Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sexta-feira, 25 de março de 2011

Crítica: Antes que o Mundo Acabe

Discípula de Jorge Furtado, Ana Luíza Azevedo trouxe para o seu primeiro longametragem como diretora todos os cacoetes que aprendera e/ou desenvolvera com aquele em O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara e uma pá de outros trabalhos como assistente de direção e corroteirista.

Já nos primeiros minutos de filme os vícios de linguagem ficam evidentes. A abertura à Ilha das Flores abusa da “narrativa babel”, utilizada pela enésima vez para mostrar que “uma evento leva a outro, mesmo do outro lado do mundo”. Tudo por meio de joguetes de palavras que já funcionaram muito mais. Por sorte, o truque tem sua “razão de ser” explicada mais adiante.

O filme é narrado por Maria, a meia-irmã (sapeca e cheia de graça) de oito anos do protagonista, Daniel, um jovem de quinze anos na crise da adolescência. Daniel sente-se deslocado em casa, onde vive também com a mãe e o padrasto. A escola era um lugar que parecia ser divertido, mas também se torna difícil de frequentar, depois de problemas com outros colegas e principalmente depois de descobrir que o melhor amigo está de paquera com a ex-ainda-atual-namoradinha.

Antes Que o Mundo Acabe lança mão do tema da adolescência e foi lançado no mesmo ano que outros dois parentes próximos, Os Famosos e os Duendes da Morte e As Melhores Coisas do Mundo. Assim, fica difícil não ligar um filme ao outro e fazer comparações. Num ranking, o longa de Ana Luíza Azevedo figuraria em último. Mas isso não quer dizer que seja ruim. Quer dizer que os outros é que são muito bons.

O principal ponto que faz este aqui não ter a mesma força que seus “concorrentes” é que aqueles possuiam um ótimo e bem preparado – e estudado – elenco. À parte o convincente protagonista (interpretado por Pedro Tergolina), o restante fica aquém da expectativa e não convence. Não existe aqui um bom elenco adulto e os jovens parecem desestimulados. Só têm a simpatia dos gaúchos e seus costumes e gírias.

O problema é que as atitudes não condizem com a realidade. Que jovem aceita imediatamente que seu melhor amigo namore sua recém ex-namorada, sem antes ter o menor ato de agressividade ou revolta? Que jovem vê um ladrão virando a esquina levando sua bicicleta e simplesmente vira as costas e vai para casa, sem antes gritar ou xingar? Difícil. E não são só estas as cenas desprovidas de emoção.

Em sua parte técnica, o filme é todo bem acabado. A edição, com ótimas aplicações de colagem, é um diferencial.

Para uma estreia no comando, Ana Luíza saiu-se bem e entregou um filme bonitinho. Só faltou se livrar da marca dos seus “padrinhos”, mostrar personalidade e um pouco mais de pulso firme. 

Trailer:

(idem, Brasil, 100 minutos, 2009)
Dir.: Ana Luíza Azevedo
Nota 6,5

2 comentários:

Raissa Iumatti disse...

Fred, venho acompanhando teu blog a um tempo, adoro suas críticas e ficou louca pra assistir aos filmes aqui publicado. O problema é que em Recife muitos dos filmes não são exibidos nos cinemas...
Gostaria de saber se você tem algum site pra baixar filmes, principalmente os brasileiros que são os mais difíceis de ser encontrados.
Abraço!!!

Fred Burle disse...

Raissa, no www.netmovies.com dá para alugar e assistir um monte de filmes online. Você pode fazer uma assinatura por R$ 9,90/mês e ver quantos filmes quiser. É uma maneira barata e legal de se ver filmes na net. Espero que encontre a maior parte dos filmes por lá ou que possa vê-los nos cinemas de Recife ou nas locadoras tradicionais.
Abraço e muito obrigado pelos elogios!

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias