Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tomboy abre a Mostra Panorama em Berlim

A procura acima de qualquer expectativas por ingressos de do francês “Tomboy”, filme que abriu nesta quinta-feira a Mostra Panorama do Festival de Berlim (a mesma que exibirá Tropa de Elite 2), fez com que os organizadores rapidamente se organizassem e promovessem não só duas, como três sessões simultâneas, a fim de que ninguém ficasse de fora.

Com todo o aglomeramento e a apreensão pela incerteza do público de entrar para as salas, as sessões começaram com atraso, mas aqueles que persistiram parecem ter saído satisfeitos.

Tomboy é a denominação dada para meninas que se gostam de agir como meninos. No filme da diretora Céline Sciamma, Laure é uma menina de dez anos, que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai. Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael. Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por “Mikael”, mas as férias estão para acabar e como Laure fará para manter seu segredo?

A problemática bem costurada é construída por cada uma das cenas que, como a própria diretora explicou ao término da sessão, são longas justamente para que ela pudesse ir fundo em cada uma das cenas e nada ficasse sem sentido. Tudo tem um porquê e em momento algum cai-se no lugar-comum ou no drama pesado.

O comportamento de Laure é muito explorado. Ela gosta de se vestir e brincar como meninos, mas também não acha ruim quando a amiga a maqueia ou quando a irmã mais nova, Jeanne pede para que ela toque teclado para poder ela (Jeanne) poder dançar balé.

Nesta relação com a irmã mais nova reside o sentimento mais puro e lindo que o filme poderia transmitir. Além de serem cúmplices, a mais nova tem um leque de tiradas infantis infindável e deixa o sorriso constantemente no sorriso do público. Um achado - assim como a protagonista atriz Zoé Heran - chamado Malonn Lévana. Mas a relação de Laure com a irmã é muito clara: a mais velha protege a mais nova como se fosse um menino – partindo para a briga com os amiguinhos, se necessário – assim como a mais nova tem verdadeira idolatria pela mais velha. Só os pais é que parecem não enxergar aquilo.

Muito próximo do argentino “El Último Verano de la Boyita (ainda inédito no Brasil), “Tomboy” é cativante e trata com leveza de um assunto muito sério. Faz pensar, sem precisar fazer sofrer. Apesar de ter um final talvez excessivamente aberto – algo que Céline confirmou ter sido pensado para tal –, não deixa a impressão de obra incompleta.

Berlim já tem um forte candidato aos prêmios do público e ao Teddy Awards (dirigido somente a filmes com temática GLBT). É um filme a ser batido.

Como a cartela do título já indica ao início do filme, Tomboy é azul, é vermelho e é azul e vermelho ao mesmo tempo. Afinal, qual o problema nisso?

Tomboy
(idem, França, 84 minutos, 2011)
Dir.: Céline Sciamma
Com Zoé Heran, Malonn Lévana, Jeanne Disson
Nota 9,0

0 comentários:

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias