Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Festival de Berlim consagra iraniano "Nader and Simin"

Foto: Getty Images
Como previsto e desejado pela maioria daqueles que acompanharam toda a competição do 61º Festival de Berlim, o filme iraniano “Nader and Simin – a Separation”, de Ashgar Farhadi (Procurando Elly) levou o Urso de Ouro na cerimônia de premiação, que aconteceu neste sábado, às 19 horas, no luxuoso Berlinale Palast.

Os atores - em conjunto - e as atrizes - também em conjunto - do longa levaram os ursos de prata em suas respectivas categorias. Nada mais justo com um elenco que se mostrou brilhante em cena e comoveu a todos. O filme trata de um casal em processo de separação. Ao sair de casa, a mulher obriga o homem a contratar uma empregada para cuidar do seu pai doente. Uma série de acontecimentos elipsados submetem ambas as famílias – a do homem e da empregada – numa rede de mentiras e acusações.

Como também era esperado, o Urso de Prata de Melhor Filme foi para o húngaro “The Turin Horse”, do diretor Béla Tarr. Verdade seja dita, apesar de ser arrastadíssimo, o longa é uma bela obra e mereceu levar o “segundo lugar”, ainda mais numa edição do festival em que os melhores filmes estavam fora de competição.

As surpresas ficaram por conta do prêmio de melhor direção para o alemão Ulrich Kölner, pelo controverso “Schlafkrankenheit” (Sleeping Sickness). O mexicano “El Premio” levou os Ursos de Melhor Fotografia (por Wojciech Staron) e Melhor Desenho de Produção (por Barbara Enriquez). O Urso de Melhor Roteiro foi para o albanês “The Forgiveness of Blood” (por Joshua Marston e Andamion Murataj). Por fim, o prêmio Alfred Bauer, concedido ao filme de maior inovação, ficou com o alemão “Wer wenn nicht wir” (If Not Us, Who?).

Outros prêmios também foram conferidos, voltados para filmes de diretores estreantes e para curtas metragens. Veja abaixo a lista completa:

Urso de Ouro
"Nader and Simin, A Separation", de Asghar Farhadi

Urso de Prata - Grande Prêmio do Júri
"The Turin Horse", de Béla Tarr

Urso de Prata para melhor diretor
Ulrich Kohler ("Sleeping Sickness")

Prêmio Alfred Bauer, concedido a um trabalho inovador
"If Not Us, Who", de Andres Veil

Urso de Prata para melhor ator
Peyman Moadi, Babak Karimi e Ali Asghar receberam pelo elenco masculino de "Nader and Simin, A Separation")

Urso de Prata para melhor atriz
Sareh Bayat e Sarina Farhadi receberam o prêmio pelo elenco feminino de "Nader and Simin, A Separation"

Urso de Prata para melhor roteiro
Joshua Marston e Andamion Murataj ("Forgiveness of Blood)

Urso de Prata para excepcional contribuição artística - ex-aequo
Na categoria câmera: Wojciech Staron ("El Premio")
Na categoria direção de arte: Barbara Enriquez ("El Premio")
Filmes estreantes da seleção oficial

Prêmio de melhor fime estreante
"On The Ice", de Andrew Okpeaha MacLean

Menção especial para filme estreante
"The Guard", de Johnn Michael McDonagh
"The Fatherless", de Marie Kreutzer
Curtas-metragens

Urso de Ouro
"Nightfishing", de Park-Chan-wook e Park Chan-kyong

Urso de Prata - Prêmio do Júri
"Broken Night", de Yang Hyo-joo

Menção especial
"Questions to My Father", de Konrad Mühe


1 comentários:

Unknown disse...

Caros Amigos,

Parabéns pela excelente qualidade do blog

Sou responsável pela Rede Cineplaneta, gostaria de ser parceiro.

abs
Paulo ARaujo - Cineplaneta.blogspot.com

Postar um comentário

Concordou com o que leu? Não concordou?
Comente! Importante: comentários ofensivos ou com palavras de baixo calão serão devidamente excluídos; e comentários anônimos serão lidos, talvez publicados, mas dificilmente respondidos.

 
Linkbão Oi Torpedo Click Jogos Online Rastreamento Correios Mundo Oi oitorpedo.com.br mundo oi torpedos mundo oi.com.br oi.com.br torpedo-online Tv Online torrent Resultado Dupla Sena Resultado Loteria Federal Resultado Loteca Resultado Lotofacil Resultado Lotogol Resultado Lotomania Resultado Mega-sena Resultado Quina Resultado Timemania baixa-facil Link-facil Resultado Loterias