Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Crítica: Thor

Mais uma empreitada da Marvel Studios em direção a um conjunto filmográfico baseado em seus quadrinhos, Thor estreia com hype e a missão ingrata de ser mais um arrasa-quarteirão do estúdio, com expectativa semelhante à do sucesso Homem de Ferro. Além disso, é mais um projeto que aponta para o projeto-mor do estúdio, Os Vingadores – que terá seu caminho completamente aberto com a estreia de Capitão América, em julho próximo.

Thor é baseado nos quadrinhos que, por sua vez, são inspirados na mitologia nórdica dos asgardianos, seres imortais que foram confundidos com deuses. O personagem-título (Chris Hemsworth) é o “deus do trovão”, herdeiro do trono de Odin (Anthony Hopkins). Após demonstrar despreparo para ser rei e provocar uma guerra com os Gigantes do Gelo, o heroi possuidor do poderoso martelo Mjolnir é destituído de seus poderes pelo pai e exilado por ele na Terra, até que aprenda a ser humilde.

Mas a história não seria hollywoodiana se não tivesse o irmão traidor e a mocinha, certo? Por isso, temos como outros personagens centrais Loki (Tom Hiddleston) e Jane Foster (Natalie Portman).

Hemsworth emprega toda a força (em dedicação e músculos), arrogância, brutalidade e coragem para seu Thor, mas é vítima de uma necessidade inexplicável da fotografia em captá-lo exarcebadamente através de closes e cenas sem camisa, o que fazem dele apenas um objeto de histeria feminina (às vezes masculina), futura capa de revistinhas de adolescente.

Natalie Portman paga de mocinha apaixonada – apesar de carismática e linda como sempre – num papel que nem merecia tanto destaque quanto teve – assim como os seus companheiros terráqueos, um cientista desconfiável e uma amiga piadista sem a menor graça. Tom Hiddleston tem seus momentos de boa atuação, mas nem precisa de closes fotográficos para se queimar. Ele mesmo exagera nas caras e bocas.

Assim, sobra espaço para Anthony Hopkins esbanjar sobriedade e competência. Mas, apesar da má dosagem dosagem do elenco, é bom que se diga que eles pelo menos têm a vantagem de não transparecerem aquela sensação comum em filmes do gênero, de que o elenco não se leva a sério e está ali para fazer o pé-de-meia. Aqui, eles nunca parecem estar rindo de si mesmos por dentro.

Kenneth Branagh (da versão de Hamlet, de 1996) dirige o filme tomando cuidado com a mitologia que envolve a história, deixando Fúria de Titãs e Percy Jackson no chinelo, inclusive no quesito diversão. Os efeitos sonoros são um excepcionais e boa parte dos efeitos visuais são de babar – exceto aqueles que constroem a tal da “ponte de arcoiris” e os interiores exagerados do palácio de Odin. E nem precisava de efeitos 3D, que apesar de bons, não acrescentam nada ao filme.

A quantidade de ouro e um figurino tosco (como quase sempre acontece em filmes com deuses mitológicos) fazem de muitas cenas um grande Cavaleiros do Zodíaco, que só cedem espaço quando surge a Sociedade do Martelo, de integrantes apagadíssimos – dentre eles as versões mitológicas de Xena e Jackie Chan, segundo zomba o próprio roteiro.

Apesar de seus defeitos, Thor é um bom passatempo, recheado de ação e aparições anunciativas dos próximos projetos da Marvel – algo que os fãs de quadrinhos irão adorar – e abre caminho para boas sequências, além da participação do personagem em Os Vingadores, como evidencia a cena pós-créditos. 

Trailer:

(idem, EUA, 114 minutos, 2011)
Dir.: Kenneth Branagh
Com Chris Hemsworth, Anthony Hopkins e Natalie Portman
Nota 6,0

25 comentários:

Socially Awkward Guy disse...

"Mas a história não seria hollywoodiana se não tivesse o irmão traidor e a mocinha, certo? Por isso, temos como outros personagens centrais Loki"
Loki está na história mitológica original como personagem central, não é apenas pra ter o personagem do "irmao traidor" q ele ta ai, imagina se Loki tivesse um papel apagado?

Felipe Burle disse...

Fantástica crítica!
Ainda não vi o filme, mas volto aqui para comentá-lo.
Abração,
Felipe Burle

Fred Burle disse...

José, é óbvio que Loki teria de ser um personagem central, mas esta mania de latentear esta característica do personagem - de irmão invejoso - para se construir um vilão de fácil identificação me incomoda. Fora as caras-e-bocas do ator. Mas imagino que isto tenha sido instrução do Kenneth Branagh, que transforma tudo que faz no cinema numa peça de Shakespeare.

Felipe, muito obrigado! E não esqueça de comprar pipoca, para ter com o que se distrair nas cenas em que o filme afunda!

Abraços

cris disse...

Não tenho nada contra filmes de super heróis. Podem ser boa diversão, mas Thor além de tudo que vc citou cedeu ao politicamente correto ao escalar um negro para interpretar um deus nórdico.
Como sempre ótima crítica =D

Socially Awkward Guy disse...

isso mesmo cris, e o chines tbm, de onve veio? kkkk
Fred, primeira vez q vi um filme 3D e vi q nao valeu a pena... nao tem nenhuma cena voltada exclusivamente pro 3D
nem as cenas do "destruidor" soltando fogo contra o Thor nao fizeram voltada pro 3D... mas o filme foi bom, eu gostei bastante, ancioso pelos vingadores :D

Anônimo disse...

Mesmo recheado de defeitos, 'Thor' é uma grande diversão!

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Unknown disse...

vi esse findi o filme fred! gostei bastante! achei que o loki ficou quase perfeito. Considero uma boa adaptação, tão boa quanto homem de ferro! recomendo para quem quiser entender melhor a relação entre thor e loki ler (ou ver - saiu uma mini-serie em desenho animado) thor e loki - irmãos de sangue. abrs

Anônimo disse...

Um chines nada haver....tem gente que é burra mesmo...o filme é inspirado nos quadrinhos e Hogun é um dos tres guerreiros junto com Sif a tal xena que falaram.....leiam os quadrinhos antes de falarem BOSTA

Priscila disse...

Bom sou muito fã Thor e de todo Caos que o Loki é capaz de fazer, afinal ele não é nem bom nem ruim e é isso que o faz um personagem interessante.
Achei que isso foi bem colocado no filme.
Deixo avisado não assistam em 3d foi o meu maior arrependimento. De resto para mim foi um filme bom, os personagens foram maravilhosamente bem caracterizados com os quadrinhos. Fandral ficou perfeito!!!
Para quem curte ou não Marvel assistam para mim valeu a pena já estou louca para comprar o filme p/ minha coleção.

wagner disse...

Crítica tosca e baseada no clichê de que filme de ação não tem ator bom e só se baseia nos efeitos. É a eterna má-vontade com esse gênero de filmes, que aliás, foi razoavelmente fiel. Natural também a leve distorção da história para torná-la mais palatável ao grande público. O ator principal foi bem condizente com o papel: pose e jeito de fanfarrão. É o que está nos gibis. Agora dá licença: querer um poço de interpretação num filme desse e insinuar que quem participa é mercenário é no mínimo, ser crítico incompetente. Afinal, excelentes são os atores da novela da oito e os do teatro nacional , não?

André F. Abreu disse...

Critica interessante.

Para quem achou que o papel do Loki não teve impotância, sugiro ver o filme até o final e aguardar acabar os créditos. Assim como todos os últimos filmes da Marvel, sempre tem um spoiler no final dos créditos. Mas se nessa altura do campeonato tiver um Nerd fã de quadrinhos ou filmes de super-heróis que não saiba disso...

ROFDS disse...

O filme nao merece um oscar mas é muito bom, comparado com varios do Universo marvel foi o terceiro mais fiel, perdendo apenas para Homem de ferro e o incrivel Hulk.
Sou muito fã dos quadrinhos da marvel e do Thor.Gostei da atuaçao de todos, principalmente de Loki. Para atores desconhecidos da maioria, foram bem.
Nos quadrinhos Thor é daquele geito, só um pouco mais serio. Mas como fã gostei muito desse filme.

Allie disse...

Com relação aos proprios quadrinhos do Thor, o filme tem algumas falhas, mas no geral nao vou dizer que fiquei triste com o filme, fiquei até q bem satisfeita. Quanto a Xena, ela é personagem dos quadrinhos sim. Nao sei se vc acompanha as historias da marvel, mas ela é a deusa Sif. Ela nao apareceu no filme por nada :)

Anônimo disse...

Muito bom filme, mas com potencial p/mais, ou seja, mal explorado. A vertente dos asgardianos frequentemente é tratada como vikings bebados, e ignorantes, mas esse filme chegou perto de retratar um povo de cultura rica e avançada, como quando vemos Odim, um sábio soberano, e Thor, inteligente e instruido, como se vê num diálogo do filme em que Thor compara a dinstinção humana de tecnologia e magia com a mista visão asgardiana ao esplicar o cosmus, os nove reinos e a viagem através de buracos de minhoca (ponte arcoiris).

Vale ainda comentar uma aparição da qual eu não vi, ainda, qualquer comentário, quanto a um centinela da instalação SHIELD na cratera do Mjolnir, usando como armamento UM ARCO. Seria essa a primeira aparição do GAVIÃO ARQUEIRO, integrante do grupo VINGADORES?

Alexandre Dias disse...

1 - Os livros de Shakespeare também são cheios de traições, ardis e mocinhas, o que não o torna hollywoodiano.
2 - Como sempre acontece nas adaptações os roteiristas e diretores tomam certas liberdades, mas no caso de thor a profusão de etnias não é injustificada, visto que Asgard embora se componha de seres majoritariamente nórdicos ainda tenha como moradores alguns seres com semelhança ao seres dos outros 8 mundos.

Unknown disse...

que postagem ridicula... eu assisti o filme e nem lembrei dos cavaleiros dos zodiacos... o filme e otimo.. pra mim vcs so procuraram alguma coisa para criticar, nao achando nenhuma falaram das armaduras!!!

Pedro disse...

Resumindo...
Boa adaptação.
Efeitos Sonoros Bons.
Efeitos Visuais Bons.
Efeitos 3D dispensáveis, a única coisa que ficou em 3D foram as legendas...
Destaque de interpretação para Tom Hiddleston.
Estão sendo ótimos os preparativos para os Vingadores, só falta o Capitão representar, e dele a maior responsa como sendo o 1º Avenger!
\o/

PS: Quem falou que o filme tem muita ação deve estar de sacanagem, é mais romance que pancadaria.

Anônimo disse...

Para o Pedro!

O Capitão America nunca foi o 1º Vingador! ;)

Mas com certeza o que mais tem identificação com o grupo, impossivel não falar dos Vingadores sem ter o Capitao America como lider! ;)

Unknown disse...

para quem perguntou sobre o gavião arqueiro, sim ele aparece! o agente Coulson chama por "Barton" que é o nome do arqueiro (Clinton "Clint" Francis Barton)na cena em que thor tenta pegar o martelo invadindo o a base da shield.

Davi disse...

"dentre eles as versões mitológicas de Xena e Jackie Chan, segundo zomba o próprio roteiro."

Forçada de barra pesada camarada.
se vai elaborar uma crítica de uma adaptação de HQ, seria interessante ler primeiramente, não ?

Lucas disse...

O que achei paia é essa tosqueira racista de sempre ter uma pessoa negra no filme.. Como se fosse, "Todos brancos e uma cota pro negro."

Anônimo disse...

o 3D é melhor se vc assistir em uma sala Xtreme Digital do Cinemark

Fred Burle disse...

Cris, muito obrigado!

José, o 3D deste filme não é o 3D de "coisas jogadas no espectador", mas sim a profundidade de campo.
Eu curti, apesar de não ser o melhor do gênero. Espero que Os Vingadores supra as expectativas.

Kahlil, é bem por aí. Cheio de defeitos, mas uma boa diversão.

Leco, seus comentários nestes posts são sempre enriquecedores. Obrigado pelas dicas e esclarecimentos! Só acrescentando que o Arqueiro é interpretado pelo Jeremy Renner, que está filmando aqui em Berlim uma outra superprodução!

Priscila, pois é. Loki não é bom nem ruim, mas para o cinema ressaltaram somente o seu lado ruim, o fazendo de vilão gratuito. Eu não vi o lado bom dele sendo trabalhado no filme.

Wagner, acho que você leu a crítica errada. Em nenhum momento difo que o Hemsworth é ruim, pelo contrário. Ele só foi vítima da fotografia. Mas sim, o filme tem alguns atores coadjuvantes que são bem fraquinhos, especialmente no núcleo da Terra.
Quanto aos atores globais, não sei o que eles têm a ver com a conversa aqui...

André, os nerds já devem estar carecas de saber da cena pós-crédito, mas nunca é demais lembrar.

ROFDS - não acho Thor o melhor dos filmes de HQ, mas está longe de ser um dos piores. Para mim, ficou um pouquinho acima da média.

Allie, eu sei que ela não apareceu sem propósito. Só que a atriz é bem fraquinha e entrou muda e saiu calada...

Alexandre, é o contrário que acontece. E Kenneth Branagh é quem exagerou no tom shakesperiano do filme. Acho que funciona bem em peça de teatro e que é bem vindo na linguagem cinematográfica, quando usado com cautela.
Quanto às etnias, para mim, tanto faz. Só podiam ter dado algum função maior para a trupe. Mas vai ver a atuação deles foi tão ruim que só tiveram como aproveitar algumas cenas.

Pedro, Capitão América está vindo aí. Não espero muita coisa, mas se for divertido, já estará valendo.

Davi, quem os denominou como "Xena e Jackie Chan" não fui eu. Ou você perdeu esta parte do filme?

Lucas, se a maiorias dos personagens são nórdicos, porque deveriam haver mais negros no elenco? Não vejo o porquê da revolta.

Muito obrigado a todos pelos comentários.

Abraços

Silvano Vianna disse...

É melhor do que parecia nos Trailers.
Acho que foi até legal levando em consideração de o quanto é difícil fazer algo interessante com um herói que não tem desafios.

Cinema Detalhado:
http://cinemadetalhado.blogspot.com/

Fred Burle disse...

Silvano, coitado do Thor. O desafio dele era mostrar pro pai que ele conseguia reinar sem arrogância e etc! (risos)

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias