Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

segunda-feira, 14 de março de 2011

Crítica: Em Um Mundo Melhor

A explicação para Em Um Mundo Melhor ter levado os prêmios de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro e no Oscar é só uma: a necessidade norteamericana de encontrar filmes que sirvam de exemplo de conduta para seus filhotes carentes.

Neste caso, o exemplo de conduta é Anton, médico que trabalha em uma missão em um lugar qualquer da África, onde a população sofre com constantes abusos sexuais de uma facção criminosa contra as suas meninas. Pai de família, Anton alterna seu trabalho com a vida na Dinamarca, onde moram sua esposa e seus filhos. Um dos garotos (Elias) cria problemas na escola, depois que resolve revidar, com a ajuda e influência do novo amiguinho de classe (Christian), um bullying que sofrera.

Os dois garotos, retratados como vítimas da sociedade, têm seus atos justificados. Christian, coitado, sofre com a perda da mãe e por isso pode maltratar o pai, explodir carros e portar uma faca a ponto de cravá-la em alguém. Elias, tadinho, sente a ausência do pai e é isolado pelos coleguinhas da escola.

Cabe a Anton mostrar, tanto à comunidade africana quanto ao seu filho e o amigo deste, que violência só gera violência e que, se um dia lhe batem na cara, o mais nobre é oferecer o outro lado da face para o agressor. Muito comovente. Pelo menos para a diretora.

Se por um lado ela traça um perfil  mais que miserável da população africana, por outro exagera na dose e dá uma lição de moral contínua à burguesia dinamarquesa, frisando que só a educação e a família podem salvar a sociedade da brutalidade dominante. Em seu longa, iguala os problemas das duas sociedades de maneira cega e injusta. Coloca tudo num mesmo saco, como se a farinha fosse a mesma.  Poderia até estar bem intencionada, mas só demonstra arrogância.

Para além disso, generaliza o problema africano. O local onde se passam as cenas africanas é oculto. Para ela, isso não importa. No continente africano tudo é igual. O mundo dinamarquês é maior e precisa de nome.

Mas se tem algo que este longa tem de bom é a sua fotografia, limpíssima e com cores bem fortes, ressaltando tanto a beleza das savanas africanas quanto as pradarias dinamarquesas. Mas fotografia sozinha não leva Oscar de filme estrangeiro – que o diga A Fita Branca, de Michael Haneke.

O que Susanne Bier coloca aqui de forma bem direta e piegas na boca de seus personagens, Gus Van Sant colocou infinitamente melhor e com sagacidade nos gestos dos seus adolescentes em Elefante. Aquele sim entende que cinema não é feito para dar desculpas ou explicar as mazelas da humanidade. Em Um Mundo Melhor é filme para cientista social ver – e não necessariamente gostar.

Trailer:

(In a Better World, 113 minutos, Dinamarca/Suécia, 2010)
Dir.: Susanne Bier
Nota 3,0

3 comentários:

Anônimo disse...

Filme mais tosco da história!

Tiago Britto disse...

Gostei demais desse filme. Gostei das suas lições e Fotografia. Não vi todos os indicados a filme estrangeiro, mas acho que este está no perfil de vencedor.

Fred Burle disse...

Tiago, a intenção é boa, mas podia ser sutil. Coisas piegas e explícitas assim existem aos punhados. Mas fazer o quê: o perfil dos velhinhos da academia é este...

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias