ser uma comédia romântica açucarada!
Parabéns pela crítica!

"Sua Cindy soa misteriosa, é menina, vadia, mãe, enfermeira, frígida e fogosa. Tudo ao mesmo tempo. Defeituosa e qualitativa, é afinal, absolutamente humana." Perfeito.

Anônimo disse...

As vezes, dizer a verdade magoa. A realidade é dura mas é viva. Com raras exceções o amor cresce com o tempo. No fundo, no fundo, os relacionamentos hj são assim inicio doce e final amargo. É dificil se ter maturidade suficiente para entender o ser amado, compreender, perdoar, entender. Ficamos esperando aquilo que nos torna feliz sendo que a felicidade é vestida de momentos e não de uma eternidade.

Fernando Borges disse...

Ao contrário do que alguns aqui disseram acerca do título nacional, penso o contrário e até considero melhor que o título Blue Valentine. "Namorados para Sempre" remete a uma ideia ingênua e idealizada de "felizes para sempre". Isso faz parte do núcleo do filme. A nostalgia dos momentos felizes e marcados pela paixão de outrora, no relacionamento, servindo como muleta para o casal. Esse antagonismo entre ideal e real acompanha as personagens durante todo o filme, então acho válido (embora possa parecer enganador) o título que foi dado.

Acredito também que se possa fazer um paralelo entre "Namorados para Sempre" e "500 Dias Com Ela". Pra mim a essência é a mesma e o que muda é o clima, a aura.

Abraço

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias